Produção industrial goiana cresce 2,6% em 2024
O nível de produção industrial em Goiás cresceu 2,6% de janeiro a dezembro de 2024 e atingiu alta de 85% desde 2002, início da série histórica medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média dos últimos 22 anos, o estado superou o volume de produção nacional, que foi de apenas 11%. A informação foi apurada pelo Instituto Mauro Borges (IMB), com dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF).
A alta entre os anos de 2002 e 2024 foi puxada pela fabricação de produtos alimentícios, cujo crescimento foi de 63%, e pela fabricação de produtos minerais não metálicos (34%). Outras atividades que começaram a ser acompanhadas a partir de 2012 também impulsionaram a alta do setor na série histórica, com destaque para a fabricação de coque (produto mineral obtido a partir do carvão), de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (80%), fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (57%) e fabricação de produtos químicos (41%).
Em relação aos resultados de dezembro, a pesquisa também aponta o crescimento de 0,8% na variação mensal com ajuste sazonal, quando comparado o mês de dezembro de 2024 com o mês de novembro do mesmo ano. Na variação acumulada no ano, de janeiro a dezembro de 2024, o crescimento foi de 2,6%, com destaque para as atividades de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (64,2%).
“Goiás continua crescendo e alcançando resultados históricos. Esse setor tem crescido muito, particularmente nos últimos seis anos, mostrando que a nossa economia está aquecida, gerando emprego e aumento de renda para todos os goianos,” salienta o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
No último ano, as indústrias Mitsubishi, John Deere e Ambev, entre outras, anunciaram a ampliação da produção de suas plantas no estado.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real da indústria, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial.