Crescimento de 10,38% no volume de vendas em Goiás
Em outubro, o comércio varejista ampliado em Goiás
apresentou um crescimento no volume de vendas de 10,38% e na receita nominal de
10,18%,considerando o mesmo perÃodo do ano anterior. Estes resultados ficaram
próximos dos nÃveis nacionais que foram 10,6% e 9,94%, respectivamente.
Considerando o indicador em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal, o
comércio varejista goiano apresentou um decréscimo no volume de vendas de
–1,99%, e na receita nominal uma queda de –2,77%. No Brasil estes valores
foram 0,51% e 0,38%, respectivamente.
No mês de outubro, comparando-se com o mesmo perÃodo do
ano anterior, destacaram-se em Goiás os setores sensÃveis à renda, como
hipermercados e supermercados, com crescimento no volume de vendas de 7,21% e na
receita nominal de 6,51%. O setor móveis e eletrodomésticos apresentou um
crescimento de 18,19% no volume e 13,19% na receita nominal de vendas. Neste
segmento impactaram além da renda, as condições propÃcias de crediário e de
preços decorrentes do aumento da importação de produtos favorecidos pelo câmbio.
O setor de tecidos, vestuários e calçados, que também é sensÃvel à renda
disponÃvel, apresentou um crescimento no volume (18,19%), e um acréscimo na
receita nominal de 13,63%.
O setor combustÃveis e lubrificantes continuou
apresentando resultados fortemente negativos com queda no volume de vendas
(-16,56%) e na receita nominal (-9,39%). Estes dados indicam uma situação
menos favorável que os resultados nacionais (-5,71%% no volume de vendas e
-0,42%Â na receita nominal).
O segmento material de escritório e informática e
comunicação, beneficiado pelo câmbio e pelas condições de crédito
apresentou elevado crescimento, com ampliação no volume de 35,92% e na receita
nominal de 10,42%. Pesam para o crescimento deste setor os aumentos nas vendas
de computadores além da contÃnua expansão das vendas de celulares que atingem
as classes de menor poder aquisitivo.
Outro setor que vem se destacando é o de veÃculos,
motores, partes e peças, com forte crescimento em decorrência do aumento da
renda e do crédito com juros mais baixos para a venda de veÃculos novos. Em
outubro houve aumento no volume, se comparado ao mesmo perÃodo do ano anterior,
de 22,15% e na receita de vendas de 12,76%.
Â
Tabela
|
||||
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Out.
|
No
|
Out.
|
No
|
|
CombustÃveis e Lubrificantes
|
-5,71
|
-8,88
|
-16,56
|
-19,48
|
Hipermercados supermercados produtos
|
6,06
|
7,47
|
5,54
|
12,94
|
– Hipermercados e Supermercados
|
6,51
|
7,55
|
7,21
|
14,93
|
Tecidos, vestuários e calçados
|
-0,96
|
1,42
|
5,09
|
-0,96
|
Móveis e eletrodomésticos
|
18,10
|
10,49
|
18,19
|
12,94
|
Artigos farmacêuticos, médicos,
|
4,69
|
4,02
|
-3,63
|
16,56
|
Livros, jornais, revistas e
|
5,29
|
1,54
|
14,35
|
25,74
|
Equipamentos e materiais para escritório,
|
24,90
|
33,71
|
35,92
|
7,90
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
|
21,96
|
16,91
|
-6,35
|
-3,05
|
VeÃculos, motores, partes e peças
|
17,71
|
6,54
|
22,15
|
10,75
|
Material de construção
|
14,96
|
4,85
|
8,20
|
1,43
|
Comércio varejistaÂ
|
10,6
|
6,05
|
10,38
|
7,58
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas,
Base:
|
Â
Â
Tabela
|
||||
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Out.
|
No
|
Out.
|
No
|
|
CombustÃveis e Lubrificantes
|
-0,42
|
3,56
|
-9,39
|
-8,12
|
Hipermercados supermercados produtos
|
5,61
|
6,08
|
4,90
|
11,39
|
– Hipermercados e Supermercados
|
6,04
|
6,16
|
6,51
|
13,37
|
Tecidos, vestuários e calçados
|
4,10
|
6,74
|
13,63
|
7,81
|
Móveis e eletrodomésticos
|
12,80
|
7,90
|
13,19
|
10,56
|
Artigos farmacêuticos, médicos,
|
9,37
|
9,59
|
0,31
|
22,12
|
Livros, jornais, revistas e
|
10,26
|
6,84
|
21,72
|
30,57
|
Equipamentos e materiais para escritório,
|
8,79
|
15,87
|
10,42
|
-9,12
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
|
19,71
|
21,13
|
-1,20
|
4,25
|
VeÃculos, motores, partes e peças
|
14,20
|
7,34
|
18,64
|
9,45
|
Material de construção
|
18,54
|
9,09
|
12,76
|
5,22
|
Comércio varejistaÂ
|
9,94
|
7,46
|
10,18
|
8,38
|
Fonte:
Base:
|
Â