Vendas de equipamentos e materiais para escritório e informática impulsionam o comércio varejista goiano
Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram para o Estado de Goiás crescimento no mês de abril. O ganho em volume de vendas foi de 8,9% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior; no acumulado do ano, 8,4%, e no acumulado dos últimos 12 meses, 7,0%. Para a receita nominal de vendas, na comparação na mesma ordem, apresentaram taxas de variação de 8,7%, 11,1% e de 10,7%, respectivamente.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
fev/12 |
mar/12 |
abr/12 |
fev/12 |
mar/12 |
abr/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
10,6 |
12,5 |
6,0 |
9,2 |
7,2 |
8,6 |
11,9 |
8,9 |
8,4 |
7,0 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
4,2 |
5,0 |
6,4 |
3,7 |
1,3 |
-8,6 |
-4,3 |
-0,4 |
-5,8 |
-7,1 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
13,3 |
12,4 |
3,6 |
9,3 |
5,6 |
12,5 |
11,3 |
6,6 |
8,9 |
8,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
13,9 |
13,0 |
3,9 |
9,8 |
5,7 |
13,2 |
12,3 |
7,4 |
9,7 |
8,7 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-3,2 |
4,3 |
-1,1 |
0,5 |
1,7 |
-5,5 |
2,4 |
-0,1 |
-1,9 |
3,4 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
13,5 |
20,9 |
12,1 |
14,9 |
15,8 |
15,0 |
18,3 |
14,3 |
14,6 |
9,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
9,5 |
14,2 |
9,2 |
10,4 |
9,9 |
8,5 |
16,9 |
9,9 |
11,9 |
12,9 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-0,2 |
4,9 |
-4,4 |
3,4 |
4,0 |
14,5 |
33,8 |
45,2 |
37,3 |
23,9 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
33,5 |
27,3 |
33,2 |
31,5 |
27,0 |
-3,3 |
10,4 |
48,6 |
16,5 |
1,5 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
5,0 |
9,5 |
2,7 |
7,6 |
3,8 |
11,3 |
24,7 |
4,3 |
13,1 |
6,5 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
3,1 |
10,4 |
2,9 |
6,2 |
6,0 |
1,2 |
3,6 |
-0,5 |
3,9 |
5,1 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-10,0 |
5,7 |
-4,4 |
-0,3 |
3,3 |
-6,1 |
-5,6 |
-12,1 |
-1,7 |
2,4 |
|
Material de construção |
8,5 |
17,0 |
12,9 |
13,3 |
9,5 |
2,9 |
12,3 |
8,9 |
10,2 |
9,8 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio/Elaboração: IMB/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
No comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, foi observado uma queda de 0,7% na receita nominal em comparação com abril de 2011, porém, para o acumulado do ano, apresenta ganho de 5,1%, e em 12 meses, 6,9%. O volume de vendas retraiu 0,5% em abril, mas acumula ganho de 3,9% no ano, e em doze meses, 5,1%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
fev/12 |
mar/12 |
abr/12 |
fev/12 |
mar/12 |
abr/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
14,2 |
15,4 |
7,5 |
12,2 |
11,4 |
12,3 |
14,3 |
8,7 |
11,1 |
10,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
8,0 |
6,9 |
1,9 |
5,2 |
7,8 |
-4,7 |
-5,6 |
-9,4 |
-5,8 |
3,0 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
19,6 |
18,1 |
8,9 |
15,1 |
12,5 |
19,0 |
16,9 |
12,0 |
14,9 |
14,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
20,0 |
18,5 |
9,0 |
15,4 |
12,6 |
19,6 |
17,8 |
12,8 |
15,6 |
15,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
2,7 |
9,0 |
2,4 |
5,4 |
9,3 |
-0,1 |
8,6 |
5,5 |
3,9 |
10,6 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
10,0 |
16,3 |
7,7 |
11,2 |
11,9 |
13,6 |
15,9 |
8,4 |
11,7 |
4,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
13,2 |
18,0 |
11,8 |
13,6 |
14,1 |
11,0 |
19,7 |
11,4 |
13,9 |
15,0 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
2,7 |
6,8 |
-2,8 |
6,1 |
8,2 |
17,5 |
37,6 |
49,1 |
41,0 |
27,4 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
18,1 |
17,1 |
21,0 |
18,5 |
10,9 |
-9,4 |
1,7 |
27,0 |
5,5 |
-6,7 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
7,9 |
12,2 |
5,4 |
10,5 |
9,0 |
15,6 |
28,6 |
7,6 |
17,2 |
12,9 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
5,4 |
12,2 |
3,7 |
8,0 |
8,4 |
2,9 |
4,8 |
-0,7 |
5,1 |
6,9 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-11,1 |
4,3 |
-5,6 |
-1,5 |
1,6 |
-7,9 |
-7,9 |
-14,3 |
-3,8 |
0,9 |
|
Material de construção |
10,9 |
19,3 |
15,2 |
15,6 |
12,5 |
8,4 |
18,1 |
14,3 |
16,1 |
15,6 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio/Elaboração: IMB/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012 |