Crescimento de 10,38% no volume de vendas em Goiás


Em outubro, o comércio varejista ampliado em Goiás
apresentou um crescimento no volume de vendas de 10,38% e na receita nominal de
10,18%,considerando o mesmo período do ano anterior. Estes resultados ficaram
próximos dos níveis nacionais que foram 10,6% e 9,94%, respectivamente.
Considerando o indicador em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal, o
comércio varejista goiano apresentou um decréscimo no volume de vendas de
–1,99%, e na receita nominal uma queda de –2,77%. No Brasil estes valores
foram 0,51% e 0,38%, respectivamente.

No mês de outubro, comparando-se com o mesmo período do
ano anterior, destacaram-se em Goiás os setores sensíveis à renda, como
hipermercados e supermercados, com crescimento no volume de vendas de 7,21% e na
receita nominal de 6,51%. O setor móveis e eletrodomésticos apresentou um
crescimento de 18,19% no volume e 13,19% na receita nominal de vendas. Neste
segmento impactaram além da renda, as condições propícias de crediário e de
preços decorrentes do aumento da importação de produtos favorecidos pelo câmbio.
O setor de tecidos, vestuários e calçados, que também é sensível à renda
disponível, apresentou um crescimento no volume (18,19%), e um acréscimo na
receita nominal de 13,63%.

O setor combustíveis e lubrificantes continuou
apresentando resultados fortemente negativos com queda no volume de vendas
(-16,56%) e na receita nominal (-9,39%). Estes dados indicam uma situação
menos favorável que os resultados nacionais (-5,71%% no volume de vendas e
-0,42%  na receita nominal).

O segmento material de escritório e informática e
comunicação, beneficiado pelo câmbio e pelas condições de crédito
apresentou elevado crescimento, com ampliação no volume de 35,92% e na receita
nominal de 10,42%. Pesam para o crescimento deste setor os aumentos nas vendas
de computadores além da contínua expansão das vendas de celulares que atingem
as classes de menor poder aquisitivo.

Outro setor que vem se destacando é o de veículos,
motores, partes e peças, com forte crescimento em decorrência do aumento da
renda e do crédito com juros mais baixos para a venda de veículos novos. Em
outubro houve aumento no volume, se comparado ao mesmo período do ano anterior,
de 22,15% e na receita de vendas de 12,76%.

 

Tabela
3

Estado
de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio
varejista ampliado – outubro de 2006

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Out.

No
ano

Out.

No
ano

Combustíveis e Lubrificantes

-5,71

-8,88

-16,56

-19,48

Hipermercados supermercados produtos
alimentícios, bebidas e fumo

6,06

7,47

5,54

12,94

– Hipermercados e Supermercados

6,51

7,55

7,21

14,93

Tecidos, vestuários e calçados

-0,96

1,42

5,09

-0,96

Móveis e eletrodomésticos

18,10

10,49

18,19

12,94

Artigos farmacêuticos, médicos,
ortopédicos, perfumaria e cosméticos

4,69

4,02

-3,63

16,56

Livros, jornais, revistas e
papelaria

5,29

1,54

14,35

25,74

Equipamentos e materiais para escritório,
informática e comunicação

24,90

33,71

35,92

7,90

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

21,96

16,91

-6,35

-3,05

Veículos, motores, partes e peças

17,71

6,54

22,15

10,75

Material de construção

14,96

4,85

8,20

1,43

Comércio varejista 
geral

10,6

6,05

10,38

7,58

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas,
Coordenação de Serviços e Comércio.

Base:
Igual mês do ano anterior = 100

 

 

Tabela
4

Estado
de Goiás e Brasil: Variação de receita nominal no comércio varejista
ampliado –  outubro de  2006

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Out.

No
ano

Out.

No
ano

Combustíveis e Lubrificantes

-0,42

3,56

-9,39

-8,12

Hipermercados supermercados produtos
alimentícios, bebidas e fumo

5,61

6,08

4,90

11,39

– Hipermercados e Supermercados

6,04

6,16

6,51

13,37

Tecidos, vestuários e calçados

4,10

6,74

13,63

7,81

Móveis e eletrodomésticos

12,80

7,90

13,19

10,56

Artigos farmacêuticos, médicos,
ortopédicos, perfumaria e cosméticos

9,37

9,59

0,31

22,12

Livros, jornais, revistas e
papelaria

10,26

6,84

21,72

30,57

Equipamentos e materiais para escritório,
informática e comunicação

8,79

15,87

10,42

-9,12

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

19,71

21,13

-1,20

4,25

Veículos, motores, partes e peças

14,20

7,34

18,64

9,45

Material de construção

18,54

9,09

12,76

5,22

Comércio varejista 
geral

9,94

7,46

10,18

8,38

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

Base:
Igual mês do ano anterior = 100

 

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