Vendas de produtos farmacêuticos, médicos e de perfumaria lidera as vendas do comércio goiano
Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram para o Estado de Goiás no mês de setembro crescimento, tanto em termos de volume quanto em receita. O ganho em volume de vendas foi de 6,3% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, 8,2% no acumulado do ano e 9,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Para a receita nominal de vendas, na comparação na mesma ordem, apresentaram taxas de variação de 11,0%, 13,0% e de 13,8%, respectivamente.
O Comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção obteve adição de 6,0% em volume no mês de setembro de 2011, ante o mesmo mês do ano anterior, acumulou no ano taxa positiva de 10,3% e em 12 meses 12,9%. Referindo-se a receita nominal de vendas, o mês de setembro apresentou um resultado de 8,5%, superior ao apresentado em setembro de 2010, no ano acumulou 12,4% e em 12 meses 15,0%.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2011 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jul/11 |
ago/11 |
set/11 |
jul/11 |
ago/11 |
set/11 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
7,1 |
6,3 |
5,3 |
7,0 |
7,7 |
6,5 |
8,8 |
6,3 |
8,2 |
9,2 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
0,7 |
1,7 |
-1,2 |
2,0 |
3,0 |
-11,8 |
-7,0 |
-8,6 |
-2,3 |
-0,4 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
4,6 |
3,9 |
3,5 |
3,9 |
4,5 |
8,3 |
10,1 |
8,9 |
7,9 |
7,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
4,6 |
3,9 |
3,6 |
3,9 |
4,4 |
8,5 |
10,3 |
9,4 |
8,2 |
7,6 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
1,4 |
0,8 |
0,6 |
5,3 |
6,7 |
8,6 |
6,8 |
6,5 |
10,8 |
11,6 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
21,1 |
16,9 |
16,5 |
17,9 |
17,9 |
8,2 |
11,9 |
7,2 |
8,8 |
11,0 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
10,4 |
9,5 |
10,6 |
10,5 |
10,9 |
18,3 |
15,8 |
13,1 |
18,7 |
21,0 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
6,8 |
5,2 |
0,6 |
7,3 |
10,6 |
22,5 |
15,9 |
15,9 |
16,1 |
11,1 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
16,2 |
26,3 |
7,7 |
15,2 |
16,6 |
-34,9 |
-17,9 |
-34,5 |
3,1 |
7,0 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
2,9 |
1,7 |
-0,1 |
4,7 |
6,4 |
1,5 |
3,9 |
0,2 |
8,2 |
10,1 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
7,2 |
5,4 |
4,8 |
8,0 |
9,6 |
5,3 |
9,7 |
6,0 |
10,3 |
12,9 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
7,5 |
3,7 |
3,6 |
9,5 |
12,9 |
3,8 |
9,9 |
5,2 |
12,4 |
17,0 |
|
Material de construção |
6,4 |
6,6 |
6,5 |
10,3 |
11,1 |
8,4 |
16,0 |
9,7 |
9,5 |
10,2 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
O gráfico 1 permite visualizar a média móvel de três meses para volume de vendas, possibilitando a observação da oscilação que vem ocorrendo desde maio/11, com crescimentos e quedas sucessivas mês a mês. A média móvel de 12 meses apresentou escala decrescente, no acumulado de 12 meses continuou refletindo tendência de queda.
O gráfico 2 apresenta comportamento semelhante ao gráfico 1 para a média móvel de três meses, demonstrando ganhos e perdas sucessivas mês a mês, desde abril/11. Observa-se também que a média móvel dos 12 meses e o acumulado nos 12 meses permaneceram com variações praticamente constantes.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – |
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Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jul/11 |
ago/11 |
set/11 |
jul/11 |
ago/11 |
set/11 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
12,5 |
12,4 |
11,1 |
12,1 |
12,8 |
11,9 |
14,3 |
11,0 |
13,0 |
13,8 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
10,8 |
10,8 |
8,5 |
10,1 |
9,5 |
9,0 |
10,8 |
6,4 |
14,5 |
12,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,9 |
13,1 |
12,3 |
11,8 |
12,3 |
16,3 |
18,9 |
16,9 |
15,9 |
15,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
12,7 |
13,1 |
12,3 |
11,6 |
12,1 |
16,4 |
19,0 |
17,5 |
16,1 |
15,7 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
10,0 |
10,3 |
10,3 |
13,5 |
14,3 |
15,8 |
15,3 |
15,4 |
17,4 |
16,9 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
16,0 |
14,6 |
12,3 |
14,6 |
15,8 |
2,3 |
6,9 |
1,0 |
2,8 |
6,4 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
15,1 |
14,1 |
15,0 |
14,7 |
15,0 |
19,6 |
17,7 |
15,0 |
21,1 |
23,5 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
12,7 |
10,2 |
6,0 |
11,8 |
14,9 |
|