Em julho, Goiás lidera a venda de outros artigos de uso pessoal e doméstico, 31,7%


De acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as vendas do comércio varejista brasileiro, em julho de 2014, apresentaram queda de -0,9% no volume de vendas e alta de 5,9% na receita nominal, em relação ao mesmo mês do ano anterior. O comércio varejista goiano teve queda no volume de vendas de -4,0%, mas teve expansão na receita nominal, com taxa de 2,1%.

Na comparação com ajuste sazonal, julho14/junho14, o comércio varejista nacional teve queda no volume de vendas e na receita nominal, com taxas de -1,1% e -0,7%, respectivamente. Para Goiás, o mês de julho apresentou variação de volume de -1,2% e na receita de -1,3%, Tabela 3.

No recorte regional, série com ajuste sazonal, apenas três unidades da federação tiveram taxas positivas no volume de vendas. As maiores taxas positivas de crescimento foram registradas nos Estados da região Norte e do Rio Grande do Sul.

Na série sem ajuste, o comércio varejista goiano, em julho de 2014 apresentou recuo de 4,0% em volume de vendas; no acumulado do ano a taxa foi de 3,7% e em doze meses, 4,7%. Na receita nominal, a alta foi 2,1% em julho; no ano e em doze meses a taxa de crescimento atingiu 9,1% e 10,2%, respectivamente.

O comércio varejista ampliado, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, teve resultado negativo em Goiás, -5,7% em volume e -0,3% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -1,8% e da receita nominal de 3,4% (Tabelas 1 e 2).

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014                                           
(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

mai/14

jun/14

jul/14

mai/14

jun/14

jul/14

 

Comércio Varejista Geral

4,6

1,0

-0,9

3,5

4,3

5,4

-1,4

-4,0

3,7

4,7

 

Combustíveis e lubrificantes

2,1

-2,7

-0,4

3,4

4,6

-1,2

-8,6

-2,3

-2,5

-0,5

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

2,7

0,8

-0,2

2,9

3,2

0,6

-8,1

-10,4

0,3

-0,1

 

Hipermercados e supermercados

2,8

0,5

-0,2

2,9

3,1

0,2

-8,6

-10,7

0,2

-0,2

 

Tecidos, vestuário e calçados

2,0

-2,5

-4,4

-1,3

0,9

5,2

0,6

1,4

7,0

9,0

 

Móveis e eletrodomésticos

8,2

0,1

-9,2

2,9

3,9

10,2

1,3

-8,2

4,1

7,3

 

Móveis

9,2

4,6

-8,4

4,8

2,5

12,9

11,4

-4,7

7,0

9,5

 

Eletrodomésticos

7,8

-1,8

-9,6

2,6

5,2

9,4

-1,8

-9,5

2,4

5,6

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

10,2

7,8

6,1

9,5

10,3

30,0

22,2

17,2

23,3

22,7

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-3,2

-12,6

-12,4

-6,5

-3,6

7,0

-4,7

-11,5

2,0

4,3

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-3,5

-7,5

-8,6

-3,8

2,2

0,4

18,7

15,6

4,4

15,6

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

12,0

8,0

5,8

9,0

9,8

17,9

32,1

31,7

20,3

17,7

 

Comércio varejista ampliado geral

0,7

-6,0

-4,9

-0,6

1,1

3,2

-7,8

-5,7

-1,8

0,1

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-6,6

-18,8

-12,4

-8,6

-5,2

1,0

-14,9

-8,7

-7,8

-4,9

 

Material de construção

1,8

-4,7

-3,3

1,2

3,4

0,7

-7,4

-1,7

-1,8

-0,3

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

No comércio varejista ampliado o Brasil apresentou recuo em julho, no volume de vendas decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças (-12,4%), e material de construção (-3,3%).

Em Goiás, o segmento de veículos, motos, partes e peças apresentou contração no volume de vendas (-8,7%) sobre igual mês do ano passado, com taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses de -7,8% e -4,9%, respectivamente.

No Estado, o segmento de material de construção apresentou recuo no volume de vendas de 1,7%, e crescimento na receita nominal de 6,0%. O acumulado no ano e nos últimos 12 meses em Goiás teve recuo no volume de vendas, mas apresentou expansão na receita, nos citados períodos.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

mai/14

jun/14

jul/14

mai/14

jun/14

jul/14

 

Comércio Varejista Geral

11,3

7,6

5,9

9,8

10,8

11,3

4,4

2,1

9,1

10,2

 

Combustíveis e lubrificantes

7,5

2,8

4,5

8,6

9,6

8,2

0,4

6,8

7,4

9,4

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

10,3

8,0

7,2

9,8

10,6

4,9

-3,2

-5,0

4,4

4,9

 

Hipermercados e supermercados

10,1

7,7

7,3

9,6

10,4

4,5

-3,8

-5,3

4,2

4,7

 

Tecidos, vestuário e calçados

7,1

2,2

0,4

3,6

6,0

11,4

6,0

7,4

12,9

15,4

 

Móveis e eletrodomésticos

16,3

8,0

-1,7

10,6

11,2

17,7

7,5

-2,0

10,2

12,7

 

Móveis

17,8

12,5

-1,1

13,1

10,8

19,3

15,3

1,0

13,4

15,9

 

Eletrodomésticos

15,5

5,8

-2,0

9,3

11,4

17,3

5,0

-3,1

9,1

11,5

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo