Volume de vendas do comércio varejista goiano cresceu 5,4% em fevereiro. Setor de móveis e eletrodomésticos foi o destaque


No
mês de fevereiro/2007 o comércio varejista goiano registrou taxa de
crescimento de 5,4% no volume de vendas e 5,7% na receita nominal, abaixo da média
nacional, cujas taxas foram de 9,4% e 9,5% respectivamente. A variação
considerando o mês anterior com ajuste sazonal foi de –5,9% no volume de
vendas e –3,4% na receita nominal. Para o comércio varejista ampliado, que
considera a venda de veículos, motores partes e peças bem como material de
construção, o crescimento no volume de vendas foi superior, registrando elevação
de 11,8% e na receita nominal de 11,3%. O desempenho positivo do comércio
continua refletindo o aumento do poder de compra da população decorrente
basicamente do aumento da massa de salários da economia.

O item de
maior destaque no comércio varejista goiano foi o setor de móveis e eletrodomésticos,
que apresentou crescimento em relação ao mesmo período de 17,7% no volume e
17,2% na receita nominal. Este segmento é influenciado pela renda, pela
facilidade de acesso ao crédito e pelo câmbio, que pressiona para baixo os preços
dos produtos importados.

O
segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico também apresentou
resultados positivos, 11,0% no volume de vendas e 14,6% na receita nominal,
sendo influenciado pela melhoria do poder de compra da população, uma vez que
é sensível à variação da renda.

Por
outro lado os segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática
e comunicação e tecidos, vestuários e calçados recuaram tanto no volume de
vendas, quanto na receita nominal.

Considerando
os itens do comércio varejista ampliado, o segmento veículos, motores, partes
e peças continuam liderando entre os itens pesquisados, com crescimento no
volume de 23,8% e na receita nominal de 20,5%, resultados influenciados pela
renda disponível e pelo acesso ao crédito, devido às boas perspectivas do cenário
econômico. O segmento material de construção apresentou crescimento no volume
de 1,6% e na receita nominal de 6,6%. 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista  – fevereiro de  2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Fev

No
ano

Fev

No
ano

Combustíveis e
Lubrificantes

5,5

3,9

2,1

-3,0

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

6,9

5,9

1,9

6,9

– Hipermercados e
Supermercados

8,5

6,8

2,0

7,0

Tecidos, vestuários
e calçados

3,6

5,1

-7,1

2,6

Móveis e eletrodomésticos

19,1

21,8

17,7

20,5

Artigos farmacêuticos,
médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

5,7

5,3

4,1

1,8

Livros, jornais,
revistas e papelaria

1,6

4,2

4,9

4,1

Equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação

22,8

17,6

-11,7

-1,7

Outros artigos de
uso pessoal e doméstico

25,1

20,4

11,0

7,2

Comércio
varejista geral

9,4

8,9

5,4

8,2

Veículos, motores,
partes e peças

19,5

16,7

23,9

20,7

Material de construção

3,9

6,1

1,6

7,2

Comércio
varejista ampliado  geral

11,9

11,0

11,8

12,4

Fonte: IBGE,
Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

  

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
– fevereiro de  2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Fev

No
ano

Fev

No
ano

Combustíveis e
Lubrificantes

2,8

2,6

-2,3

-8,9

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

9,2

7,5

3,3

7,4

– Hipermercados e
Supermercados

10,8

8,4

3,3

7,4

Tecidos, vestuários
e calçados

8,0

9,6

-2,1

7,8

Móveis e eletrodomésticos

13,8

16,4

17,2

19,0

Artigos farmacêuticos,
médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

10,2

9,9

7,5

5,0

Livros, jornais,
revistas e papelaria

3,6

6,2

11,0

10,3

Equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação

6,7

3,1

-20,8

-12,0

Outros artigos de
uso pessoal e doméstico

20,3

16,2

14,6

11,2

Comércio
varejista  geral

9,5

8,9

5,7

7,4

Veículos, motores,
partes e peças

16,4

13,9

20,5

20,7

Material de construção

7,3

9,6

6,6

7,2

Comércio
varejista ampliado geral

11,4

10,4

11,3

12,4

Fonte: IBGE,
Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcelo Cardoso da Silva

Marcos Fernando Arriel

Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

 

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