Oficina de Textos Oficiais: Construção e Reconstrução Textual

Modalidade

Presencial – na Escola de Governo

Carga Horária

20 horas

Objetivo

Colaborar com a melhora da redação oficial por levar os servidores participantes
não só à identificação de formas eficientes e de formas inapropriadas de elaboração dos
atos escritos, mas também ao conhecimento e à aplicação de recursos de formulação e
reformulação textual, conforme os qualificadores enfatizados pelo Manual de Redação do
Governo do Estado de Goiás (2020): clareza, concisão, coesão e coerência, objetividade,
formalidade e padronização.

Objetivos Específicos

  • Compreensão da escrita oficial: conhecer os qualificadores e sua importância para a comunicação interna e externa na administração pública;
  • Análise e reestruturação textual: identificar falhas de organização e linguagem, sugerir melhorias e reformular trechos com problemas;
  • Linguagem clara e objetiva: substituir construções complexas por formas simples, evitar jargões jurídicos e tornar os textos mais acessíveis;
  • Melhoria da redação administrativa: desenvolver a análise crítica e aplicar revisões para aprimorar a qualidade e a eficiência da comunicação oficial.

Público-Alvo

Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual.

Conteúdo Programático

  • Dimensão conceitual e funcional dos qualificadores da escrita oficial (clareza,
    concisão, coesão e coerência, objetividade, formalidade e padronização), conforme o
    Manual de Redação do Governo do Estado de Goiás (2020);
  • Inventário e caracterização dos recorrentes desvios da modalidade escrita e da
    técnica redacional nos textos da administração pública estadual;
  • Retificações gramaticais (correção linguística) e adaptação textual qualificadora
    (paráfrase) na reformulação de seções da escrita oficial;
  • Relevância da seleção de vocábulos e do uso de sinônimos na elaboração ou na
    reelaboração textual;
  • Estruturas e operações linguísticas substitutivas das inapropriadas, inclusive
    gerundiais (que apelam inadvertidamente para o gerúndio), no curso da (re)escritura;
  • Operadores discursivos (conectores e articuladores argumentativos) estratégicos
    na redação oficial;
  • Noções de construção dos períodos gramaticais (fraseologia), com ênfase em
    enunciados completos (indispensáveis) e enunciados incompletos ou exorbitantes
    (passíveis de reconstrução); 
  • Noções de estruturação do parágrafo padrão (paragrafação), com ênfase na
    formulação do tópico frasal e das frases complementares.

Critérios para Aprovação

Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).

Governo na palma da mão

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