No mês de março as vendas do comércio varejista goiano cresceram 13,09%. Segmento de hipermercados e supermercados foi o destaque.
Em
março de 2007 o comércio varejista goiano registrou taxa de crescimento de
13,09% no volume de vendas e 13,47% na receita
nominal, acima da média nacional, cujas taxas foram de 11,49% e 11,62%
respectivamente. No primeiro trimestre de 2007 o crescimento do volume de vendas
do comércio goiano foi de 9,81% e da receita 9,43%, contra 9,72% e 9,76% da média
brasileira, respectivamente. Para o comércio varejista ampliado, que considera
a venda de veÃculos, motores partes e peças bem como material de construção,
o crescimento no volume de vendas no mês foi de 17,00% e na receita nominal de
16,66%. Hipermercados e supermercados e outros artigos de uso pessoal e doméstico,
foram os segmentos que mais contribuÃram para o bom desempenho do comércio
geral. Já na pesquisa ampliada, o destaque coube ao segmento de veÃculos,
motores, partes e peças.
O
desempenho favorável do comércio goiano tem sido influenciado pelo aumento
real da massa salarial, o que tem provocado a elevação do poder de compra da
população, conjugado com a melhoria das condições econômicas do PaÃs. O
item hipermercados e supermercados, sinalizador da melhoria de renda da população,
teve elevação no volume de vendas de 19,99% e 22,45% na receita nominal.
Outro
segmento sensÃvel à renda, outros artigos de uso pessoal e doméstico, que
engloba lojas de departamentos (ótica, joalheria, artigos esportivos e
brinquedos), obteve variação positiva de 19,54% no volume de vendas e 22,96%
na receita nominal.
Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, também obteve
desempenho favorável de 10,04% no volume de vendas e 13,23% na receita nominal.
A boa performance deste segmento deveu-se a diversificação na linha de
produtos oferecidos, aliado a expansão da massa de salários na economia.
As
vendas do segmento de veÃculos, motores, partes e peças foram influenciadas
pela oferta de crédito no mercado a juros mais baixos, principalmente voltado
para o financiamento de veÃculos, e ao bom desempenho da agricultura, que
provocou uma elevação na venda de caminhões e veÃculos de passeio. O
resultado para o mês de março, para o segmento, foi a elevação de 25,29% no
volume de vendas e 22,59% na receita nominal.
Estado de Goiás e Brasil:
Variação do Volume de Vendas no comércio varejista
– março de 2007
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Mar |
No
|
Mar
|
No
|
|
CombustÃveis e
|
6,98
|
4,82
|
5,28
|
-0,34
|
Hipermercados
|
9,26
|
7,07
|
19,60
|
11,34
|
– Hipermercados e
|
11,01
|
8,26
|
19,99
|
11,54
|
Tecidos, vestuários e
|
9,89
|
6,71
|
1,87
|
2,37
|
Móveis e eletrodomésticos
|
18,13
|
20,50
|
8,97
|
16,41
|
Artigos farmacêuticos,
|
5,72
|
5,27
|
10,04
|
4,76
|
Livros, jornais,
|
9,29
|
5,66
|
2,80
|
-3,88
|
Equipamentos e
|
24,85
|
20,23
|
-23,72
|
-11,58
|
Outros artigos de uso
|
26,62
|
21,78
|
19,34
|
10,93
|
Comércio varejista
|
11,49
|
9,72
|
13,09
|
9,81
|
VeÃculos, motores,
|
18,53
|
17,43
|
25,29
|
25,02
|
Material de construção
|
4,37
|
6,01
|
3,19
|
2,71
|
Comércio varejista
|
13,23
|
11,78
|
17,00
|
14,88
|
Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
Estado de Goiás e Brasil:
Variação da Receita Nominal no comércio varejista – março de 2007
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Mar
|
No
|
Mar
|
No
|
|
CombustÃveis e
|
0,35
|
1,67
|
-0,35
|
-6,02
|
Hipermercados
|
13,01
|
9,42
|
22,08
|
12,49
|
– Hipermercados e
|
14,77
|
10,60
|
22,45
|
12,66
|
Tecidos, vestuários e
|
15,07
|
11,45
|
6,40
|
7,32
|
Móveis e eletrodomésticos
|
12,77
|
15,14
|
8,69
|
15,35
|
Artigos farmacêuticos,
|
9,89
|
9,75
|
13,23
|
8,00
|
Livros, jornais,
|
9,80
|
7,23
|
8,40
|
1,65
|
Equipamentos e
|
6,99
|
4,51
|
-31,42
|
-20,53
|
Outros artigos de uso
|
20,98
|
17,11
|
22,96
|
14,81
|
Comércio varejista
|
11,62
|
9,76
|
13,47
|
9,43
|
VeÃculos, motores,
|
15,92
|
14,70
|
22,59
|
21,83 |
Material de construção
|
7,96
|
9,53
|
8,42
|
7,62 |
Comércio varejista
|
12,76
|
11,27
|
16,66
|
14,02
|
Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
Equipe
de Conjuntura da Seplan:
Dinamar
Ferreira Marques
Marcos
Fernando Arriel
Maria
de Fátima Mendonça Faleiro Rocha