Vendas no comércio varejista cresce 3% em julho.
As vendas do comércio varejista goiano expandiram 3% em julho de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os destaques positivos foram “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” com crescimento de 44,67% e “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” que apresentou crescimento de 20,19%. O destaque negativo foi “combustíveis e lubrificantes” com queda de 10,46%.
Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas (gráficos abaixo), percebe-se que houve desaceleração do crescimento a partir do 2º semestre de 2008 até o 1º trimestre de 2009, porém a tendência de queda do volume de vendas parece ter se estabilizado em março apresentando uma recuperação das vendas no comércio quando se percebe a melhora do indicador. Na média, o últimos 3 meses apresenta crescimento de 2,3%.
Na média móvel de 12 (doze) meses, as vendas ainda apontam para um esfriamento do comércio puxado pela situação conjuntural desde outubro/2008 com o índice apresentando uma queda no crescimento. A média móvel de 12 meses do mês de julho apresentou um crescimento de 3,7%, crescimento bem inferior quando comparado a média móvel deste mês no ano de 2008, em que este índice apresentou um crescimento de 9,4%.
A receita nominal de vendas cresceu 6,8% em julho em comparação ao mesmo mês do ano anterior, sendo que as atividades que mais se destacaram foram “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com alta de 24,35%, “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação”, com crescimento de 40,94% e “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” com aumento de 26,11% na sua receita nominal. “Combustíveis e lubrificantes” apresentou o segundo mês consecutivo de queda com 2,66% em junho e 0,85%
Na média móvel de 3 meses, a receita de vendas apresentou recuperação na série a partir de março acompanhando o comportamento das vendas, mas o crescimento volta a diminuir nos meses de junho e julho. A média móvel de 12 meses apresentou queda no crescimento desde o final de 2008.
O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou recuo 2,91% para o volume de vendas. Para a receita o decréscimo foi de 3,86%. Para “Veículos, motocicletas, partes e peças” a queda foi de 13,81% e o setor de “Materiais de construção” a queda foi de 5,94%.
Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista – julho de 2009 |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
jul* |
No ano |
jul* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
5,93 |
4,65 |
3,00 |
2,08 |
Combustíveis e Lubrificantes |
-4,15 |
1,22 |
-10,46 |
-2,30 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
10,08 |
7,27 |
9,13 |
4,58 |
Hipermercados e Supermercados |
9,95 |
7,06 |
9,04 |
4,45 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-2,09 |
-6,17 |
-4,20 |
-2,92 |
Móveis e eletrodomésticos |
0,46 |
-1,92 |
-1,50 |
-3,50 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
13,44 |
12,02 |
14,86 |
11,72 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
12,10 |
8,98 |
1,74 |
-1,19 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
9,57 |
15,55 |
44,67 |
0,67 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
7,86 |
9,26 |
20,19 |
28,31 |
Comércio varejista ampliado geral |
0,87 |
3,44 |
-2,91 |
0,91 |
Veículos, motores, partes e peças |
-4,89 |
3,69 |
-7,07 |
1,74 |
Material de construção |
-12,52 |
-10,25 |
-13,56 |
-13,88 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
|
|
|
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – julho de 2009 |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
jul* |
No ano |
jul* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
9,38 |
9,83 |
6,85 |
7,29 |
Combustíveis e Lubrificantes |
-3,86 |
2,16 |
-0,85 |
4,66 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
13,11 |
13,98 |
11,79 |
11,27 |
Hipermercados e Supermercados |
12,95 |
13,72 |
11,73 |
11,11 |
Tecidos, vestuários e calçados |
4,93 |
0,81 |
1,82 |
3,58 |
Móveis e eletrodomésticos |
-0,05 |
-2,02 |
-2,79 |
-3,28 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
20,40 |
18,40 |
24,35 |
19,04 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
17,84 |
12,80 |
6,95 |
2,88 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
5,54 |
8,75 |
40,94 |
-5,47 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
18,07 |
18,97 |
26,11 |
34,76 |
Comércio varejista ampliado geral |
0,98 |
5,12 |
-3,86 |
1,11 |
Veículos, motores, partes e peças |
-11,72 |
-2,26 |
-13,81 |
-4,40 |
Material de construção |
-3,69 |
1,13 |
-5,94 |
-3,60 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
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Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Equipe de Conjuntura da Seplan:
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Rafael Marques de Camargos
Daniela Vieira de Oliveira
Eduiges Romanatto