Comércio varejista goiano recua 13,4% em maio
O comércio varejista restrito goiano (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção) apresentou nova queda no seu volume de vendas em maio deste ano, sendo a maior desde outubro de 2015, já computa 18 meses consecutivos de queda. Os dados são da pesquisa mensal do comércio (PMC/IBGE) analisados pelo Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos socioeconômicos (IMB).
Segundo a Pesquisa, o mês de maio apontou queda de 13,4% em comparação às vendas do comércio varejista de maio do ano passado, com esse resultado, observa-se piora no indicador. Goiás apresentou a 11ª pior taxa entre as 27 unidades da Federação, sua queda foi superior à apurada nacionalmente, -9,0% (Gráfico 1).
Em volume, na comparação com ajuste sazonal, ou seja, na passagem de abril/2016 para maio/2016, o resultado para as vendas do comércio goiano (-2,8%,) ficou abaixo da média do nacional, retrocedendo em relação ao registrado no mês anterior, que apresentou alta de 0,1%. Em termos de receita nominal, tanto Goiás como o Brasil apresentou recuo, -0,1% e -1,9%, respectivamente (Tabela 1).
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 |
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|
Maio/2016 |
|
Brasil |
Goiás |
|
Volume de Vendas |
-1,0 |
-2,8 |
Receita dze Vendas |
-0,1 |
-1,9 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016. |
Varejo Goiano Restrito
O resultado negativo do varejo restrito goiano em volume em maio/16 refletiu recuos em todos os segmentos, sendo as maiores quedas nas vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria, com recuo de 35,0% e Tecidos, vestuários e calçados, com queda de 23,3%. Outras contribuições negativas com menor impacto aconteceram nos segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-6,8%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,6%), refletindo a queda no poder de compra da população, devido à redução da renda real pressionada pela inflação no grupo da alimentação e de medicamentos, pelo recente reajuste dos preços de medicamentos, medidos pelo IPCA (Tabela 2).
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
Mar/16 |
Abr/16 |
Maio/16 |
No Ano |
12 Meses |
Mar/16 |
Abr/16 |
Maio/16 |
No Ano |
12 Meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-5,7 |
-6,9 |
-9,0 |
-7,3 |
-6,5 |
-8,5 |
-8,7 |
-13,4 |
-10,4 |
-10,6 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-10,1 |
-10,6 |
-10,9 |
-10,0 |
-8,7 |
-8,7 |
-4,6 |
-9,2 |
-6,5 |
-5,3 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-1,2 |
-4,6 |
-5,6 |
-3,7 |
-3,4 |
-4,6 |
-9,7 |
-7,6 |
-7,7 |
-9,1 |
|
Hipermercados e supermercados |
-1,0 |
-4,4 |
-5,3 |
-3,6 |
-3,4 |
-4,7 |
-9,5 |
-8,4 |
-7,9 |
-9,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-15,3 |
-9,9 |
-13,5 |
-12,7 |
-11,4 |
-16,6 |
-3,7 |
-23,3 |
-13,7 |
-11,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-13,8 |
-10,1 |
-14,6 |
-15,3 |
-15,9 |
-14,5 |
-10,9 |
-21,7 |
-18,0 |
-20,4 |
|
Móveis |
-16,7 |
-14,1 |
-12,6 |
-12,6 |
-16,4 |
-12,4 |
-6,4 |
-17,8 |
-1,4 |
-14,8 |
|
Eletrodomésticos |
-12,6 |
-8,2 |
-15,6 |
-16,5 |
-15,7 |
-15,2 |
-12,4 |
-22,9 |
-23,1 |
-22,1 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
2,1 |
-1,3 |
-2,6 |
0,7 |
1,3 |
0,9 |
-3,2 |
-6,8 |
-1,6 |
-1,0 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-16,2 |
-18,7 |
-24,2 |
-16,8 |
-14,7 |
-11,5 |
-19,0 |
-17,4 |
-8,7 |
-9,7 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-8,6 |
-14,4 |
-14,4 |
-15,8 |
-12,1 |
-46,0 |
-29,0 |
-35,0 |
-35,9 |
-21,2 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-11,9 |
-11,1 |
-15,5 |
-13,1 |
-8,0 |
-0,9 |
-10,0 |
-14,7 |
-7,8 |
-2,8 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-7,9 |
-9,2 |
-10,2 |
-9,5 |
-9,7 |
-13,6 |
-12,1 |
-15,4 |
-15,0 |
-16,3 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-11,1 |
-13,7 |
-13,3 |
-13,5 |
-16,5 |
-17,9 |
-14,5 |
-16,1 |
-18,9 |
-24,2 |
|
Material de construção |
-14,7 |
-13,0 |
-10,6 |
-13,6 |
-11,6 |
-20,6 |
-19,0 |
-22,4 |
-22,2 |
-15,0 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016. |
|
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A Tabela 3 mostra que em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano vem apresentando queda, -3,3% em maio/16, acumulando queda de 1,9% em doze meses. Ressalta-se que esse resultado se torna preocupante, pois em um ambiente econômico com inflação alta, esse resultado negativo contribui mais ainda para a queda no valor da receita real.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||||
Mar/16 |
Abr/16 |
Maio/16 |
No Ano |
12 Meses |
Mar/16 |
Abr/16 |
Maio/16 |
No Ano |
12 Meses |
|
Comércio Varejista Geral |
6,1 |
4,9 |
2,2 |
4,2 |
3,2 |
2,4 |
2,0 |
-3,3 |
-0,1 |
-1,9 |
Combustíveis e lubrificantes |
3,4 |
3,3 |
0,8 |
4,6 |
5,4 |
6,1 |
12,3 |
6,6 |
8,5 |
7,6 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,7 |
8,9 |
7,1 |
9,5 |
8,0 |
7,8 |
1,7 |
3,1 |
3,9 |
2,1 |
Hipermercados e supermercados |
12,8 |
9,0 |
7,4 |
9,5 |
7,8 |
7,5 |
1,6 |
2,0 |
3,4 |
1,7 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-9,8 |
-4,6 |
-8,0 |
-7,3 |
-7,0 |
-12,2 |
2,4 |
-18,8 |
-9,3 |
-7,5 |
Móveis e eletrodomésticos |
-8,4 |
-4,8 |
-8,7 |
-10,0 |
-12,5 |
-8,0 |
-3,6 |
-16,1 |
-12,0 |
-16,8 |
Móveis |
-13,2 |
-11,2 |
-10,2 |
-8,9 |