Comércio goiano cresce 10,5% no primeiro quadrimestre do ano


Nos
primeiros quatro meses do ano o comércio varejista goiano cresceu 10,5% em
comparação com igual período do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do
Comércio (PMC) do IBGE. No mês de abril o crescimento foi de 14%, também em
relação ao mesmo período do ano anterior. Os destaques do mês foram o setor
“móveis e eletrodomésticos†que cresceu 42%, seguido por “equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação†(32,5%) e “combustíveis
e lubrificantes†(28%). Considerando informações do comércio ampliado tanto
veículos, motores, partes e peças (40%) quanto material de construção (15%)
apresentam crescimento expressivo. O comércio varejista registrou, além dos
14% nas vendas, crescimento de 16,8% na receita nominal.

Cabe
observação, ainda, quanto ao desempenho negativo no setor “hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo†com decréscimo de 4% em
abril o que influenciou num acumulado também negativo de 1,5%. Mesma situação
quando se considera somente “hipermercados e supermercados†com queda de
1,4%. Essa situação conjuntural reflete o efeito dos preços na hora de ir às
compras.

Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um salto conjuntural no crescimento
(gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em
doze meses, a variável volume de vendas e receita de vendas apresenta retomada
de crescimento ainda apresenta tendência de crescimento a partir do início do
ano de 2008. Percebe-se, também, que o crescimento conjuntural (móvel de 3
meses) menor do mês de janeiro, recupera-se nos meses seguintes, retomando a média
do segundo semestre de 2007. Esse crescimento nas vendas juntamente com a
receita do comércio confirma a pressão sobre os preços divulgados pelos índices
de inflação.

Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veículos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 25% e na receita
nominal, 28,3%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessíveis, facilitando o
endividamento, principalmente para o setor veículos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos, destaques quase que contínuos. O crescimento da economia
está fortemente ligado a oferta de crédito que se situa ao redor de 35% do PIB
e com previsão de alguns analistas de chegar a 40% no fim do ano.

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista abril de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Abr*

No
ano

Abr*

No
ano

Comércio
varejista geral

8,69

11,85

14,0

10,5

Combustíveis
e Lubrificantes

8,30

5,18

28,0

12,5

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

0,61

8,40

-4,0

-1,5


Hipermercados e Supermercados

0,26

8,45

-4,0

-1,4

Tecidos,
vestuários e calçados

19,52

13,30

9,6

6,0

Móveis
e eletrodomésticos

27,75

17,27

42,8

27,4

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

14,83

13,19

13,1

18,7

Livros,
jornais, revistas e papelaria

10,47

11,51

-8,8

-12,9

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

23,34

29,19

32,6

37,0

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

10,18

28,26

10,4

23,5

Comércio
varejista ampliado geral

15,79

14,76

25,2

20,8

Veículos,
motores, partes e peças

29,22

21,38

40,1

36,0

Material
de construção

19,33

10,93

15,3

8,3

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
– abril de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Abr**

No
ano

Abr*

No
ano

Comércio
varejista geral

13,8

15,8

16,8

14,64

Combustíveis
e Lubrificantes

5,8

4,6

15,2

11,82

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

11,4

16,8

6,7

8,49


Hipermercados e Supermercados

10,8

16,5

6,6

8,47

Tecidos,
vestuários e calçados

25,5

19,4

21,2

14,82

Móveis
e eletrodomésticos

22,1

14,9

38,0

24,76

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

17,0

14,7

13,3

19,03

Livros,
jornais, revistas e papelaria

13,2

13,3

-8,1

-11,99

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

6,7

9,1

13,0

18,09

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

14,0

27,7

13,6

25,24

Comércio
varejista ampliado geral

20,5

19,3

28,4

24,53

Veículos,
motores, partes e peças

32,0

26,2

42,8

38,29

Material
de construção

26,5

19,2

23,1

15,51

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

Equipe
de Conjuntura da Seplan:

Dinamar
Ferreira Marques

Marcos
Fernando Arriel

 

 


 

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