Comércio varejista goiano cai 0,5 % em agosto
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), analisada pelo Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB), as vendas do comércio varejista goiano caíram no volume e na receita do comércio restrito, que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção, com taxas de -0,5% e -0,6%, respectivamente, na comparação com o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais (Tabela 1). Na mesma métrica, o indicador para o varejo nacional apresentou queda de 0,5% no volume de vendas e de 0,1% para a receita nominal.
Em julho/2017, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas do comércio goiano restrito, descontada a inflação, apresentou queda de 8,1%. Nessa mesma comparação, o desempenho do apurado para o varejo brasileiro foi positivo em 3,6%. Em agosto 21 unidades da Federação apresentaram taxas positivas no volume de vendas do comércio, conforme descrito no Gráfico 1.
O comércio varejista ampliado goiano, que inclui o varejo restrito mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou em agosto/17 decréscimo nas vendas de 7,0%, em relação a igual mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a retração no volume de negócios em Goiás foi de 8,6%. Na mesma comparação, o varejo brasileiro avançou 7,7% em agosto, mas, nos últimos 12 meses a taxa é negativa em 1,5%.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2017 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100 – (%) |
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Variação Mensal (%) |
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|
Brasil |
Goiás |
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|
jun/17 |
jul/17 |
ago/17 |
jun/17 |
jul/17 |
ago/17 |
Volume de Vendas |
0,8 |
0,0 |
-0,5 |
1,8 |
-1,5 |
-0,5 |
Receita de Vendas |
0,6 |
0,1 |
-0,1 |
2,5 |
-2,3 |
-0,6 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017. |
Varejo Goiano Restrito
Em termos de segmentos, a variação no volume de vendas, na comparação ago17/ago16, foi negativa para a maior parte do comércio goiano. A economia não apresenta sinais de recuperação consistentes, logo influenciando no fraco desempenho do comércio, que é muito influenciado pela disponibilidade de renda da população.
A maior queda foi registrada pelo segmento de Combustíveis e Lubrificantes, com uma taxa em agosto de -25,6%, acumulando nos últimos doze meses -17,8%. Outro segmento com queda acentuada foi Hipermercados e supermercados, com taxa de -13,6%, com acumulado nos últimos dozes meses de -8,6%. Esse último segmento, principalmente, sofre o reflexo do desemprego e da diminuição da renda.
O segmento de Eletrodomésticos destacou-se com resultado positivo de 21,2%, em agosto, apesar de apresentar queda de 2,8% no acumulado de 12 meses.
A Tabela 2 permite observar as taxas de variação do volume de vendas para o Brasil e para Goiás, durante os meses de junho, julho e agosto, além do acumulado no ano e nos últimos doze meses.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
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Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jun/17 |
jul/17 |
ago/17 |
jun/17 |
jul/17 |
ago/17 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
2,9 |
3,1 |
3,6 |
0,7 |
-1,6 |
-5,8 |
-9,5 |
-8,1 |
-9,1 |
-8,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
0,1 |
-0,9 |
-2,9 |
-3,1 |
-4,8 |
-18,6 |
-29,5 |
-25,6 |
-22,2 |
-17,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
0,8 |
0,3 |
1,7 |
-0,2 |
-1,3 |
-12,5 |
-13,5 |
-13,6 |
-11,5 |
-8,6 |
|
Hipermercados e supermercados |
2,0 |
0,1 |
1,4 |
-0,1 |
-1,3 |
-12,6 |
-14,4 |
-13,6 |
-11,4 |
-8,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
4,2 |
15,0 |
8,9 |
7,3 |
0,2 |
8,8 |
7,8 |
-6,2 |
0,1 |
-2,3 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
12,2 |
12,8 |
16,5 |
7,9 |
0,8 |
11,9 |
7,7 |
17,0 |
0,9 |
-5,0 |
|
Móveis |
-0,3 |
6,1 |
11,4 |
-7,7 |
-8,8 |
9,5 |
1,4 |
7,5 |
-18,8 |
-17,1 |
|
Eletrodomésticos |
17,1 |
15,1 |
18,0 |
8,6 |
1,1 |
13,9 |
11,0 |
21,2 |
5,0 |
-2,8 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
2,7 |
2,2 |
4,3 |
0,1 |
-1,5 |
-0,2 |
2,2 |
9,0 |
-1,1 |
-2,8 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
0,7 |
0,2 |
-4,5 |
-3,4 |
-7,3 |
-14,6 |
-13,8 |
-20,1 |
-13,4 |
-11,0 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
5,1 |
11,3 |
1,0 |
-0,5 |
-2,8 |
-4,1 |
-8,7 |
-2,0 |
-28,1 |
-34,9 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
4,4 |
4,2 |
6,1 |
0,6 |
-1,7 |
-4,2 |
-13,0 |
-10,8 |
-11,2 |
-7,0 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
4,3 |
5,7 |
7,7 |
1,9 |
-1,5 |
-7,1 |
-8,9 |
-7,0 |
-9,5 |
-8,6 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
3,9 |
6,3 |
13,8 |
-0,8 |
-5,1 |
-7,4 |
-13,0 |
-6,5 |
-15,1 |
-12,1 |
|
Material de construção |
6,6 |
11,1 |
12,6 |
6,5 |
1,5 |
-17,3 |
-7,2 |
-11,1 |
-6,4 |
-6,3 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2017. |
Em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou queda de 9,9%, em agosto de 2017. No mesmo período, a taxa foi positiva para o Brasil (1,3%). No acumulado dos últimos doze meses, essa taxa ficou em -4,5%, em Goiás, e em 2,3% no Brasil, conforme Tabela 3.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jun/17 |
jul/17 |
ago/17 |
jun/17 |
jul/17 |
ago/17 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
2,2 |
1,2 |
1,3 |
1,7 |
2,3 |
-6,2 |
-10,9 |
-9,9 |
-7,8 |
-4,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-3,3 |
-3,3 |
1,7 |
-4,1 |
-3,6 |
-19,5 |
-30,3 |
-22,8 |
-23,0 |
-15,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
0,9 |
-1,5 |
-2,5 |
1,3 |
3,5 |
-13,7 |
-16,8 |
-18,7 |
-11,2 |
-4,8 |
|
Hipermercados e supermercados |
2,4 |
-1,6 |
-2,5 |
1,8 |
3,8 |
-13,5 |
-17,6 |
-18,5 |
-10,9 |