Livros e jornais lideram as vendas do comércio varejista goiano (105,9%)
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de novembro de 2012, o estado de Goiás obteve um acréscimo de 9,5% em volume de vendas em relação a novembro de 2011; no ano houve um ganho de 9,7%; e no acumulado de 12 meses, 9,3%. A receita nominal de vendas em novembro apresentou um resultado de 13,9%, superior ao apresentado em novembro de 2011, no ano acumulou 12,4% e em 12 meses 12,0%. O comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos/motocicletas/partes/ peças e material de construção, cresceu 8,7% em volume de vendas e 9,3% em receita em relação a novembro de 2011.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012
(Base: Igual mês do ano anterior = 100)
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||||||||||
Segmentos
|
Variação (%)
|
|||||||||
Brasil
|
Goiás
|
|||||||||
Variação Mensal
|
Acumulado
|
Variação Mensal
|
Acumulado
|
|||||||
No
ano
|
12 Meses
|
No
ano
|
12 Meses
|
|||||||
set/12
|
out/12
|
nov/12
|
set/12
|
out/12
|
nov/12
|
|||||
Comércio Varejista Geral
|
8,5
|
9,2
|
8,4
|
8,9
|
8,6
|
10,6
|
9,9
|
9,5
|
9,7
|
9,3
|
Combustíveis e lubrificantes
|
11,3
|
11,5
|
7,6
|
7,0
|
6,4
|
6,6
|
9,6
|
7,5
|
1,3
|
0,3
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
|
9,9
|
6,6
|
8,3
|
8,7
|
8,2
|
7,8
|
3,1
|
5,9
|
7,6
|
7,3
|
Hipermercados e supermercados
|
10,6
|
7,0
|
8,7
|
9,1
|
8,6
|
8,5
|
4,0
|
6,7
|
8,4
|
8,0
|
Tecidos, vestuário e calçados
|
5,4
|
4,5
|
6,6
|
3,4
|
3,0
|
8,6
|
8,8
|
11,9
|
3,5
|
3,1
|
Móveis e eletrodomésticos
|
6,2
|
13,8
|
8,3
|
12,7
|
13,0
|
12,9
|
18,6
|
15,4
|
16,4
|
16,1
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
|
8,2
|
13,0
|
9,6
|
10,9
|
10,6
|
19,7
|
19,1
|
15,3
|
14,9
|
14,3
|
Livros, jornais, revistas e papelaria
|
4,1
|
11,1
|
8,8
|
5,2
|
4,4
|
95,4
|
97,3
|
105,9
|
65,8
|
58,0
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
|
-0,4
|
16,1
|
-2,0
|
12,2
|
14,8
|
37,3
|
14,3
|
16,4
|
20,3
|
19,3
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
|
7,5
|
13,6
|
18,2
|
9,3
|
8,6
|
24,8
|
13,4
|
16,2
|
17,5
|
15,8
|
Comércio varejista ampliado geral
|
2,1
|
14,5
|
7,2
|
8,4
|
8,0
|
2,7
|
22,9
|
8,7
|
9,0
|
8,2
|
Veículos, motocicletas, partes e peças
|
-9,5
|
24,1
|
4,8
|
7,4
|
6,7
|
-9,7
|
37,2
|
7,9
|
7,5
|
6,1
|
Material de construção
|
0,5
|
13,5
|
5,9
|
8,1
|
7,8
|
12,7
|
26,5
|
6,2
|
12,2
|
11,7
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012
|
Para o Brasil, a expansão no volume de vendas foi de 8,4% e de 13,7% na receita. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas cresceu 8,6% e a receita de vendas, 12,2%. Na comparação do volume de vendas para as unidades da federação, os melhores resultados ocorreram nos estados: Tocantins (24,8%), Mato Grosso do Sul (24,3%); Roraima (24,2%), Amapá (18,9%) e Paraíba (15,3%). Deve-se ressaltar ainda, que todos demais estados apresentaram taxas positivas.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012
(Base: Igual mês do ano anterior = 100)
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Atividades
|
Variação (%)
|
|||||||||
Brasil
|
Goiás
|
|||||||||
Variação Mensal
|
Acumulado
|
Variação Mensal
|
Acumulado
|
|||||||
set/12
|
out/12
|
nov/12
|
NoAno
|
12Meses
|
set/12
|
out/12
|
nov/12
|
NoAno
|
12Meses
|
|
Comércio Varejista Geral
|
13,0
|
14,0
|
13,7
|
12,5
|
12,2
|
13,7
|
13,9
|
13,9
|
12,4
|
12,0
|
Combustíveis e lubrificantes
|
8,0
|
9,0
|
7,4
|
6,1
|
6,2
|
0,1
|
2,7
|
-0,6
|
-3,2
|
-3,2
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
|
18,8
|
16,2
|
17,3
|
15,8
|
15,3
|
15,8
|
12,3
|
14,2
|
14,7
|
14,3
|
Hipermercados e supermercados
|
19,1
|
16,2
|
17,5
|
16,0
|
15,5
|
16,3
|
13,0
|
14,9
|
15,4
|
14,9
|
Tecidos, vestuário e calçados
|
7,1
|
6,7
|
9,6
|
6,6
|
7,0
|
11,8
|
12,3
|
15,3
|
7,1
|
7,3
|
Móveis e eletrodomésticos
|
2,6
|
11,0
|
5,8
|
8,9
|
9,1
|
12,8
|
20,8
|
18,7
|
15,2
|
14,4
|
Artigos farmacêuticos/médicos/ ortopéd./ perfumaria e cosméticos
|
11,0
|
15,9
|
12,4
|
13,7
|
13,5
|
20,1
|
20,6
|
16,7
|
16,2
|
15,8
|
Livros, jornais, revistas e papelaria
|
5,1
|
12,4
|
10,1
|
7,0
|
6,6
|
99,8
|
102,1
|
109,7
|
69,9
|
62,0
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
|
-5,1
|
12,4
|
-3,7
|
4,8
|
6,7
|
31,5
|
11,9
|
17,6
|
10,3
|
9,2
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
|
9,8
|
16,5
|
20,5
|
12,0
|
11,6
|
27,3
|
16,4
|
19,1
|
20,9
|
19,6
|
Comércio varejista ampliado geral
|
3,7
|
15,6
|
9,4
|
9,7
|
9,4
|
3,0
|
22,3
|
9,3
|
9,2
|
8,5
|
Veículos, motocicletas, partes e peças
|
-13,1
|
19,3
|
1,6
|
4,2
|
3,6
|
-14,2
|
29,5
|
2,9
|
3,0
|
2,0
|
Material de construção
|
2,5
|
15,3
|
7,8
|
10,2
|
10,0
|
19,0
|
33,8
|
11,8
|
18,3
|
17,7
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012
|
Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado
Na análise do índice do volume de vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior, todas as atividades do comércio goiano obtiveram variações positivas, merecendo destaque as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria, com ganho de 105,9%; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação 16,4%; outros artigos de uso pessoal e doméstico 16,2%; móveis e eletrodomésticos 15,4%; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos 15,3%.
A atividade de livros/jornais/revistas/papelaria, pelo nono mês consecutivo, apresentou o melhor resultado, superando em 105,9% o volume de vendas realizado em novembro de 2011, para a mesma comparação, enquanto a receita de vendas agregou 102,1%. O segmento já acumulou no ano acréscimo de 65,8% em volume e 69,9% em receita. A explicação para as elevadas taxas do segmento decorre de instalação em Goiás de grandes empresas do ramo, que também atuam em outras unidades da federação, e também pelo incremento na diversificação da linha de produtos, especialmente de suprimentos de informática.
Para o segmento de equipamentos/materiais para escritório/informática/comunicação foi constatado o segundo melhor resultado, 16,4% em volume de vendas, na comparação com novembro de 2011. O incremento da receita nominal de vendas foi de 17,6%. O crescimento é justificado pela melhoria da renda e queda nos preços do microcomputador, além do oferecimento de melhores condições de crédito.
A atividade de Móveis e eletrodomésticos registrou variação de 15,4% no volume de vendas, enquanto que para a receita nominal a variação foi de 18,7% na comparação com novembro do ano anterior. A manutenção do crescimento do emprego e nível de renda e a oferta de crédito em condições favoráveis com a contínua redução dos preços dos produtos que compõem esse segmento têm ocasionado expansão da demanda.
O segmento de Artigos farmacêuticos/médicos/ortopédicos/perfumaria/cosméticos apresentou acréscimo de 15,3% em volume de vendas, e de 16,7% na receita. O bom desempenho desse setor pode ser justificado pela ampliação da oferta de medicamentos genéricos, que têm preço mais acessível e pelo aumento do poder de compra do consumidor.
O segmento de hipermercados/supermercados/produtos alimentícios/bebidas/fumo apresentou variação de 5,9% no volume de vendas em relação a novembro de 2011 e aumento na receita nominal de vendas da ordem de 14,2%. O maior acréscimo na receita de vendas é reflexo do aumento nos preços. Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, o grupo alimentação foi um dos que exerceram maior pressão sobre o índice, sendo que no ano o grupo acumulou taxa de 8,52%, posição de dezembro/2012.
O comércio varejista goiano ao longo do ano registrou crescimento para volume e receita de vendas, consequência da manutenção dos ganhos nos salários que afetam positivamente o comércio em geral, e gera maior dinamismo em setores específicos como o de hipermercados/supermercados/produtos alimentícios/bebidas/fumo, de móveis e eletrodomésticos, e o de Artigos farmacêuticos/ médicos/ortopédicos/perfumaria/cosméticos.
Equipe de Conjuntura do IMB:
Dinamar Maria Ferreira Marques
Eduiges Romanatto
Juliana Dias Lopes
Luciano Ferreira da Silva
Marcos Fernando Arriel
Millades de Carvalho Castro