Comércio varejista goiano mantém-se em queda em julho, 9,8%
O volume de vendas do comércio goiano restrito (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção) inicia o segundo semestre com queda real de 9,8% (descontada a inflação), na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme apontou a pesquisa mensal do comércio (PMC/IBGE) e analisado pelo Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB). Com este resultado, o varejo de Goiás atinge a 12ª pior taxa entre as 27 unidades da Federação, desempenho abaixo do apurado para o comércio brasileiro, -5,3%. Esse resultado reflete a continuidade da deterioração dos principais indicadores econômicos, (Gráfico 1).
Gráfico 1 – Variação no volume de vendas do comércio varejista por UF (julho 2016/ julho 2015) (%)
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.
O comportamento das vendas do varejo goiano, contra julho/2016 junho/2016, apresentou leve recuperação, com 0,1%, já descontada a inflação, para a média do país, o resultado foi de -0,3%. Observa-se uma tendência de recuperação gradativa para Goiás, tendo em vista que desde maio/2016, os resultados vêm apresentando melhoras. O resultado para a receita nominal, tanto para Goiás quanto para o Brasil foi de taxas positivas, 0,8% e 0,7%, respectivamente (Tabela 1).
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%) |
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|
Variações Mensais (%) |
|||||
Brasil |
Goiás |
|||||
Maio/16 |
Jun/16 |
Jul/16 |
Maio/16 |
Jun/16 |
Jul/16 |
|
Volume de Vendas |
-0,8 |
0,3 |
-0,3 |
-3,2 |
0,4 |
0,1 |
Receita de Vendas |
0,1 |
1,2 |
0,7 |
-2,1 |
1,7 |
0,8 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016. |
Varejo Goiano Restrito
Todas as atividades do varejo restrito goiano, monitoradas pela pesquisa do IBGE, tiveram resultados negativos em volume em julho/16, sendo que os maiores recuos ocorreram nas vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com decréscimo real de 43,5%, impulsionado, em grande medida, pela valorização do dólar frente ao real, além da redução no volume de crédito e no segmento de Móveis e eletrodomésticos, com queda de 17,8%, por se tratar de uma atividade que depende de financiamento e as taxas de juros estão bastante elevadas. Com menor impacto, Outros artigos de uso pessoal e domésticos apresentou queda de -3,8%, esse segmento contempla um mix diversificado de produtos, muitos deles são de reposição doméstica, consumo que pode ser postergado. E puxado pelo menor poder de compra e pela baixa confiança dos consumidores, Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou queda de -6,9%. O setor de alimentação dentro do lar sofre muito e sente a pressão do aumento da inflação, que cresce acima do índice geral. A cesta de produtos deste setor teve um aumento médio de preços em julho de 2016 de 19,04 % (acumulado 12 meses) contra 13,19% no mesmo período do ano passado.
Tabela 2 – Brasil e estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
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Maio/16 |
Jun/16 |
Jul/16 |
No Ano |
12 Meses |
Maio/16 |
Jun/16 |
Jul/16 |
No Ano |
12 Meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-9,0 |
-4,8 |
-5,3 |
-6,7 |
-6,8 |
-13,5 |
-10,3 |
-9,8 |
-10,3 |
-10,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-10,8 |
-9,0 |
-9,9 |
-9,8 |
-9,8 |
-9,2 |
-9,9 |
-8,0 |
-7,3 |
-6,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-5,5 |
-1,7 |
-0,1 |
-2,9 |
-3,1 |
-7,6 |
-5,8 |
-6,9 |
-7,4 |
-8,6 |
|
Hipermercados e supermercados |
-5,3 |
-2,6 |
-0,9 |
-3,1 |
-3,3 |
-8,4 |
-6,2 |
-7,5 |
-7,6 |
-8,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-13,6 |
-3,9 |
-14,2 |
-11,6 |
-11,8 |
-23,5 |
-12,7 |
-6,9 |
-12,5 |
-11,4 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-15,2 |
-10,7 |
-12,4 |
-14,4 |
-15,8 |
-21,7 |
-17,5 |
-17,8 |
-17,9 |
-20,6 |
|
Móveis |
-12,1 |
-12,4 |
-12,8 |
-12,5 |
-16,4 |
-17,8 |
-19,4 |
-24,5 |
-7,1 |
-15,4 |
|
Eletrodomésticos |
-16,5 |
-9,9 |
-12,2 |
-15,2 |
-15,5 |
-22,9 |
-17,1 |
-15,3 |
-21,3 |
-22,3 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
-2,5 |
-2,1 |
-3,2 |
-0,3 |
0,2 |
-6,8 |
-5,4 |
-7,4 |
-3,0 |
-2,3 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-24,4 |
-18,3 |
-18,6 |
-17,2 |
-16,2 |
-17,4 |
-13,8 |
-13,5 |
-10,0 |
-10,7 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-14,4 |
-18,3 |
-12,9 |
-15,8 |
-14,6 |
-35,0 |
-46,4 |
-43,5 |
-38,2 |
-27,4 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-15,4 |
-8,4 |
-11,6 |
-12,2 |
-9,6 |
-14,7 |
-7,8 |
-3,8 |
-7,2 |
-4,3 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-10,2 |
-8,1 |
-10,2 |
-9,4 |
-10,3 |
-15,0 |
-11,1 |
-15,1 |
-14,4 |
-16,7 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-13,2 |
-15,2 |
-20,0 |
-14,7 |
-17,7 |
-14,7 |
-10,8 |
-22,7 |
-18,1 |
-24,2 |
|
Material de construção |
-10,6 |
-9,6 |
-12,6 |
-12,9 |
-12,9 |
-22,4 |
-15,6 |
-15,1 |
-20,3 |
-17,3 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016. |
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A Tabela 3 mostra que em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou alta, 2,2% em julho/16, acumulando queda de 1,3% em doze meses. Diante de um cenário de inflação considerada elevada (em julho o IPCA em 12 meses já acumulou 12,2%), essa taxa negativa ainda é preocupante, pois o valor da receita real cai ainda mais.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||||
Maio/16 |
Jun/16 |
Jul/16 |
No Ano |
12 Meses |
Maio/16 |
Jun/16 |
Jul/16 |
No Ano |
12 Meses |
|
Comércio Varejista Geral |
2,2 |
6,7 |
6,7 |
4,9 |
3,7 |
-3,3 |
1,3 |
2,2 |
0,4 |
-1,3 |
Combustíveis e lubrificantes |
1,0 |
2,1 |
1,0 |
3,8 |
4,3 |
6,7 |
7,6 |
6,5 |
8,1 |
7,9 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
7,2 |
11,6 |
14,3 |
10,5 |
9,0 |
3,1 |
6,9 |
7,5 |
4,8 |
3,1 |
Hipermercados e supermercados |
7,4 |
10,5 |
13,4 |
10,2 |
8,7 |
2,0 |
6,5 |
6,8 |
4,3 |
2,7 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-8,0 |
1,8 |
-9,2 |
-6,2 |
-7,2 |
-19,0 |