Goiasprev e CGE assinam Acordo de Cooperação Técnica com vistas à implementação das ações exigidas pelo Pró-Gestão RPPS

Na tarde desta quarta-feira (31), a Goiasprev e a Controladoria-Geral do Estado de Goiás firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que vai atender às exigências do Pró-Gestão. Essa iniciativa visa o aprimoramento do sistema de Controle Interno com o objetivo de aperfeiçoar os processos decisórios e conferir maior transparência à gestão.

Nesta parceria, o órgão controlador vai auxiliar na emissão de relatórios, dedicados a avaliar a conformidade da execução dos processos com os mapeamentos e manuais definidos, bem como verificar o atendimento dos apontamentos oriundos da auditoria de certificação. 

A periodicidade dos relatórios vai obedecer às exigências para se atingir o nível III do Pró-Gestão, implementado pelo Ministério da Previdência Social e aderido pela Goiasprev. Conforme o acordo, o mapeamento vai analisar a concordância das áreas de Benefícios, Arrecadação,  Compensação Previdenciária, Investimentos, Tecnologia da Informação – TI e Jurídica.

A Goiás Previdência – GOIASPREV possui a finalidade de administrar o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás – RPPS/GO – e o Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado de Goiás.  Como todos os Regimes Próprios de Previdência Social dos entes federativos, a autarquia deve observar as normas, as diretrizes e os parâmetros determinados pela União.

Para o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, o acordo de cooperação técnica com a CGE/GO é mais uma parceria positiva entre as duas instituições, já que as exigências do Pró-Gestão vêm de encontro aos princípios do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás, coordenado pelo Controlador-Geral, Henrique Ziller e sua equipe, e também à Lei de Acesso à Informação, por meio do Portal de Transparência. “Desde que assumimos a gestão previdenciária, priorizamos as conformidades das ações desenvolvidas pela instituição e dentre outras parcerias, sempre contamos com a consultoria efetiva da Controladoria-Geral. Entendemos que essas ações nos fortalecem e nos credenciam para alcançarmos as certificações de boas práticas, reconhecidas pelos órgãos de fiscalização do Estado e da União”, afirma.

Além do Presidente Gilvan Cândido e do Controlador-Geral Henrique Ziller, participaram também da reunião o Titular da Auditoria Interna Especializada em Orçamentos e Finanças da CGE/GO, Reneilton Brito, a Gerente de Governança Corporativa da Goiasprev, Roberta Crispim, a Gerente de Contabilidade, Adriana Jesus, e a Coordenadora do Programa de Transparência, Lilyane Christine.

Goiás Previdência-Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo