Comércio Varejista cresce 2,2% no 1º semestre de 2009.


Os resultados do comércio varejista foram positivos no mês de junho com relação ao mesmo mês do ano anterior (3,8%). No semestre o crescimento foi de 2,2% em relação ao 1º semestre de 2008. Tanto no mês quanto no semestre o crescimento está abaixo da média nacional que foi de 5,6% e 4,4%, respectivamente. Nessas comparações, quanto à receita, no mês, no Estado de Goiás, houve um crescimento de 8,3% e de 7,7% no semestre. Essas taxas também são menores que a média nacional, 9,6% e 9,9%, respectivamente.

Também, no semestre, os setores com melhor desempenho foram os ligados ao consumo das famílias, quais sejam: “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” com crescimento de 11,5%, sendo que “Hipermercados e supermercados” foi de 11,3%, “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos” (13,9%) e “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (27,1%).
No geral, o comércio apresentou tendência a partir do anúncio da “crise mundial” em outubro de 2008, conforme se pode visualizar no gráfico abaixo. Contudo, esse efeito parece ter revertido em março de 2009, conforme média móvel de 3 meses que captura a tendência conjuntural. A tendência da receita acompanha as vendas, porém com elasticidade menor.
 
 
Um segmento que apresentou resultado negativo no semestre foi “material de construção” com queda de 13,9% sendo que a taxa se tornou negativa desde janeiro. O segmento “veículos, motocicletas, partes e peças” acumula crescimento de 3,4% no semestre, bem abaixo das taxas pré-crise que se situavam ao redor de 30%.
 
Tabela 1 – Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista ampliado – junho e 1º semestre de 2009
Segmentos
Variação (%)
Brasil
Goiás
Junho
1º sem.
Junho
1º sem.
Comércio varejista geral
5,6
4,4
3,8
2,2
Combustíveis e Lubrificantes
-1,5
2,2
-12,1
-0,7
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo
8,2
6,8
11,5
4,5
Hipermercados e Supermercados
8,1
6,6
11,3
4,4
Tecidos, vestuários e calçados
-1,0
-6,9
2,6
-2,7
Móveis e eletrodomésticos
-1,0
-2,3
-2,1
-3,9
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos
12,5
11,8
13,9
11,2
Livros, jornais, revistas e papelaria
4,5
8,6
-3,7
-1,6
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
22,3
16,7
0,2
-5,0
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
11,5
9,5
27,2
29,8
Veículos, motores, partes e peças*
10,2
3,9
8,3
1,7
Material de construção*
20,8
5,3
15,3
3,4
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
* Comércio varejista ampliado
 
Tabela 2 – Estado de Goiás e Brasil:Variação da receita nominal de vendas no comércio varejista ampliado – junho e 1º semestre de 2009
Segmentos
 
Variação (%)
Brasil
Goiás
Junho
1º sem.
Junho
1º sem.
Comércio varejista geral
9,6
9,9
8,3
7,7
Combustíveis e Lubrificantes
-1,2
3,2
-3,0
5,6
Hipermercados supermercados produtos alimentícios bebidas e fumo
12,3
14,1
15,3
11,9
Hipermercados e Supermercados
12,1
13,9
15,1
11,8
Tecidos, vestuários e calçados
6,5
0,1
9,3
3,9
Móveis e eletrodomésticos
-1,2
-2,4
-3,5
-3,4
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos
19,9
18,0
23,8
18,1
Livros, jornais, revistas e papelaria
8,6
12,1
0,8
2,3
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
16,2
9,4
-3,0
-11,2
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
21,9
19,1
34,6
36,4
Veículos, motores, partes e peça*s
9,8
5,8
6,1
2,2
Material de construção*
11,7
-0,5
5,5
-2,6
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
* Comércio varejista ampliado
 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel

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