Oficina de Textos Oficiais: Construção e Reconstrução Textual

Modalidade
Presencial – na Escola de Governo
Carga Horária
20 horas
Objetivo
Colaborar com a melhora da redação oficial por levar os servidores participantes
não só à identificação de formas eficientes e de formas inapropriadas de elaboração dos
atos escritos, mas também ao conhecimento e à aplicação de recursos de formulação e
reformulação textual, conforme os qualificadores enfatizados pelo Manual de Redação do
Governo do Estado de Goiás (2020): clareza, concisão, coesão e coerência, objetividade,
formalidade e padronização.
Objetivos Específicos
- Compreensão da escrita oficial: conhecer os qualificadores e sua importância para a comunicação interna e externa na administração pública;
- Análise e reestruturação textual: identificar falhas de organização e linguagem, sugerir melhorias e reformular trechos com problemas;
- Linguagem clara e objetiva: substituir construções complexas por formas simples, evitar jargões jurídicos e tornar os textos mais acessíveis;
- Melhoria da redação administrativa: desenvolver a análise crítica e aplicar revisões para aprimorar a qualidade e a eficiência da comunicação oficial.
Público-Alvo
Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.
Conteúdo Programático
- Dimensão conceitual e funcional dos qualificadores da escrita oficial (clareza,
concisão, coesão e coerência, objetividade, formalidade e padronização), conforme o
Manual de Redação do Governo do Estado de Goiás (2020); - Inventário e caracterização dos recorrentes desvios da modalidade escrita e da
técnica redacional nos textos da administração pública estadual; - Retificações gramaticais (correção linguística) e adaptação textual qualificadora
(paráfrase) na reformulação de seções da escrita oficial; - Relevância da seleção de vocábulos e do uso de sinônimos na elaboração ou na
reelaboração textual; - Estruturas e operações linguísticas substitutivas das inapropriadas, inclusive
gerundiais (que apelam inadvertidamente para o gerúndio), no curso da (re)escritura; - Operadores discursivos (conectores e articuladores argumentativos) estratégicos
na redação oficial; - Noções de construção dos períodos gramaticais (fraseologia), com ênfase em
enunciados completos (indispensáveis) e enunciados incompletos ou exorbitantes
(passíveis de reconstrução); - Noções de estruturação do parágrafo padrão (paragrafação), com ênfase na
formulação do tópico frasal e das frases complementares.
Critérios para Aprovação
Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).