Números da Goiasprev mostram que Governo de Goiás supera em 35,50% a meta atuarial do Fundo Previdenciário estabelecida para o ano de 2023

Conforme dados apresentados pela Gerência de Investimentos da Diretoria de Gestão de Ativos e Passivos, a Goiás Previdência rentabilizou em 13,18% os ativos garantidores do Fundo Previdenciário — fundo em regime de capitalização do RPPS/GO —, superando em 35,50% a meta atuarial, que foi de 9,72% (IPCA mais 4,88%).

A meta atuarial é o percentual de longo prazo que os recursos devem rentabilizar para garantir as aposentadorias dos servidores que limitaram suas contribuições ao teto do INSS. Esse grupo de servidores é composto pelos que ingressam no setor público estadual após julho de 2017, ou antes, caso tenham feito opção por migrar para o Regime de Previdência Complementar. Anualmente, esse índice é revisto por meio da avaliação atuarial.

Para 2024, o objetivo é superar a taxa real de juros de 5,04% mais a inflação medida pelo IPCA. Ultrapassar a meta atuarial significa que a gestão do Regime de Previdência foi eficaz na administração dos investimentos previdenciários, garantindo, assim, um ambiente seguro e sustentável para o RPPS-GO.

A previdência estadual possui selo de qualidade nível II no Programa de Certificação Institucional do Ministério da Previdência Social (Pró-Gestão), sendo que a governança adequada sobre esses recursos é um dos quesitos que garantiu o certificado ao Governo do Estado. Mensalmente, o Comitê de Investimentos da Autarquia reporta os resultados dos recursos à Diretoria Executiva e aos Conselhos Fiscal e Deliberativo da previdência, dando a devida transparência à gestão.

Segundo o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, os Regimes Próprios de Previdência Social desempenham um papel crucial na garantia de aposentadorias e pensões para os servidores públicos efetivos. Nesse sentido, a superação dos resultados reflete o compromisso do Governo de Goiás, por meio da previdência estadual, em gerir os recursos de forma responsável e eficiente, garantindo um futuro sólido para os segurados.

Gilvan destaca ainda que o Fundo Previdenciário do RPPS-GO extinto em 2017 e, novamente, criado pelo Governador Ronaldo Caiado em 2020, por meio da Lei Ordinária nº 20.850, tem aprimorado a cada ano a gestão dos investimentos desses recursos, evidenciando a capacidade de superar desafios e garantir resultados positivos em um cenário econômico dinâmico e diversificado. “Essa é mais uma conquista do Poder Executivo, que promove uma gestão transparente com o objetivo de preservar e garantir a sustentabilidade do Regime. Manter o Fundo Previdenciário em equilíbrio é condição necessária para a obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP)”, afirma.

Comunicação Setorial

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo