Vendas de Veículos e Motocicletas lideram as vendas no comércio varejista goiano (31,6%)
Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o mês de abril, o comércio varejista apresentou recuo de 0,7% em volume de vendas, em relação a abril de 2012, no acumulado do ano registrou taxa de 2,9%. Em termos de receita nominal de vendas verificou-se aumento de 6,9%, no acumulado no ano, janeiro a abril, atingiu 9,5%, sempre, na comparação com mesmo período de 2012. O comércio varejista ampliado (que abrange o segmento de construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças) apresentou taxa positiva de 13,0% para o volume de vendas e 16,7% para a receita nominal, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
fev/13 |
mar/12 |
abr/13 |
fev/13 |
mar/12 |
abr/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
-0,3 |
4,5 |
1,6 |
3,0 |
6,4 |
0,3 |
4,9 |
-0,7 |
2,9 |
6,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-1,0 |
3,5 |
8,3 |
5,0 |
7,3 |
-1,3 |
10,8 |
10,5 |
6,4 |
5,5 |
|
Hipermercados, supermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo |
-2,1 |
4,1 |
-5,4 |
0,0 |
5,3 |
-4,9 |
1,4 |
-10,8 |
-3,6 |
2,8 |
|
Hipermercados e supermercados |
-2,2 |
4,4 |
-5,6 |
0,0 |
5,6 |
-5,0 |
1,3 |
-10,6 |
-3,6 |
3,3 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
0,5 |
5,8 |
10,2 |
5,6 |
4,9 |
5,7 |
10,5 |
16,6 |
11,3 |
7,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-1,0 |
-0,8 |
9,2 |
3,3 |
8,4 |
3,3 |
2,7 |
6,8 |
6,0 |
11,7 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
6,8 |
4,8 |
14,9 |
9,2 |
9,9 |
15,8 |
5,8 |
19,2 |
15,4 |
15,8 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
6,3 |
2,4 |
12,7 |
6,5 |
6,6 |
55,1 |
36,6 |
18,6 |
42,7 |
67,5 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
5,2 |
-2,0 |
5,1 |
4,0 |
0,2 |
3,2 |
-14,7 |
-12,8 |
-5,9 |
-1,5 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
5,5 |
15,4 |
7,0 |
10,7 |
10,2 |
13,7 |
29,5 |
-7,3 |
14,9 |
17,3 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
1,2 |
3,1 |
9,1 |
5,1 |
7,7 |
5,7 |
9,4 |
13,0 |
9,8 |
10,4 |
|
Veículos/motocicletas/partes/peças |
3,2 |
1,4 |
22,4 |
8,5 |
10,1 |
11,7 |
17,6 |
31,6 |
18,8 |
14,5 |
|
Material de construção |
4,4 |
0,0 |
16,2 |
7,8 |
6,4 |
8,1 |
-0,4 |
13,2 |
8,4 |
10,0 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013. |
Em abril de 2013, o Comércio Varejista do País registrou taxas de variação de 1,6% no volume de vendas e de 10,4% na receita nominal. No acumulado do ano cresceu 3,0% em volume de vendas e 11,1% na receita. Na comparação regional em volume de vendas, os melhores resultados ocorreram nos estados de: Roraima (15,6%), Paraíba (13,7%), Mato Grosso do Sul (13,2%), Rio Grande do Norte (11,6%) e Tocantins (10,2%). O resultado do comércio varejista do País foi bastante favorável, pois, entre as 27 unidades da Federação pesquisadas, apenas quatro apresentaram variação negativa, conforme Gráfico 1.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
fev/13 |
mar/12 |
abr/13 |
fev/13 |
mar/12 |
abr/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
7,6 |
13,6 |
10,4 |
11,1 |
11,9 |
6,8 |
12,8 |
6,9 |
9,5 |
11,2 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
4,4 |
8,9 |
13,5 |
9,3 |
7,4 |
1,2 |
13,0 |
14,4 |
7,6 |
1,2 |
|
Hipermercados, supermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo |
9,3 |
17,3 |
7,0 |
11,9 |
14,7 |
5,6 |
14,1 |
0,3 |
7,2 |
11,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
8,9 |
17,2 |
6,3 |
11,5 |
14,7 |
5,1 |
13,6 |
0,3 |
6,8 |
11,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
5,3 |
11,5 |
16,1 |
10,9 |
8,0 |
11,3 |
16,8 |
22,3 |
17,1 |
10,8 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-0,8 |
0,4 |
12,3 |
4,2 |
6,5 |
5,0 |
5,7 |
11,5 |
8,4 |
12,6 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,3 |
9,0 |
21,0 |
14,3 |
13,2 |
18,7 |
8,2 |
23,7 |
18,8 |
17,6 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
10,9 |
7,2 |
18,4 |
11,3 |
9,2 |
61,2 |
41,8 |
23,8 |
48,4 |
72,4 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
2,9 |
-3,8 |
3,9 |
1,6 |
-3,7 |
2,3 |
-15,1 |
-8,5 |
-5,7 |
-4,4 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
11,1 |
21,8 |
13,1 |
16,5 |
14,0 |
19,7 |
36,6 |
-2,0 |
20,9 |
21,4 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
5,5 |
8,2 |
14,1 |
9,5 |
10,0 |
8,4 |
13,1 |
16,7 |
12,6 |
11,2 |
|
Veículos/motocicletas/partes/peças |
0,7 |
-0,4 |
20,3 |
6,1 |
6,6 |
9,6 |
16,2 |
29,8 |
16,5 |
10,0 |
|
Material de construção |
6,9 |
2,9 |
19,8 |
10,6 |
8,7 |