Volume de vendas do comércio varejista goiano cresceu 10,7% em janeiro/07. Principal destaque: setor de supermercados e hipermercados.


 

O comércio varejista em Goiás,
acompanhando os resultados nacionais, apresentou um ótimo desempenho em
janeiro, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O crescimento no volume
de vendas foi de 10,7% e na receita nominal 8,93%. O crescimento considerando o
mês anterior com ajuste sazonal, foi de 2,8% no volume de vendas e 1,8% na
receita nominal. Para o comércio varejista ampliado, que considera a venda de
veículos, motores partes e peças bem como material de construção, o
crescimento no volume de vendas foi de 15,1% e na receita nominal de 13,3%.
Estes dados são decorrentes principalmente dos segmentos influenciados pelo nível
de emprego e da renda disponível.

O principal
destaque no comércio varejista goiano foi o setor de supermercados e
hipermercados, que apresentou um crescimento em relação ao mesmo período de
12,2% no volume e 11,7% na receita nominal. Este segmento é influenciado pela
renda e pelo nível de emprego, e vem apresentando resultados consistentes em
todos os períodos.

O segmento móveis
e eletrodomésticos continua sendo influenciado pelas condições propícias de
crédito ao consumidor e pelo câmbio que pressiona para baixo o preço dos
produtos importados e através do acirramento da concorrência dos importados
também pressiona para baixo o preço dos similares nacionais. Tal fato impactou
no volume de vendas (22,5%) e na receita nominal (20,3%) Outro segmento sensível
à renda e que apresentou resultado positivo foi o de tecidos, vestuários e calçados
que apresentou um crescimento no volume de vendas de 12,1% e na receita nominal
de 17,4%.

O segmento
equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
influenciado pelo câmbio e pelo credito, apresentou um crescimento no volume de
vendas de 12,1%, porém, devido à redução dos preços dos mesmos, uma redução
na receita nominal de -0,1%.

O segmento
que continua destoando fortemente dos indicadores do varejo é o de combustíveis
e lubrificantes que apresentou uma queda no volume de -7,3% e na receita nominal
de -14,4%, enquanto nacionalmente os valores foram positivos em 2,5% e 2,3%
respectivamente.

Considerando
os itens do comércio varejista ampliado, observa-se um forte crescimento do
segmento veículos, motores, partes e peças com um crescimento no volume de
14,3% e na receita nominal  de
20,8%, dados influenciados pela renda disponível e pelo crédito. O segmento
material de construção, influenciado por pequenas obras, apresentou um
crescimento no volume de 3,3% e na receita nominal de 7,8%

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista  – janeiro de  2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Jan.

No
ano

Jan.

No
ano

Combustíveis e
Lubrificantes

2,5

2,5

-7,3

-7,3

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

4,9

4,9

12,0

12,0

– Hipermercados e
Supermercados

5,2

5,2

12,2

12,2

Tecidos, vestuários e
calçados

6,5

6,5

12,1

12,1

Móveis e eletrodomésticos

24,1

24,1

22,5

22,5

Artigos farmacêuticos,
médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

4,9

4,9

-0,4

-0,4

Livros, jornais,
revistas e papelaria

6,7

6,7

3,5

3,5

Equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação

13,1

13,1

12,1

12,1

Outros artigos de uso
pessoal e doméstico

16,4

16,4

4,3

4,3

Comércio varejista
geral

8,5

8,5

10,7

10,7

Veículos, motores,
partes e peças

14,3

14,3

24,3

24,3

Material de construção

8,0

8,0

3,3

3,3

Comércio varejista
ampliado  geral

10,2

10,2

15,1

15,1

Fonte: IBGE, Diretoria
de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
– janeiro de  2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Jan.

No
ano

Jan.

No
ano

Combustíveis e
Lubrificantes

2,3

2,3

-14,4

-14,4

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,8

5,8

11,5

11,5

– Hipermercados e
Supermercados

6,1

6,1

11,7

11,7

Tecidos, vestuários e
calçados

11,1

11,1

17,4

17,4

Móveis e eletrodomésticos

18,7

18,7

20,3

20,3

Artigos farmacêuticos,
médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

9,6

9,6

2,8

2,8

Livros, jornais,
revistas e papelaria

8,7

8,7

9,7

9,7

Equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação

0,0

0,0

-0,1

-0,1

Outros artigos de uso
pessoal e doméstico

12,8

12,8

8,4

8,4

Comércio varejista 
geral

8,3

8,3

8,9

8,9

Veículos, motores,
partes e peças

11,7

11,7

20,8

20,8

Material de construção

11,5

11,5

7,8

7,8

Comércio varejista
ampliado geral

9,6

9,6

13,3

13,3

Fonte: IBGE, Diretoria
de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

Equipe
de Conjuntura da Seplan:

Dinamar
Ferreira Marques

Marcelo
Cardoso da Silva

Marcos
Fernando Arriel

Maria
de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo