Livros e jornais lideram as vendas do comércio varejista goiano (105,9%)


 
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de novembro de 2012, o estado de Goiás obteve um acréscimo de 9,5% em volume de vendas em relação a novembro de 2011; no ano houve um ganho de 9,7%; e no acumulado de 12 meses, 9,3%. A receita nominal de vendas em novembro apresentou um resultado de 13,9%, superior ao apresentado em novembro de 2011, no ano acumulou 12,4% e em 12 meses 12,0%. O comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos/motocicletas/partes/ peças e material de construção, cresceu 8,7% em volume de vendas e 9,3% em receita em relação a novembro de 2011.

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012
 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)
Segmentos
Variação (%)
Brasil
Goiás
Variação Mensal
Acumulado
Variação Mensal
Acumulado
No
ano
12       Meses
No
ano
12       Meses
set/12
out/12
nov/12
set/12
out/12
nov/12
Comércio Varejista Geral
8,5
9,2
8,4
8,9
8,6
10,6
9,9
9,5
9,7
9,3
Combustíveis e lubrificantes
11,3
11,5
7,6
7,0
6,4
6,6
9,6
7,5
1,3
0,3
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
9,9
6,6
8,3
8,7
8,2
7,8
3,1
5,9
7,6
7,3
Hipermercados e supermercados
10,6
7,0
8,7
9,1
8,6
8,5
4,0
6,7
8,4
8,0
Tecidos, vestuário e calçados
5,4
4,5
6,6
3,4
3,0
8,6
8,8
11,9
3,5
3,1
Móveis e eletrodomésticos
6,2
13,8
8,3
12,7
13,0
12,9
18,6
15,4
16,4
16,1
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
8,2
13,0
9,6
10,9
10,6
19,7
19,1
15,3
14,9
14,3
Livros, jornais, revistas e papelaria
4,1
11,1
8,8
5,2
4,4
95,4
97,3
105,9
65,8
58,0
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
-0,4
16,1
-2,0
12,2
14,8
37,3
14,3
16,4
20,3
19,3
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
7,5
13,6
18,2
9,3
8,6
24,8
13,4
16,2
17,5
15,8
Comércio varejista ampliado geral
2,1
14,5
7,2
8,4
8,0
2,7
22,9
8,7
9,0
8,2
Veículos, motocicletas, partes e peças
-9,5
24,1
4,8
7,4
6,7
-9,7
37,2
7,9
7,5
6,1
Material de construção
0,5
13,5
5,9
8,1
7,8
12,7
26,5
6,2
12,2
11,7
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012
 
Para o Brasil, a expansão no volume de vendas foi de 8,4% e de 13,7% na receita. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas cresceu 8,6% e a receita de vendas, 12,2%. Na comparação do volume de vendas para as unidades da federação, os melhores resultados ocorreram nos estados: Tocantins (24,8%), Mato Grosso do Sul (24,3%); Roraima (24,2%), Amapá (18,9%) e Paraíba (15,3%). Deve-se ressaltar ainda, que todos demais estados apresentaram taxas positivas.
 
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012
 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)
Atividades
Variação (%)
Brasil
Goiás
Variação Mensal
Acumulado
Variação Mensal
Acumulado
set/12
out/12
nov/12
NoAno
12Meses
set/12
out/12
nov/12
NoAno
12Meses
Comércio Varejista Geral
13,0
14,0
13,7
12,5
12,2
13,7
13,9
13,9
12,4
12,0
Combustíveis e lubrificantes
8,0
9,0
7,4
6,1
6,2
0,1
2,7
-0,6
-3,2
-3,2
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
18,8
16,2
17,3
15,8
15,3
15,8
12,3
14,2
14,7
14,3
Hipermercados e supermercados
19,1
16,2
17,5
16,0
15,5
16,3
13,0
14,9
15,4
14,9
Tecidos, vestuário e calçados
7,1
6,7
9,6
6,6
7,0
11,8
12,3
15,3
7,1
7,3
Móveis e eletrodomésticos
2,6
11,0
5,8
8,9
9,1
12,8
20,8
18,7
15,2
14,4
Artigos farmacêuticos/médicos/ ortopéd./ perfumaria e cosméticos
11,0
15,9
12,4
13,7
13,5
20,1
20,6
16,7
16,2
15,8
Livros, jornais, revistas e papelaria
5,1
12,4
10,1
7,0
6,6
99,8
102,1
109,7
69,9
62,0
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
-5,1
12,4
-3,7
4,8
6,7
31,5
11,9
17,6
10,3
9,2
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
9,8
16,5
20,5
12,0
11,6
27,3
16,4
19,1
20,9
19,6
Comércio varejista ampliado geral
3,7
15,6
9,4
9,7
9,4
3,0
22,3
9,3
9,2
8,5
Veículos, motocicletas, partes e peças
-13,1
19,3
1,6
4,2
3,6
-14,2
29,5
2,9
3,0
2,0
Material de construção
2,5
15,3
7,8
10,2
10,0
19,0
33,8
11,8
18,3
17,7
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012
 
 
Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado
 
Na análise do índice do volume de vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior, todas as atividades do comércio goiano obtiveram variações positivas, merecendo destaque as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria, com ganho de 105,9%; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação 16,4%; outros artigos de uso pessoal e doméstico 16,2%; móveis e eletrodomésticos 15,4%; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos 15,3%.
A atividade de livros/jornais/revistas/papelaria, pelo nono mês consecutivo, apresentou o melhor resultado, superando em 105,9% o volume de vendas realizado em novembro de 2011, para a mesma comparação, enquanto a receita de vendas agregou 102,1%. O segmento já acumulou no ano acréscimo de 65,8% em volume e 69,9% em receita. A explicação para as elevadas taxas do segmento decorre de instalação em Goiás de grandes empresas do ramo, que também atuam em outras unidades da federação, e também pelo incremento na diversificação da linha de produtos, especialmente de suprimentos de informática.
Para o segmento de equipamentos/materiais para escritório/informática/comunicação foi constatado o segundo melhor resultado, 16,4% em volume de vendas, na comparação com novembro de 2011. O incremento da receita nominal de vendas foi de 17,6%. O crescimento é justificado pela melhoria da renda e queda nos preços do microcomputador, além do oferecimento de melhores condições de crédito.
A atividade de Móveis e eletrodomésticos registrou variação de 15,4% no volume de vendas, enquanto que para a receita nominal a variação foi de 18,7% na comparação com novembro do ano anterior. A manutenção do crescimento do emprego e nível de renda e a oferta de crédito em condições favoráveis com a contínua redução dos preços dos produtos que compõem esse segmento têm ocasionado expansão da demanda.
O segmento de Artigos farmacêuticos/médicos/ortopédicos/perfumaria/cosméticos apresentou acréscimo de 15,3% em volume de vendas, e de 16,7% na receita. O bom desempenho desse setor pode ser justificado pela ampliação da oferta de medicamentos genéricos, que têm preço mais acessível e pelo aumento do poder de compra do consumidor.
O segmento de hipermercados/supermercados/produtos alimentícios/bebidas/fumo apresentou variação de 5,9% no volume de vendas em relação a novembro de 2011 e aumento na receita nominal de vendas da ordem de 14,2%. O maior acréscimo na receita de vendas é reflexo do aumento nos preços. Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, o grupo alimentação foi um dos que exerceram maior pressão sobre o índice, sendo que no ano o grupo acumulou taxa de 8,52%, posição de dezembro/2012.
O comércio varejista goiano ao longo do ano registrou crescimento para volume e receita de vendas, consequência da manutenção dos ganhos nos salários que afetam positivamente o comércio em geral, e gera maior dinamismo em setores específicos como o de hipermercados/supermercados/produtos alimentícios/bebidas/fumo, de móveis e eletrodomésticos, e o de Artigos farmacêuticos/ médicos/ortopédicos/perfumaria/cosméticos.
 
 
 
 
 
Equipe de Conjuntura do IMB:
Dinamar Maria Ferreira Marques
Eduiges Romanatto
Juliana Dias Lopes
Luciano Ferreira da Silva
Marcos Fernando Arriel
Millades de Carvalho Castro

Governo na palma da mão

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