Comércio varejista goiano recua 11,6% em janeiro


 

Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) analisada pelo Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), o volume e a receita de vendas do comércio goiano restrito (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção) apresentaram recuo de -11,6% e -11,7%, respectivamente, na comparação com o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais (Tabela 1). Os indicadores, para o Brasil, também se apresentaram negativos, com taxas de -0,7% e -0,8% para volume e receita de vendas, respectivamente.

 

Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2017 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)

 

Variações Mensais (%)

Brasil

Goiás

 

Nov/16

Dez/16

Jan/17

Nov/16

Dez/16

Jan/17

Volume de Vendas

0,9

-1,9

-0,7

4,8

-5,9

-11,6

Receita de Vendas

0,7

-2,0

-0,8

3,0

-4,6

-11,7

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017.

 

Em janeiro/2017, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas do comércio goiano restrito, descontada a inflação, apresentou queda de 18,8%, sendo a maior queda registrada pela série e com desempenho abaixo do apurado para o varejo brasileiro (-7,1%) (Gráfico 1), ficando a frente, somente, do Distrito Federal (-21,0%).

 

 

 

Varejo Goiano Restrito

A variação no volume de vendas, na comparação jan17/jan16, foi positiva somente na atividade eletrodomésticos com uma taxa de 7,0%, contudo, quando se analisa o segmento de Móveis e Eletrodomésticos há um recuo de 12,8% no período em análise, puxado pelo subsegmento de móveis (-55,5%). Com uma dinâmica de vendas associada à disponibilidade de crédito, os resultados da atividade são influenciados, principalmente, pelo custo do crédito.

A maior queda foi registrada pelo segmento de Combustíveis e lubrificantes com uma taxa de -51,3%, acumulando nos últimos doze meses -12,2%. Outro segmento com uma queda acentuada e contínua é o de venda de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com uma taxa de 48,0%, influenciada pela retirada de subsídios para computadores e o aumento do dólar, gerando aumento de preços e diminuição nas vendas.

 

O segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria recuou no volume de vendas 22,1% sobre janeiro de 2016 e tem uma taxa acumulada de -11,9% nos últimos 12 meses. Além da influência da renda, esta atividade é influenciada pela substituição de produtos impressos, jornais e revistas, pelos de meio eletrônico.

 

O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com -20,0% de variação no volume de vendas na relação janeiro 2017/janeiro 2016. Apesar de ter apresentado uma das maiores taxas negativas no período em análise, no acumulado dos últimos doze meses a atividade continua se destacando em termos de desempenho acumulado em relação à média geral, o que deve ser atribuído, especialmente, ao caráter de uso essencial de seus produtos.

 

No segmento de Tecidos, vestuário e calçados, houve um recuo de 9,2% no volume de vendas sobre janeiro de 2016, e em termos de desempenho acumulado, os resultados foram de -9,7% no período dos últimos doze meses.  

 

Em termos de desempenho o comércio tem sentido os efeitos, de modo geral, da redução da renda real, da taxa de juros ainda muito elevada e o desemprego crescente.

 


Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

nov/16

dez/16

jan/17

nov/16

dez/16

jan/17

 

Comércio Varejista Geral

-3,8

-4,9

-7,1

-7,1

-5,9

-5,3

-6,5

-18,8

-18,8

-9,7

 

Combustíveis e lubrificantes

-7,8

-5,4

-9,0

-9,0

-8,8

-10,5

-8,0

-51,3

-51,3

-12,2

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-1,7

-2,9

-7,0

-7,0

-3,2

-0,8

-2,1

-6,3

-6,3

-5,8

 

Hipermercados e supermercados

-1,7

-3,1

-5,7

-5,7

-3,1

-1,7

-2,7

-5,5

-5,5

-6,2

 

Tecidos, vestuário e calçados

-9,8

-8,8

-6,3

-6,3

-10,4

-6,9

-8,3

-9,2

-9,2

-9,7

 

Móveis e eletrodomésticos

-7,9

-8,8

-3,6

-3,6

-10,6

-8,7

-13,3

-12,8

-12,8

-14,7

 

Móveis

-8,2

-8,1

-41,3

-41,3

-15,4

-4,5

-16,4

-55,5

-55,5

-19,6

 

Eletrodomésticos

-7,8

-9,2

5,6

5,6

-9,3

-10,0

-12,4

7,0

7,0

-13,8

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

-3,6

-5,6

-6,0

-6,0

-2,5

-4,7

-4,5

-20,0

-20,0

-5,5

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-11,5

-12,5

-17,0

-17,0

-16,7

-7,3

0,4

-22,1

-22,1

-11,9

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-8,9

-1,2

-5,9

-5,9

-10,7

-46,3

-35,5

-48,0

-48,0

-41,8

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

-0,4

-4,8

-5,8

-5,8

-8,8

2,5

-4,6

-15,2

-15,2

-5,4

 

Comércio varejista ampliado geral

-5,2

-6,8

-4,8

-4,8

-7,9

-3,1

-2,6

-20,4

-20,4

-11,5

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-9,3

-13,4

-4,6

-4,6

-12,7

0,3

3,0

-30,6

-30,6

-13,8

 

Material de construção

-4,2

-1,7

-0,2

-0,2

-9,2

-2,0

5,0

-26,3

-26,3

-15,2

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio                                                                  

 

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017

 

 

 

 

Em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou queda de 13,5% em janeiro de 2017, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos doze meses a taxa do estado é de 0,2%. Para o Brasil, a comparação jan17/ jan16 foi negativa em 2,2%, conforme Tabela 3.

 

Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12       Meses

 

nov/16

dez/16

jan/17

nov/16

dez/16

jan/17

 

Comércio Varejista Geral

4,6

2,0

-2,2

-2,2

4,2

2,8

0,2

-13,5

-13,5

0,2

 

Combustíveis e lubrificantes

-5,1

-2,9

-6,9

-6,9

0,1

-3,5

-1,2

-47,8

-47,8

-0,7

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

8,7

5,6

-1,2

-1,2

8,9

8,9

5,3

-1,7

-1,7

5,5

 

Hipermercados e supermercados

8,8

5,5

0,5

0,5

9,1

8,2

5,0

-0,4

-0,4

5,1

 

Tecidos, vestuário e calçados

-6,2

-5,7

-3,1

-3,1

-5,8

-1,7

-3,2

-4,7

-4,7

-4,6

 

Móveis e eletrodomésticos

-3,3

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