Palestra aborda soluções para o futuro da gestão pública no país

A criação de soluções inovadoras, essenciais para superar desafios cada vez mais complexos, foi a principal abordagem da palestra “Transformar para Governar – Os Desafios do Estado Brasileiro em Tempos Turbulentos”, com o secretário Extraordinário da Transformação do Governo Federal, Francisco Gaetani, promovida nesta quinta-feira (1/2), pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo.

Durante a abertura do evento, o Secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, fez uma reflexão sobre os desafios da gestão pública, uma vez que o Estado é constantemente chamado para assumir mais responsabilidades, mesmo que seja evidente a incapacidade de atender a todas as demandas existentes. Sérvulo falou ainda da dinâmica entre os poderes e a relação da sociedade com o Estado. “A palestra de hoje reflete a urgência de enfrentar os desafios que envolvem a atuação do Estado diante de demandas cada vez mais complexas. É um tema que não está distante da nossa realidade, afinal, pode afetar a estrutura administrativa e comprometer entregas”, pontuou.

O secretário Extraordinário da Transformação do Governo Federal, Francisco Gaetani, destacou diversas tendências do mundo corporativo que vão moldar o futuro e falou sobre caminhos para estabelecer uma agenda de transformação na gestão pública. Gaetani abordou, por exemplo, a crescente influência da inteligência artificial, a consolidação do trabalho remoto ou híbrido, resultando em menos interação pessoal e socialização, além da gestão cada vez mais complexa de dados pessoais e a globalização do mercado de trabalho.

Gaetani ressaltou ainda que essa trajetória alerta para temas como a valorização da saúde mental, alterações nos hábitos de consumo, o crescimento do empreendedorismo social e mudanças na oferta de educação. “Todas essas transformações trazem impactos significativos na vida das pessoas e, consequentemente, na interação da sociedade com o estado”, pontuou.

Como caminhos para o futuro, o secretário destacou a importância de realizar diagnósticos precisos para compreender a realidade. “Precisamos nos apropriar da nossa realidade, entender quem somos”, disse. Além disso, apontou o uso de dados e estatísticas, o planejamento de abordagens sistêmicas, parcerias estratégicas com universidades e a implementação de políticas públicas eficientes como elementos essenciais para a evolução do estado.

O convidado também compartilhou os aspectos da agenda de transformação do estado em execução na Secretaria Extraordinária, que inclui a busca por eficiência no serviço público, a gestão de desempenho, a transformação digital, a revisão de modelos organizacionais e o papel crucial da liderança no processo de transformação, entre outros.

A diretora-executiva da Escola de Governo, Roberta Costa, comentou sobre a vanguarda da instituição quanto ao tema da transformação, exemplificando o trabalho desenvolvido pelo PequiLab, laboratório de inovação implementado no Governo de Goiás desde 2019. “Estamos fazendo o nosso dever de casa. Das principais competências desejadas para o profissional do futuro, grande parte delas está contemplada em nossa grade de cursos ofertados”, avaliou Roberta, que citou ainda o programa de desenvolvimento de lideranças promovido pelo Executivo, o LiderAção, como mais uma oportunidade para preparar os servidores para a transformação da gestão.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo