Comércio varejista goiano cresce 1,2 % em novembro
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) de novembro, analisada pelo Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), as vendas do comércio varejista goiano, comparadas com o mês imediatamente anterior, tiveram um aumento no volume e na receita do comércio restrito (que exclui os segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção), com taxas de 1,2% e 1,0%, respectivamente (Tabela 1). Na mesma métrica, o indicador para o varejo nacional apresentou taxa de 0,7% no volume de vendas e 1,3% na receita nominal.
Em novembro/2017, comparado a novembro/2016, o volume de vendas do comércio goiano restrito, descontada a inflação, apresentou queda de 10,0%. Nessa mesma comparação, o desempenho do apurado para o varejo brasileiro foi de 5,9%. Em novembro, 23 unidades da Federação apresentaram taxas positivas no volume de vendas do comércio, conforme descrito no Gráfico 1.
O comércio varejista ampliado goiano, que inclui o varejo restrito bem como as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou em novembro/17 decréscimo nas vendas de 9,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a retração no volume de negócios em Goiás foi de 8,3%. Na mesma comparação, o varejo brasileiro avançou 8,7% em novembro e 2,6% nos últimos 12 meses.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2017 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100 – (%) |
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Variação Mensal (%) |
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Brasil |
Goiás |
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set/17 |
out/17 |
nov/17 |
set/17 |
out/17 |
nov/17 |
Volume de Vendas |
0,4 |
-0,7 |
0,7 |
0,7 |
-1,9 |
1,2 |
Receita de Vendas |
1,1 |
-0,4 |
1,3 |
1,0 |
-0,9 |
1,0 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017. |
Varejo Goiano Restrito
Em termos de segmentos, a variação no volume de vendas na comparação nov17/nov16 foi negativa para a maior parte do comércio goiano. A economia não apresenta sinais de recuperação consistentes, sendo novembro de 2014 a última taxa positiva registrada para Goiás, perfazendo 36 meses.
A maior queda foi registrada pelo segmento de combustíveis e lubrificantes que, com uma taxa de -25,4% em novembro, acumulou nos últimos doze meses -21,8%. Outro segmento com queda acentuada foi livros, jornais, revistas e papelaria, com taxa de -17,0% e acumulado de -13,8% nos últimos dozes meses.
Por outro lado, o segmento de móveis e eletrodomésticos destacou-se com resultado positivo de 10,3% em novembro e 2,2% no acumulado de 12 meses. A Tabela 2 permite observar as taxas de variação do volume de vendas para o Brasil e para Goiás durante os meses de setembro, outubro e novembro, assim como o acumulado no ano e nos últimos doze meses.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
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Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
set/17 |
out/17 |
nov/17 |
set/17 |
out/17 |
nov/17 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
6,2 |
2,6 |
5,9 |
1,9 |
1,1 |
-7,1 |
-10,4 |
-10,0 |
-9,2 |
-8,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-4,1 |
-0,9 |
-2,4 |
-2,9 |
-3,2 |
5,7 |
-27,2 |
-25,4 |
-23,1 |
-21,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
5,7 |
1,5 |
5,2 |
1,0 |
0,6 |
6,0 |
-16,5 |
-13,4 |
-12,2 |
-11,2 |
|
Hipermercados e supermercados |
6,0 |
2,2 |
6,3 |
1,3 |
0,8 |
12,5 |
-16,4 |
-13,4 |
-12,2 |
-11,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
12,5 |
4,9 |
9,1 |
7,7 |
4,9 |
16,6 |
-11,9 |
-7,1 |
-2,2 |
-3,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
16,6 |
10,0 |
15,6 |
9,7 |
7,5 |
10,6 |
17,4 |
10,3 |
4,1 |
2,2 |
|
Móveis |
10,6 |
8,1 |
11,1 |
-3,0 |
-3,6 |
18,4 |
8,3 |
13,6 |
-11,8 |
-12,2 |
|
Eletrodomésticos |
18,4 |
10,1 |
16,6 |
10,4 |
8,0 |
7,0 |
21,0 |
10,5 |
7,7 |
5,5 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
7,0 |
6,3 |
8,0 |
2,0 |
1,3 |
-6,5 |
6,1 |
6,7 |
1,3 |
0,8 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-6,5 |
-2,8 |
-2,2 |
-3,5 |
-4,6 |
-3,0 |
-24,3 |
-17,0 |
-15,8 |
-13,8 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-3,0 |
5,2 |
-6,8 |
-1,2 |
-1,2 |
10,7 |
-8,0 |
-7,2 |
-23,1 |
-24,5 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
10,7 |
3,2 |
8,1 |
2,6 |
1,6 |
-24,1 |
-14,3 |
-12,7 |
-11,3 |
-10,4 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
9,1 |
7,6 |
8,7 |
3,7 |
2,6 |
-8,4 |
-4,2 |
-9,6 |
-8,9 |
-8,3 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
10,7 |
13,7 |
9,3 |
2,4 |
0,8 |
-15,1 |
2,8 |
-15,6 |
-13,7 |
-12,3 |
|
Material de construção |
15,5 |
18,5 |
14,8 |
9,2 |
8,3 |
-10,2 |
-4,6 |
-6,5 |
-6,6 |
-5,7 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
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Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017 |
Em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou queda de 9,5% em novembro de 2017. No mesmo período a taxa foi positiva para o Brasil (4,7%). No acumulado dos últimos doze meses a taxa foi de -7,6% para Goiás e 2,2% para o Brasil, conforme aponta a Tabela 3.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
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Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
set/17 |
out/17 |
nov/17 |
set/17 |
out/17 |
nov/17 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
4,4 |
1,0 |
4,7 |
2,2 |
2,2 |
-8,9 |
-11,5 |
-9,5 |
-8,5 |
-7,6 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
2,0 |
4,3 |
5,6 |
-1,9 |
-2,0 |
-23,4 |
-22,4 |
-15,9 |
-22,4 |
-20,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
1,7 |
-2,0 |
1,5 |
1,1 |
1,5 |
-16,8 |
-21,1 |
-17,6 |
-13,4 |
-11,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
2,0 |
-1,2 |
2,6 |
1,6 |
2,0 |
-17,0 |
-20,7 |
-17,5 |
-13,1 |
-11,3 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
15,2 |
7,6 |
12,0 |
10,3 |