Varejo goiano recua 11,9% em novembro de 2015.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mostra que em novembro houve uma queda no comércio varejista no Estado de Goiás, registrando -11,9% (na comparação do mesmo mês em anos subsequentes, ou seja, sem ajuste sazonal). Esse resultado fez com que Goiás figurasse como o sétimo pior entre as Unidades da Federação, sua queda foi superior à registrada nacionalmente, -7,8%.
Em novembro, entre as Unidades da Federação, apenas o Estado de Roraima registrou alta no comércio (4,0%). Além disso, observa-se que em três meses seguidos os Estados do Amapá e Paraíba tiveram as maiores quedas, e em novembro / 2015 apresentaram, respectivamente, -27,4% e -15,4%.
A tabela 1 revela um resultado importante, na comparação com ajuste sazonal entre novembro e outubro de 2015, o comércio varejista nacional e de Goiás apresentaram crescimento, tanto no volume de vendas, quanto na receita nominal. Em Goiás o crescimento das vendas foi de 1,1%, abaixo do verificado nacionalmente.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)
|
Novembro/2015 |
|
Brasil |
Goiás |
|
Volume de Vendas |
1,5 |
1,1 |
Receita de Vendas |
2,3 |
2,8 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.
Ainda na comparação entre novembro e outubro de 2015, constatou-se que oito estados tiveram taxas negativas no volume de vendas, Amapá (-2,9%), Paraná (-1,6%), Amazonas (-1,2%), Santa Catarina (-1,1%), Acre (-0,7%), Mato Grosso do Sul (-0,3%), Piauí e Distrito Federal (-0,2%).
Destaca-se que em anos de mudanças abruptas da atividade econômica, a comparação sem ajuste sazonal, tende a superestimar o resultado das quedas verificadas, pois o mesmo é feito a partir de uma confrontação de meses extremamente discrepantes. Todavia, na comparação com ajuste sazonal, há a possibilidade de verificar se dentro de um mesmo ano há melhoras nos indicadores entre meses subsequentes.
Varejo Goiano Restrito
A tabela 2 mostra que no âmbito restrito o comércio varejista goiano, em volume, no mês de novembro de 2015 apresentou queda de 11,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior e todos os segmentos que o compõem apresentaram queda, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que teve recuo de 23,8% e Móveis e eletrodomésticos com -20,4%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
Set/15 |
Out/15 |
Nov/15 |
No Ano |
12 Meses |
Set/15 |
Out/15 |
Nov/15 |
No Ano |
12 Meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-6,3 |
-5,7 |
-7,8 |
-4,0 |
-3,5 |
-12,0 |
-13,3 |
-11,9 |
-10,1 |
-9,6 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-8,5 |
-11,4 |
-12,0 |
-5,8 |
-5,1 |
-13,0 |
-8,6 |
-7,8 |
-3,6 |
-3,1 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-2,2 |
-0,4 |
-5,7 |
-2,4 |
-2,3 |
-8,1 |
-14,2 |
-10,3 |
-13,1 |
-12,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
-2,1 |
-0,5 |
-5,8 |
-2,4 |
-2,2 |
-7,8 |
-14,7 |
-10,4 |
-13,4 |
-13,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-12,9 |
-10,5 |
-15,6 |
-8,4 |
-7,6 |
-10,5 |
-8,7 |
-11,2 |
-9,0 |
-8,4 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-18,3 |
-16,1 |
-14,7 |
-13,5 |
-12,3 |
-23,9 |
-22,1 |
-20,4 |
-16,6 |
-15,2 |
|
Móveis |
-23,2 |
-21,5 |
-19,3 |
-15,9 |
-14,7 |
-25,9 |
-24,2 |
-22,9 |
-18,7 |
-18,1 |
|
Eletrodomésticos |
-16,0 |
-13,7 |
-12,7 |
-12,4 |
-11,3 |
-23,1 |
-21,5 |
-19,7 |
-15,8 |
-14,2 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
-1,2 |
-0,4 |
2,0 |
3,0 |
3,4 |
-2,0 |
-2,2 |
-1,2 |
0,7 |
0,2 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-14,8 |
-9,3 |
-18,6 |
-10,4 |
-10,3 |
-0,4 |
3,7 |
-23,8 |
-13,4 |
-13,7 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-9,7 |
-25,0 |
-5,6 |
0,1 |
0,9 |
5,2 |
-4,3 |
-16,3 |
10,3 |
13,7 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-7,0 |
-9,0 |
-4,8 |
-0,3 |
0,7 |
-6,5 |
-4,3 |
-4,1 |
4,1 |
4,1 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-11,5 |
-11,9 |
-13,2 |
-8,4 |
-7,8 |
-19,6 |
-23,1 |
-21,7 |
-14,8 |
-13,9 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-21,7 |
-23,9 |
-24,5 |
-17,6 |
-16,7 |
-31,0 |
-36,3 |
-35,9 |
-23,4 |
-22,1 |
|
Material de construção |
-12,7 |
-15,8 |
-13,5 |
-8,0 |
-7,3 |
-11,6 |
-20,7 |
-15,4 |
-4,2 |
-4,2 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
|||||||||||
Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015 |
|||||||||||
A tabela 3 mostra que a receita nominal no comércio varejista apresentou leve melhora, mais ainda com queda de 3,4%, apresentando a mesma taxa no acumulado do ano. Em ano de inflação elevada, este resultado se torna bastante preocupante, pois este comportamento faz com que a receita real seja ainda mais negativa.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Atividades |
Variação (%) |
|||||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||||
Set/15 |
Out/15 |
Nov/15 |
No Ano |
12 Meses |
Set/15 |
Out/15 |
Nov/15 |
No Ano |
12 Meses |
|
Comércio Varejista Geral |
1,8 |
3,1 |
1,4 |
3,3 |
3,6 |
-4,1 |
-4,6 |
-3,4 |
-3,4 |
-3,1 |
Combustíveis e lubrificantes |
3,0 |
4,7 |
5,3 |
5,1 |
5,2 |
1,9 |
9,3 |
4,0 |
6,0 |
6,1 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
7,4 |
9,4 |
5,0 |
6,4 |
6,4 |
2,3 |
-3,7 |
1,0 |
-3,1 |
-3,0 |
Hipermercados e supermercados |
7,2 |
9,1 |
4,5 |
6,2 |
6,3 |
2,5 |
-4,3 |
0,7 |
-3,5 |
-3,4 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-9,3 |
-6,8 |
-11,5 |
-5,1 |
-4,3 |
-7,8 |
-5,5 |
-7,1 |
-5,8 |
-5,2 |
Móveis e eletrodomésticos |
-16,6 |
-14,3 |
-12,6 |
-11,4 |
-10,1 |
-22,0 |
-19,1 |
-16,4 |
-15,4 |
-14,0 |
Móveis |
-19,1 |
-17,0 |
-14,5 |
-11,4 |
-10,1 |
-22,2 |
-20,7 |
-19,3 |