Pesquisador do IMB apresenta em workshop trabalho sobre uso de IA
Em parceria com a PGE o pesquisador em geoprocessamento do IMB Bernard Silva de Oliveira apresentou no último dia 04/04/2019 no Hotel Mercure em Goiânia o trabalho intitulado “Uso de aprendizagem da máquina para identificação da taxa de risco dos créditos tributários nos processos de execução fiscal”.
O trabalho foi elaborado enquanto o pesquisador do IMB estava à disposição do Núcleo de Inteligência e Segurança da PGE, sob a orientação do Procurador-Chefe do Núcleo Cleuler Barbosa das Neves.
A execução Fiscal é um instrumento da Fazenda Pública que tem por objetivo receber créditos inscritos na dívida ativa seja de natureza tributária ou não tributário.O custo total da ação de execução fiscal e a probabilidade de êxito na recuperação do crédito (economicamente justificável) é de R$ 21.731,45, sendo que valores abaixo deste, é improvável que a União consiga recuperar um valor similar ou maior ao custo do processamento da execução (IPEA, 2011).
O trabalho visa o uso de Inteligência Artificial (IA) em estimar a taxa percentual do recebimento dos processos de execução fiscal em curso no estado de Goiás, direcionando a ação da Procuradoria Geral segundo princípios de economizador, de eficiência e de busca da efetividade desses recebíveis. O workshop contou com a presença do Diretor do IMB, Cláudio André Gondim Nogueira e a Procuradora-Geral do Estado, Juliana Diniz Prudente.
Coordenador do evento, o professor Anderson Soares do Instituto de Informática da UFG, disse que o objetivo do workshop foi mostrar para a sociedade as soluções desenvolvidas pelos alunos recentemente. “A Inteligência Artificial é o assunto do momento e as pessoas têm muitas dúvidas a respeito”, ponderou, acrescentando que os projetos expostos já foram implementados mostrando soluções em diferentes segmentos.