Comércio goiano cresce 2,3% em maio.
As vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 2,3% em maio de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O destaque negativo foi “combustíveis e lubrificantes” com queda de 6,9% e o destaque positivo “artigos de uso pessoal e doméstico” com crescimento de 10,8%.
Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas, percebe-se que o crescimento desacelerou a partir do segundo semestre de 2008, porém a tendência de queda conjuntural parece ter se estabilizado em março e a partir desse mês a indicação é de recuperação das vendas no comércio. Essa situação se percebe na melhora do indicador no mês de maio em comparação com mesmo mês de 2009. Já, na média móvel de 12 (doze) meses as vendas ainda apontam para um esfriamento do comércio puxado pela situação conjuntural de outubro/2008 a março/2009. No acumulado em doze meses ela também acompanha essa tendência.
Com relação à receita nominal de vendas, houve crescimento de 7,3% em maio, sendo que todas as atividades apresentaram crescimento exceto “móveis e eletrodomésticos” (-0,5%). Essa atividade apresentou taxas negativas em 5 dos últimos 7 meses. O destaque positivo ficou por conta de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (47,8%). Na média móvel de 3 meses a receita de vendas apresenta recuperação na série a partir de março acompanhando o comportamento das vendas. Também, mesmo que suave, a tendência de queda aparece na média de doze meses, bem como no acumulado em doze meses, ainda influenciada pelo período pós-crise.
O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou crescimento de 0,3% para o volume de vendas. O ampliado, nos últimos 7 meses, vem intercalando taxas positivas e negativas apontando para a instabilidade no setor. Para a receita o crescimento foi de 0,7%. Para veículos, motocicletas, partes e peças o crescimento foi de 0,1%. Já o setor de materiais de construção apresentou queda de 13,5%. Esses indicadores contrastam com o acumulado do ano que é de 0,3% para vendas e de 1,3% para receitas.
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Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista – maio de 2009 |
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Segmentos |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
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mai* |
No ano |
mai* |
No ano |
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Comércio varejista geral |
4 |
4,4 |
2,3 |
2 |
Combustíveis e Lubrificantes |
5,2 |
3,6 |
-6,9 |
1,8 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
6,7 |
6,5 |
3,7 |
3,2 |
Hipermercados e Supermercados |
6,6 |
6,3 |
3,6 |
3,1 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-2,3 |
-6,1 |
0,1 |
-1,4 |
Móveis e eletrodomésticos |
-6,3 |
-2,6 |
-0,4 |
-4,2 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
10 |
11,6 |
8,5 |
10,6 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
6,9 |
9,2 |
-0,6 |
-1,3 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
5,1 |
15,3 |
15,2 |
-5,9 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
11 |
9 |
40,8 |
30,1 |
Comércio varejista ampliado geral |
3,3 |
2,7 |
0,3 |
0,3 |
Veículos, motores, partes e peças |
4 |
1,8 |
0,2 |
0,5 |
Material de construção |
-8,2 |
-10,7 |
-13,6 |
-14,2 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
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Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
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Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – maio de 2009 |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
mai* |
No ano |
mai* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
8,9 |
10,2 |
7,3 |
7,7 |
Combustíveis e Lubrificantes |
4,7 |
4,9 |
2,6 |
7,4 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,3 |
14,5 |
8,9 |
11,3 |
Hipermercados e Supermercados |
12,1 |
14,2 |
8,8 |
11,1 |
Tecidos, vestuários e calçados |
5,2 |
0,9 |
7,2 |
5,4 |
Móveis e eletrodomésticos |
-6,5 |
-2,6 |
-0,5 |
-3,3 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
17,5 |
17,6 |
16,8 |
16,9 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
11,2 |
12,7 |
4,4 |
2,6 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-0,3 |
7,7 |
6,4 |
-12,5 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
20,6 |
18,5 |
47,9 |
36,5 |
Comércio varejista ampliado geral |
4,9 |
5,1 |
0,7 |
1,3 |
Veículos, motores, partes e peças |
-2,5 |
-3,2 |
-5,9 |
-4,6 |
Material de construção |
3,6 |
1,5 |
-3,6 |
-2,8 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
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Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel