Crise econômica afeta o varejo goiano, recuando 12,6% em maio.
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o varejo brasileiro em maio de 2015 apresentou queda de 4,5% no volume e alta de 1,9% na receita nominal. Na mesma comparação o comércio goiano teve queda nas vendas e na receita nominal de 12,6% e 7,1%, respectivamente.
Na análise do comércio sem ajuste sazonal vinte e cinco das vinte e sete unidades da federação apresentaram variações negativas no volume de vendas, sendo que as maiores ocorreram na Paraíba (-13,6%), Goiás (-12,6%), Amazonas (-11,1%) e Bahia (-9,6%). Os únicos Estados que apresentaram resultados positivos foram: Roraima (8,3%) e Sergipe (3,7%), vide Gráfico 1.
Na comparação com ajuste sazonal, maio15/abril15, o comércio varejista nacional apresentou queda no volume de vendas (-0,9%) e receita nominal estável (0,0%). Para o Estado de Goiás, o resultado do mês de maio/15 apresentou variação de -0,7% no volume e a receita com variação de -0,4%.
Em âmbito regional, na série com ajuste sazonal, apenas cinco Estados tiveram taxas positivas, com destaque para o Roraima (3,9%), Mato Grosso (1,6%) e Tocantins (1,5%). As principais variações negativas ocorreram nos Estados de Sergipe (-3,9%), Amazonas (-3,1%), Rondônia (-2,7%) e Paraíba (-1,8%).
Na Tabela 1 exibe a variação mensal com ajuste sazonal, ou seja, sem o efeito de datas comemorativas, feriados e outros eventos que histórica e culturalmente influenciam os resultados das vendas, sendo possível assim fazer a comparação com o mês anterior. Em Goiás, no mês de maio/15, o volume de vendas e a receita nominal apresentaram queda de 0,7% e 0,4%, respectivamente. No varejo brasileiro a receita permaneceu estável e o volume apresentou queda de 0,9%, na mesma base de comparação.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)
|
Maio / 2015 |
|
Brasil |
Goiás |
|
Volume de Vendas |
-0,9 |
-0,7 |
Receita de Vendas |
0,0 |
-0,4 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.
Varejo Goiano Restrito
O comércio varejista goiano em maio de 2015 apresentou queda de 12,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior (série sem ajuste). Dentre as oito atividades, apenas duas (Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e Outros artigos de uso pessoal e doméstico) registraram taxas positivas em relação ao mês anterior. Na contramão, seis atividades apresentaram resultados negativos, cujos comportamentos são descritos a seguir. (Tabelas 2 e 3).
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
Mar/15 |
Abr/15 |
Maio/15 |
No Ano |
12 Meses |
Mar/15 |
Abr/15 |
Maio/15 |
No Ano |
12 Meses |
||
Comércio Varejista Geral |
0,3 |
-3,3 |
-4,5 |
-2,0 |
-0,5 |
-7,1 |
-11,3 |
-12,6 |
-9,4 |
-4,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-2,1 |
-2,1 |
-4,2 |
-3,7 |
-1,1 |
2,8 |
-7,3 |
-7,3 |
-1,7 |
0,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-2,4 |
-2,0 |
-2,1 |
-1,6 |
-0,9 |
-17,5 |
-15,4 |
-17,8 |
-16,0 |
-11,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
-2,4 |
-2,0 |
-2,1 |
-1,5 |
-0,9 |
-17,7 |
-15,8 |
-18,0 |
-16,3 |
-11,6 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-1,2 |
-7,5 |
-7,7 |
-5,0 |
-2,8 |
-5,0 |
-10,2 |
-8,2 |
-7,6 |
-3,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-6,8 |
-15,3 |
-18,5 |
-10,9 |
-6,1 |
-7,9 |
-18,2 |
-19,2 |
-12,0 |
-6,0 |
|
Móveis |
-7,9 |
-16,2 |
-20,0 |
-13,5 |
-7,8 |
-9,4 |
-20,7 |
-18,8 |
-14,4 |
-9,0 |
|
Eletrodomésticos |
-6,2 |
-15,0 |
-17,9 |
-9,7 |
-5,3 |
-7,3 |
-17,3 |
-19,2 |
-11,1 |
-5,0 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
10,3 |
6,2 |
1,8 |
5,0 |
6,8 |
7,9 |
4,0 |
-0,8 |
2,3 |
8,0 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-5,9 |
-9,1 |
-11,8 |
-8,6 |
-9,5 |
-17,0 |
-13,8 |
-14,9 |
-17,4 |
-13,0 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
21,8 |
2,5 |
0,3 |
10,7 |
3,2 |
72,7 |
25,8 |
6,4 |
32,3 |
19,5 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
15,7 |
-0,7 |
0,2 |
4,4 |
5,8 |
25,6 |
11,0 |
17,4 |
12,9 |
17,0 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-0,8 |
-8,3 |
-10,4 |
-7,0 |
-5,0 |
-5,3 |
-15,8 |
-17,1 |
-12,0 |
-7,3 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-3,7 |
-19,3 |
-22,2 |
-17,3 |
-13,9 |
-8,9 |
-25,9 |
-26,2 |
-19,1 |
-12,2 |
|
Material de construção |
2,9 |
-4,1 |
-11,3 |
-5,7 |
-3,6 |
17,2 |
3,8 |
-3,2 |
3,1 |
0,5 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
|
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Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015 |
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A desaceleração em maio/2015 foi puxada, principalmente pela queda nas vendas de Móveis e Eletrodomésticos (-19,2%) e hipermercados (-17,8%). O recuo nesses dois segmentos vem ocorrendo ao longo do ano. Esse comportamento é similar ao arrefecimento nas vendas do comércio de modo geral. A queda está relacionada à conjuntura econômica desfavorável, como a redução da massa de rendimento, menor ritmo de crescimento do crédito, elevação dos preços de bens e serviços, além do fraco desempenho das vendas em comemoração ao Dia das Mães.
O segmento de Livros, jornais e revistas vem apresentando queda por seis meses consecutivos e nos últimos doze meses a queda atingiu 13,0%. A trajetória declinante desta atividade vem sendo influenciada pela restrição orçamentária das famílias e, no que tange a jornais e revistas, por certa substituição dos produtos impressos pelos de meio eletrônico.
Em sentido contrário, o segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (engloba lojas de departamentos, joalherias, artigos esportivos e brinquedos) liderou as vendas, com expansão 17,4%. Este resultado reflete o comportamento da massa de rendimentos das famílias e da baixa oferta crédito, cujos níveis estão mais baixo este ano do que no ano passado, assim comprometendo datas comemorativas importantes como o dia das Mães.
O segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou a segunda maior taxa positiva, (6,4%). Essa alta pode ser explicada pelo comportamento do segmento nos últimos doze meses que teve variação de 16,0%, crescimento acima do IPCA (9,4%).
Varejo goiano ampliado
O varejo ampliado goiano, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou queda em maio de 17,1%, decorrente, em grande parte, do recuo nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças de (26,2%). Assim, pode-se considerar que há um represamento do consumo de bens duráveis durante a crise, devido seu valor.
O segmento de Material de construção, ao contrário do que ocorreu em abril, apresentou queda 3,2% no volume de vendas, na comparação com maio de 2014. Este resultado está sendo influenciado de certa forma pelos reflexos das expectativas negativas sobre o quadro macroeconômico e também pela diminuição da renda real. No acumulado material de construção atingiu taxas de 3,1% e em doze meses 0,5%.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Atividades |
Variação (%) |
|||||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||||
Mar/15 |
Abr/15 |
Maio/15 |
No Ano |
12 Meses |
Mar/15 |
Abr/15 |
Maio/15 |
No Ano |
12 Meses |
|
Comércio Varejista Geral |
6,3 |
2,8 |
1,9 |
4,1 |
5,7 |
-1,4 |
-5,6 |
-7,1 |
-3,5 |
0,6 |
Combustíveis e lubrificantes |
8,8 |
6,9 |
5,4 |
4,7 |
5,5 |
13,2 |
-0,3 |
-0,8 |
5,8 |
7,9 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
4,9 |
4,8 |
5,6 |
6,1 |
6,5 |
-8,4 |
-6,9 |
-8,7 |
-6,7 |
-3,8 |
Hipermercados e supermercados |
4,9 |
4,8 |
5,5 |
6,1 |
6,5 |
-8,6 |
-7,3 |
-9,0 |
-7,1 |
-4,1 |
Tecidos, vestuário e calçados |
2,1 |
-4,0 |
-4,5 |
-1,9 |
1,0 |
-0,9 |
-7,2 |
-5,6 |
-4,3 |
0,5 |
|