Comércio varejista goiano cresce acima da média nacional em 2011
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio goiano obteve crescimento de 6,4% no volume de vendas em dezembro de 2011, fechando o ano com acumulado de 7,4%, superior a média nacional que foi de 6,7%. Em receita de vendas o comércio obteve ganho de 8,5%, em relação a dezembro de 2010, com crescimento acumulado no ano de 11,5%.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2011 |
|||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||
No Ano |
No Ano |
||||||||
out/11 |
nov/11 |
dez/11 |
out/11 |
nov/11 |
dez/11 |
||||
Comércio Varejista Geral |
4,2 |
6,7 |
6,7 |
6,7 |
3,8 |
5,4 |
6,4 |
7,4 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-0,6 |
1,2 |
0,4 |
1,6 |
-10,1 |
-7,9 |
-10,7 |
-4,2 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
2,3 |
6,2 |
4,6 |
4,0 |
9,0 |
9,7 |
4,5 |
7,8 |
|
Hipermercados e supermercados |
2,3 |
6,3 |
4,6 |
4,0 |
9,0 |
9,7 |
4,3 |
8,0 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-2,2 |
0,4 |
0,8 |
3,6 |
-3,2 |
1,3 |
1,0 |
7,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
13,1 |
12,3 |
15,3 |
16,6 |
3,3 |
3,9 |
13,4 |
8,4 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
7,5 |
8,4 |
7,0 |
9,7 |
5,8 |
10,4 |
8,1 |
15,7 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
4,4 |
5,5 |
-2,3 |
5,9 |
8,6 |
28,5 |
-1,2 |
14,1 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
28,8 |
24,7 |
34,8 |
19,6 |
1,8 |
-6,1 |
14,6 |
4,3 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
0,5 |
2,6 |
3,4 |
4,0 |
3,3 |
6,7 |
5,4 |
7,2 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
1,6 |
3,2 |
4,3 |
6,6 |
-1,9 |
1,2 |
0,5 |
7,4 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-3,8 |
-2,7 |
-0,7 |
6,1 |
-8,3 |
-3,4 |
-7,0 |
7,2 |
|
Material de construção |
6,8 |
5,8 |
5,1 |
9,1 |
4,9 |
7,6 |
5,9 |
8,7 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2011 |
|||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||
No Ano |
No Ano |
||||||||
out/11 |
nov/11 |
dez/11 |
out/11 |
nov/11 |
dez/11 |
||||
Comércio Varejista Geral |
8,8 |
10,8 |
10,1 |
11,5 |
6,4 |
8,2 |
8,5 |
11,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
7,5 |
7,9 |
7,2 |
9,4 |
-1,9 |
-0,6 |
-3,6 |
10,0 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
9,4 |
12,5 |
10,8 |
11,5 |
14,2 |
14,6 |
10,3 |
15,0 |
|
Hipermercados e supermercados |
9,4 |
12,7 |
10,8 |
11,4 |
14,2 |
14,6 |
10,1 |
15,1 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
6,9 |
8,8 |
9,0 |
11,8 |
4,5 |
10,4 |
8,3 |
14,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
8,6 |
9,1 |
10,9 |
13,1 |
-3,0 |
-1,6 |
8,5 |
2,6 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
12,4 |
13,3 |
11,9 |
14,1 |
8,2 |
12,8 |
11,4 |
18,1 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
10,4 |
11,2 |
3,0 |
10,7 |
12,5 |
32,3 |
1,7 |
16,9 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
10,1 |
7,8 |
20,0 |
3,4 |
-3,6 |
-13,0 |
3,7 |
-4,2 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
6,7 |
8,4 |
8,5 |
10,1 |
9,5 |
12,9 |
11,4 |
14,2 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
4,6 |
5,7 |
6,4 |
9,4 |
0,1 |
3,3 |
2,2 |
9,4 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-5,0 |
-4,3 |
-2,6 |
4,6 |
-8,7 |
-3,4 |
-7,5 |
6,2 |
|
Material de construção |
9,9 |
8,4 |
7,5 |
12,9 |
10,1 |
12,7 |
11,1 |
14,9 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
O gráfico 2 detalha o comportamento das vendas no comércio varejista ampliado para volume e receita de vendas nos 12 meses de 2011, desse modo verifica-se ganhos robustos no início do ano, chegando a atingir o pico de 20,73% de receita em fevereiro, para em seguida, no mês de março, obter apenas 1,26% sobre março de 2010, recuperando o ritmo no mês seguinte, quando voltou a apresentar ótimo desempenho, e fechando o ano com pequeno rendimento sobre o mesmo período do ano anterior. Em termos de volume de vendas chegou apresentar variação negativa em outubro. A linha de tendência de média móvel demonstra um comportamento decrescente no acréscimo de vendas do comercio varejista ampliado.
Sueide Rodrigues S. Peixoto