Livros e jornais lideram as vendas do comércio varejista goiano (40,1%)


                

 

 

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio, apontou para Goiás crescimento de 9,2% no volume de vendas e de 10,6% na receita. No ano, houve incremento de 8,8% no volume de vendas e 7,4%, em 12 meses. Na receita nominal, a variação anual foi de 11,2% e de 10,7% em 12 meses.  Para o Brasil no mês de maio, a expansão do volume foi de 8,2% e da receita nominal 10,8%.  Na comparação dos últimos 12 meses, o volume de vendas foi de 7,3% e para a receita 11,4%. Todas as vinte e sete Unidades da Federação apresentaram resultados positivos na comparação maio12/maio11, com destaque para Roraima (24,0%), Amapá (15,0%), Tocantins (13,8%) e Espírito Santo (12,5%).

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

mar/12

abr/12

mai/12

mar/12

abr/12

mai/12

 

Comércio Varejista Geral

12,5

6,0

8,2

9,0

7,3

11,9

10,1

9,2

8,8

7,4

 

Combustíveis e lubrificantes

5,0

6,2

7,4

4,4

2,1

-4,3

-0,4

-4,0

-5,4

-7,3

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

12,4

3,6

9,0

9,3

6,1

11,3

6,6

9,7

9,1

8,7

 

Hipermercados e supermercados

13,0

3,9

9,2

9,7

6,3

12,3

7,4

10,8

9,9

9,0

 

Tecidos, vestuário e calçados

4,3

-1,4

3,8

1,2

1,6

2,4

0,1

9,5

0,8

3,5

 

Móveis e eletrodomésticos

20,9

12,5

9,3

13,7

14,9

18,3

20,4

15,6

15,9

11,2

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

14,2

9,3

10,9

10,5

9,9

16,9

9,9

11,8

11,9

12,5

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

4,9

-4,0

-3,6

2,3

3,1

33,8

45,2

40,1

37,8

25,5

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

27,3

33,2

17,3

28,1

26,4

10,4

48,6

12,1

15,7

1,4

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

9,5

2,6

8,1

7,7

4,2

24,7

4,3

16,1

13,7

7,7

 

Comércio varejista ampliado geral

10,4

2,9

4,2

5,8

5,3

3,6

0,1

5,7

4,4

4,3

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

5,7

-4,6

-2,5

-0,8

1,2

-5,6

-12,0

4,3

-0,4

0,6

 

Material de construção

17,0

13,0

3,6

11,1

8,7

12,3

8,8

-3,3

7,1

8,4

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012

 

 

 

Em relação ao comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, em maio do corrente ano, o incremento foi de 5,7% no volume de vendas e 4,3% no acumulado de 12 meses. A receita nominal cresceu 5,4% no mês e 5,9% em doze meses.

 

 

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

mar/12

abr/12

mai/12

mar/12

abr/12

mai/12

 

Comércio Varejista Geral

15,4

7,5

10,8

11,9

11,4

14,3

9,9

10,6

11,2

10,7

 

Combustíveis e lubrificantes

6,9

1,7

2,8

4,7

7,2

-5,6

-9,4

-13,5

-7,4

-0,4

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

18,1

8,9

14,6

15,0

13,0

16,9

12,0

15,7

15,1

15,1

 

Hipermercados e supermercados

18,5

9,0

14,7

15,3

13,1

17,8

12,8

16,7

15,8

15,4

 

Tecidos, vestuário e calçados

9,0

2,1

7,1

5,8

8,8

8,6

5,7

12,0

5,9

10,4

 

Móveis e eletrodomésticos

16,3

8,1

5,7

10,1

11,1

15,9

14,5

14,0

13,3

6,6

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

18,0

11,9

13,2

13,6

13,9

19,7

11,4

12,6

13,6

14,6

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

6,8

-2,5

-2,6

4,7

7,1

37,6

49,2

42,9

41,3

29,1

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

17,1

21,1

8,9

16,3

11,1

1,7

27,0

-2,5

4,0

-7,3

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

12,2

5,3

10,9

10,5

9,2

28,6

7,6

19,3

17,6

13,8

 

Comércio varejista ampliado geral

12,2

3,7

5,8

7,5

7,7

4,8

-0,1

5,4

5,3

5,9

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

4,3

-5,8

-3,7

-2,0

-0,4

-7,9

-14,3

0,6

-2,9

-1,0

 

Material de construção

19,3

15,3

6,2

13,5

11,7

18,1

14,1

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo