Instituto Mauro Borges celebra 12 anos de fundação
O Instituto Mauro Borges (IMB) celebra, neste dia 29 de junho, os seus 12 anos de fundação. Ao longo desta jornada, o IMB tem sido um pilar fundamental na produção e sistematização de informações sobre aspectos socioeconômicos, na divisão administrativa e territorial do Estado de Goiás e na documentação geográfica e cartográfica do território goiano.
Desde a sua criação, o IMB se dedica à missão de fornecer dados precisos e análises aprofundadas que auxiliam na tomada de decisões, por meio dos relatórios de assessoramento estratégicos e análises estruturais e conjunturais. O instituto também fornece embasamento científico necessário para criar e aprimorar políticas públicas como a Lei de Liberdade Econômica; Lei de Incentivo à Produção do Etanol; entre outros.
Referência em pesquisas e estatísticas nas áreas de economia, geoprocessamento, geografia e ciências sociais, o instituto realiza análises que abrangem diversas áreas, incluindo indicadores econômicos; macrofiscais e macroeconômicas; tributários; indicadores de pobreza; sustentabilidade ambiental, entre outras várias áreas que compõem o leque de informações estatísticas e estudos socioeconômicos produzidas e divulgadas constantemente pelo IMB.
Nesta data especial, agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória de sucesso. Ao olhar para o futuro, reafirmamos o nosso compromisso em continuar empreendendo esforços para fornecer dados precisos e análises que impulsionam as políticas públicas e as tomadas de decisões estratégicas do Estado de Goiás.
História
O Instituto Mauro Borges (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo, foi instituído em junho de 2012, por meio da Lei nº 17.688 que transformou a Superintendência de Estatísticas, Pesquisas e Informações Socioeconômicas (Sepin) no Instituto. Em 2024, o IMB também celebra 11 anos da realização do seu 1° concurso para pesquisadores, ocorrido em 2013.
Atualmente, a diretoria-executiva do instituto é composta pelas seguintes unidades: Assessoria Executiva; Superintendência de Inteligência de Dados e Geotecnologias; Gerência de Dados e Estatísticas; Gerência de Geotecnologias; Superintendência de Estudos Sociais e Ambientais; Gerência de Estudos sobre Pobreza e Desigualdades; Gerência de Estudos Ambientais e Agronegócio; Superintendência de Estudos e Projeções Macroeconômicas; Gerência de Indicadores Conjunturais e Estruturais; e Gerência de Projeções Macroeconômicas.