Comércio varejista goiano cresce 0,1% em setembro
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), analisada pelo Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), o volume de vendas do comércio goiano restrito (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção) apresentou alta de 0,1% (descontada a inflação), na comparação com o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, conforme descrito na Tabela 1. A receita nominal também apresentou recuperação, com alta de 1,1%, o mesmo indicador para o Brasil apresentou queda de 0,3%.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%) |
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|
Variações Mensais (%) |
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Brasil |
Goiás |
|||||
Jul/16 |
Ago/16 |
Set/16 |
Jul/16 |
Ago/16 |
Set/16 |
|
Volume de Vendas |
-0,7 |
-0,8 |
-1,0 |
0,1 |
-1,5 |
0,1 |
Receita de Vendas |
0,4 |
0,4 |
-0,3 |
0,8 |
-0,3 |
1,1 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016. |
Em setembro/2016, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas do comércio goiano restrito apresentou recuo de 7,7% (descontada a inflação). Diante desse resultado, o varejo goiano ficou com a 15ª pior taxa entre as 27 unidades da Federação, desempenho abaixo do apurado para o varejo brasileiro (-5,9%). Esse resultado reflete a continuidade da deterioração dos principais indicadores econômicos (Gráfico 1).
Varejo Goiano Restrito
Na série sem ajuste set/16/set/15, todas as atividades monitoradas pela pesquisa tiveram resultados negativos em volume no mês de setembro/16. Os maiores recuos ocorreram nas vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com decréscimo real de 49,5%, devido à valorização do dólar frente ao real.
O segmento de Móveis e eletrodomésticos registrou queda de 16,8%, impulsionado pelo comportamento negativo decorrente de fatores, como restrições à crédito direcionado às pessoas físicas, que avançou muito com o aumento da taxa de juros, além da redução da renda real das famílias devido à inflação.
Com menor impacto, o segmento, Outros artigos de uso pessoal e domésticos, também apresentou queda de 1,1%, porém apresentou melhoria no indicador, comparado ao mês anterior (-6,2%). Esse segmento contempla um mix de diversos produtos, em que muitos deles são de reposição doméstica.
O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que é impactado pela redução do poder de compra das famílias, apresentou queda de -3,4%.
Tabela 2 – Brasil e estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
Jul/16 |
Ago/16 |
Set/16 |
No Ano |
12 Meses |
Jul/16 |
Ago/16 |
Set/16 |
No Ano |
12 Meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-5,6 |
-5,5 |
-5,9 |
-6,5 |
-6,6 |
-9,8 |
-10,2 |
-7,7 |
-10,0 |
-10,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-10,0 |
-9,6 |
-9,0 |
-9,7 |
-10,1 |
-8,0 |
-13,7 |
-8,9 |
-8,2 |
-7,5 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-1,0 |
-2,2 |
-2,6 |
-2,9 |
-3,0 |
-7,0 |
-8,0 |
-3,4 |
-7,0 |
-8,0 |
|
Hipermercados e supermercados |
-0,7 |
-1,7 |
-2,5 |
-2,8 |
-3,0 |
-7,6 |
-9,0 |
-4,2 |
-7,4 |
-8,4 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-14,1 |
-10,5 |
-10,3 |
-11,3 |
-11,4 |
-6,9 |
-7,1 |
-1,7 |
-10,9 |
-10,3 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-10,7 |
-9,3 |
-13,4 |
-13,6 |
-14,6 |
-17,8 |
-13,6 |
-16,8 |
-17,3 |
-19,5 |
|
Móveis |
-12,8 |
-14,5 |
-13,6 |
-12,8 |
-15,4 |
-24,5 |
-14,4 |
-18,2 |
-9,0 |
-13,7 |
|
Eletrodomésticos |
-9,8 |
-6,9 |
-13,3 |
-13,9 |
-14,2 |
-15,3 |
-13,4 |
-16,3 |
-20,0 |
-21,3 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
-3,3 |
-3,7 |
-3,7 |
-1,1 |
-0,4 |
-7,4 |
-6,2 |
-5,6 |
-3,7 |
-3,0 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-17,0 |
-15,1 |
-18,0 |
-16,9 |
-16,2 |
-13,5 |
-16,1 |
-8,7 |
-10,5 |
-11,4 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-13,5 |
-9,0 |
-11,9 |
-14,7 |
-15,0 |
-43,5 |
-43,8 |
-49,5 |
-39,9 |
-34,4 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-11,5 |
-10,8 |
-9,0 |
-11,7 |
-10,4 |
-3,8 |
-6,2 |
-1,1 |
-6,4 |
-4,0 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-10,7 |
-7,7 |
-8,6 |
-9,2 |
-10,0 |
-15,1 |
-12,5 |
-9,3 |
-13,7 |
-15,7 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-21,3 |
-13,0 |
-14,4 |
-14,6 |
-17,0 |
-22,7 |
-15,5 |
-10,7 |
-17,1 |
-22,1 |
|
Material de construção |
-12,6 |
-6,9 |
-10,8 |
-12,0 |
-12,6 |
-15,1 |
-13,5 |
-12,3 |
-18,6 |
-18,1 |
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Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016. |
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Em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou alta de 4,3% em setembro/16. Desde jun/2016, essa taxa tem sido positiva, sinalizando recuperação. Verifica-se, porém que o valor da receita real (descontado a inflação) ainda não se recuperou. A inflação IPCA Goiânia, nos últimos 12 meses até setembro, acumulou 8,8%.
Tabela 3 – Brasil e estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||||
Jul/16 |
Ago/16 |
Set/16 |
No Ano |
12 Meses |
Jul/16 |
Ago/16 |
Set/16 |
No Ano |
12 Meses |
|
Comércio Varejista Geral |
6,3 |
6,6 |
5,7 |
5,1 |
4,4 |
2,1 |
1,5 |
4,3 |
0,9 |
-0,2 |
Combustíveis e lubrificantes |
0,9 |
0,1 |
0,8 |
3,0 |
3,8 |
6,5 |
-3,3 |
3,2 |
6,2 |
6,8 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
13,1 |
12,7 |
11,3 |
10,7 |
9,9 |
7,4 |
6,6 |
11,2 |
5,7 |
4,3 |
Hipermercados e supermercados |
13,7 |
13,3 |
11,7 |
10,8 |
9,8 |
6,7 |
5,4 |
10,3 |
5,1 |
3,7 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-9,0 |
-5,6 |
-5,7 |
-6,1 |
-6,5 |
-2,2 |
-2,3 |