Comércio goiano cresce 10,5% no primeiro quadrimestre do ano
Nos
primeiros quatro meses do ano o comércio varejista goiano cresceu 10,5% em
comparação com igual perÃodo do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do
Comércio (PMC) do IBGE. No mês de abril o crescimento foi de 14%, também em
relação ao mesmo perÃodo do ano anterior. Os destaques do mês foram o setor
“móveis e eletrodomésticos†que cresceu 42%, seguido por “equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação†(32,5%) e “combustÃveis
e lubrificantes†(28%). Considerando informações do comércio ampliado tanto
veÃculos, motores, partes e peças (40%) quanto material de construção (15%)
apresentam crescimento expressivo. O comércio varejista registrou, além dos
14% nas vendas, crescimento de 16,8% na receita nominal.
Cabe
observação, ainda, quanto ao desempenho negativo no setor “hipermercados
supermercados produtos alimentÃcios, bebidas e fumo†com decréscimo de 4% em
abril o que influenciou num acumulado também negativo de 1,5%. Mesma situação
quando se considera somente “hipermercados e supermercados†com queda de
1,4%. Essa situação conjuntural reflete o efeito dos preços na hora de ir à s
compras.
Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um salto conjuntural no crescimento
(gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em
doze meses, a variável volume de vendas e receita de vendas apresenta retomada
de crescimento ainda apresenta tendência de crescimento a partir do inÃcio do
ano de 2008. Percebe-se, também, que o crescimento conjuntural (móvel de 3
meses) menor do mês de janeiro, recupera-se nos meses seguintes, retomando a média
do segundo semestre de 2007. Esse crescimento nas vendas juntamente com a
receita do comércio confirma a pressão sobre os preços divulgados pelos Ãndices
de inflação.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 25% e na receita
nominal, 28,3%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis, facilitando o
endividamento, principalmente para o setor veÃculos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos, destaques quase que contÃnuos. O crescimento da economia
está fortemente ligado a oferta de crédito que se situa ao redor de 35% do PIB
e com previsão de alguns analistas de chegar a 40% no fim do ano.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Abr*
|
No
|
Abr*
|
No
|
|
Comércio |
8,69
|
11,85
|
14,0
|
10,5
|
CombustÃveis
|
8,30
|
5,18
|
28,0
|
12,5
|
Hipermercados
|
0,61
|
8,40
|
-4,0
|
-1,5
|
–
|
0,26
|
8,45
|
-4,0
|
-1,4
|
Tecidos,
|
19,52
|
13,30
|
9,6
|
6,0
|
Móveis
|
27,75
|
17,27
|
42,8
|
27,4
|
Artigos
|
14,83
|
13,19
|
13,1
|
18,7
|
Livros,
|
10,47
|
11,51
|
-8,8
|
-12,9
|
Equipamentos
|
23,34
|
29,19
|
32,6
|
37,0
|
Outros
|
10,18
|
28,26
|
10,4
|
23,5
|
Comércio
|
15,79
|
14,76
|
25,2
|
20,8
|
VeÃculos,
|
29,22
|
21,38
|
40,1
|
36,0
|
Material
|
19,33
|
10,93
|
15,3
|
8,3
|
*
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Abr**
|
No
|
Abr*
|
No
|
|
Comércio |
13,8
|
15,8
|
16,8
|
14,64
|
CombustÃveis
|
5,8
|
4,6
|
15,2
|
11,82
|
Hipermercados
|
11,4
|
16,8
|
6,7
|
8,49
|
–
|
10,8
|
16,5
|
6,6
|
8,47
|
Tecidos,
|
25,5
|
19,4
|
21,2
|
14,82
|
Móveis
|
22,1
|
14,9
|
38,0
|
24,76
|
Artigos
|
17,0
|
14,7
|
13,3
|
19,03
|
Livros,
|
13,2
|
13,3
|
-8,1
|
-11,99
|
Equipamentos
|
6,7
|
9,1
|
13,0
|
18,09
|
Outros
|
14,0
|
27,7
|
13,6
|
25,24
|
Comércio
|
20,5
|
19,3
|
28,4
|
24,53
|
VeÃculos,
|
32,0
|
26,2
|
42,8
|
38,29
|
Material
|
26,5
|
19,2
|
23,1
|
15,51
|
*
Fonte:
|
Equipe
de Conjuntura da Seplan:
Dinamar
Ferreira Marques
Marcos
Fernando Arriel