Comércio varejista goiano cai 2,0 % em Outubro
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) de outubro, analisada pelo Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), as vendas do comércio varejista goiano, comparadas com o mês imediatamente anterior, tiveram um recuo no volume e na receita do comércio restrito, que exclui os segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, com taxas de -2,0% e -1,0%, respectivamente (Tabela 1). Na mesma métrica, o indicador para o varejo nacional apresentou -0,9% no volume de vendas e 1,3% na receita nominal.
Em outubro/2017, comparado a outubro/2016, o volume de vendas do comércio goiano restrito, descontada a inflação, apresentou queda de 10,5%. Nessa mesma comparação, o desempenho do apurado para o varejo brasileiro foi de 2,5%. Em outubro, 19 unidades da Federação apresentaram taxas positivas no volume de vendas do comércio, conforme descrito no Gráfico 1.
O comércio varejista ampliado goiano, que inclui o varejo restrito bem como as atividades de veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou em outubro/17 decréscimo nas vendas de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a retração no volume de negócios em Goiás foi de 7,8%. Na mesma comparação, o varejo brasileiro avançou 7,5% em outubro, entretanto nos últimos 12 meses a taxa é negativa em 1,4%.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2017 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100 – (%) |
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Variação Mensal (%) |
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Brasil |
Goiás |
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ago/17 |
set/17 |
Out/17 |
ago/17 |
set/17 |
Out/17 |
Volume de Vendas |
-0,5 |
0,3 |
-0,9 |
-0,8 |
0,7 |
-2,0 |
Receita de Vendas |
4,8 |
-0,9 |
1,3 |
-0,6 |
-0,1 |
-1,0 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017. |
Varejo Goiano Restrito
Em termos de segmentos, a variação no volume de vendas na comparação out17/out16 foi negativa para a maior parte do comércio goiano. A economia não apresenta sinais de recuperação consistentes, sendo novembro de 2014 a última taxa positiva registrada para Goiás.
A maior queda foi registrada pelo segmento de combustíveis e lubrificantes que, com uma taxa em outubro de -27,0%, acumulou nos últimos doze meses -20,5%. Outro segmento com queda acentuada foi livros, jornais, revistas e papelaria, com taxa de -24,3% e acumulado de -12,9% nos últimos dozes meses.
Por outro lado, o segmento de eletrodomésticos destacou-se com resultado positivo de 21,0% em outubro e 3,3% no acumulado de 12 meses. A Tabela 2 permite observar as taxas de variação do volume de vendas para o Brasil e para Goiás durante os meses de agosto, setembro e outubro, assim como o acumulado no ano e nos últimos doze meses.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
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Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
ago/17 |
set/17 |
out/17 |
ago/17 |
set/17 |
out/17 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
3,6 |
6,2 |
2,5 |
1,4 |
0,3 |
-8,3 |
-7,1 |
-10,5 |
-9,1 |
-8,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-2,9 |
-4,1 |
-0,9 |
-3,0 |
-3,6 |
-25,6 |
-24,1 |
-27,0 |
-22,9 |
-20,5 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
1,7 |
5,7 |
1,5 |
0,5 |
0,0 |
-14,0 |
-12,3 |
-16,3 |
-12,1 |
-10,1 |
|
Hipermercados e supermercados |
1,4 |
6,0 |
2,2 |
0,8 |
0,1 |
-14,2 |
-12,5 |
-16,2 |
-12,1 |
-10,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
9,3 |
12,5 |
4,7 |
7,5 |
3,3 |
-6,3 |
-5,5 |
-11,9 |
-1,6 |
-3,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
16,6 |
16,6 |
10,0 |
8,9 |
5,2 |
17,0 |
10,4 |
17,4 |
3,3 |
0,3 |
|
Móveis |
11,4 |
10,6 |
8,3 |
-4,6 |
-5,3 |
7,5 |
3,1 |
8,3 |
-14,5 |
-13,8 |
|
Eletrodomésticos |
18,0 |
18,4 |
10,1 |
9,6 |
5,6 |
21,2 |
13,6 |
21,0 |
7,4 |
3,3 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
4,3 |
7,0 |
6,3 |
1,4 |
0,3 |
9,0 |
11,9 |
6,1 |
0,8 |
-0,2 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-4,3 |
-6,5 |
-2,6 |
-3,6 |
-5,3 |
-20,1 |
-27,1 |
-24,3 |
-15,7 |
-12,9 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-2,7 |
-3,0 |
5,2 |
-0,6 |
-1,4 |
-2,0 |
-2,4 |
-8,0 |
-24,5 |
-28,4 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
6,3 |
10,7 |
2,8 |
1,9 |
0,7 |
-11,3 |
-6,3 |
-17,2 |
-11,5 |
-9,2 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
7,7 |
9,1 |
7,5 |
3,2 |
1,4 |
-7,1 |
-8,4 |
-4,5 |
-8,9 |
-7,8 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
14,1 |
10,7 |
13,5 |
1,7 |
-0,8 |
-6,5 |
-15,1 |
1,6 |
-13,6 |
-11,0 |
|
Material de construção |
13,0 |
15,5 |
18,5 |
8,6 |
6,6 |
-11,1 |
-10,2 |
-4,1 |
-6,6 |
-5,3 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
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Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017 |
Em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou queda de 11,6% em outubro de 2017. No mesmo período a taxa foi positiva para o Brasil (1,0%). No acumulado dos últimos doze meses a taxa foi de -6,5% para Goiás e 2,1% para o Brasil, conforme aponta a Tabela 3.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
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Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
ago/17 |
set/17 |
Out/17 |
ago/17 |
set/17 |
Out/17 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
1,3 |
4,4 |
1,0 |
1,9 |
2,1 |
-10,2 |
-8,9 |
-11,6 |
-8,4 |
-6,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
1,7 |
2,0 |
4,3 |
-2,6 |
-2,9 |
-22,8 |
-23,4 |
-22,3 |
-23,0 |
-19,5 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-2,5 |
1,7 |
-2,0 |
1,0 |
2,1 |
-19,1 |
-16,8 |
-20,9 |
-12,9 |
-9,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
-2,6 |
2,0 |
-1,2 |
1,5 |
2,4 |
-19,0 |
-17,0 |
-20,5 |
-12,6 |
-9,2 |
|