Vendas de produtos farmacêuticos, médicos e de perfumaria lidera as vendas do comércio goiano



Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram para o Estado de Goiás no mês de setembro crescimento, tanto em termos de volume quanto em receita. O ganho em volume de vendas foi de 6,3% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, 8,2% no acumulado do ano e 9,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Para a receita nominal de vendas, na comparação na mesma ordem, apresentaram taxas de variação de 11,0%, 13,0% e de 13,8%, respectivamente.

O Comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção obteve adição de 6,0% em volume no mês de setembro de 2011, ante o mesmo mês do ano anterior, acumulou no ano taxa positiva de 10,3% e em 12 meses 12,9%. Referindo-se a receita nominal de vendas, o mês de setembro apresentou um resultado de 8,5%, superior ao apresentado em setembro de 2010, no ano acumulou 12,4% e em 12 meses 15,0%.

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2011 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

jul/11

ago/11

set/11

jul/11

ago/11

set/11

 

Comércio Varejista Geral

7,1

6,3

5,3

7,0

7,7

6,5

8,8

6,3

8,2

9,2

 

Combustíveis e lubrificantes

0,7

1,7

-1,2

2,0

3,0

-11,8

-7,0

-8,6

-2,3

-0,4

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

4,6

3,9

3,5

3,9

4,5

8,3

10,1

8,9

7,9

7,4

 

Hipermercados e supermercados

4,6

3,9

3,6

3,9

4,4

8,5

10,3

9,4

8,2

7,6

 

Tecidos, vestuário e calçados

1,4

0,8

0,6

5,3

6,7

8,6

6,8

6,5

10,8

11,6

 

Móveis e eletrodomésticos

21,1

16,9

16,5

17,9

17,9

8,2

11,9

7,2

8,8

11,0

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

10,4

9,5

10,6

10,5

10,9

18,3

15,8

13,1

18,7

21,0

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

6,8

5,2

0,6

7,3

10,6

22,5

15,9

15,9

16,1

11,1

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

16,2

26,3

7,7

15,2

16,6

-34,9

-17,9

-34,5

3,1

7,0

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

2,9

1,7

-0,1

4,7

6,4

1,5

3,9

0,2

8,2

10,1

 

Comércio varejista ampliado geral

7,2

5,4

4,8

8,0

9,6

5,3

9,7

6,0

10,3

12,9

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

7,5

3,7

3,6

9,5

12,9

3,8

9,9

5,2

12,4

17,0

 

Material de construção

6,4

6,6

6,5

10,3

11,1

8,4

16,0

9,7

9,5

10,2

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio

 

 

O gráfico 1 permite visualizar a média móvel de três meses para volume de vendas,  possibilitando a observação da oscilação que vem ocorrendo desde maio/11, com crescimentos e quedas sucessivas mês a mês. A média móvel de 12 meses apresentou escala decrescente, no acumulado de 12 meses continuou refletindo tendência de queda.

 


O gráfico 2 apresenta comportamento semelhante ao gráfico 1 para a média móvel de três meses, demonstrando ganhos e perdas sucessivas mês a mês, desde abril/11. Observa-se também que a média móvel dos 12 meses e o acumulado nos 12 meses permaneceram com variações praticamente constantes. 



Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista –
2011 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

jul/11

ago/11

set/11

jul/11

ago/11

set/11

 

Comércio Varejista Geral

12,5

12,4

11,1

12,1

12,8

11,9

14,3

11,0

13,0

13,8

 

Combustíveis e lubrificantes

10,8

10,8

8,5

10,1

9,5

9,0

10,8

6,4

14,5

12,6

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

12,9

13,1

12,3

11,8

12,3

16,3

18,9

16,9

15,9

15,5

 

Hipermercados e supermercados

12,7

13,1

12,3

11,6

12,1

16,4

19,0

17,5

16,1

15,7

 

Tecidos, vestuário e calçados

10,0

10,3

10,3

13,5

14,3

15,8

15,3

15,4

17,4

16,9

 

Móveis e eletrodomésticos

16,0

14,6

12,3

14,6

15,8

2,3

6,9

1,0

2,8

6,4

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

15,1

14,1

15,0

14,7

15,0

19,6

17,7

15,0

21,1

23,5

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

12,7

10,2

6,0

11,8

14,9

Governo na palma da mão

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