Desde 2022, a Escola de Governo de Goiás tem se destacado no cumprimento de sua missão institucional ao oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, fruto do credenciamento e autorização concedidos pelo Conselho Estadual de Educação e contemplando a Política Estadual de Capacitação (Decreto nº 9.738/2020). A criação e manutenção desses cursos refletem uma estratégia robusta da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), que visa à capacitação contínua dos servidores públicos estaduais.
Oferecidos de forma gratuita, os cursos focam em temas essenciais para a administração pública, reforçando as competências dos servidores e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados à sociedade goiana. Essa ação está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional, reiterando o compromisso da Escola de Governo em promover conhecimento, inovação e resultados.
Avaliação Institucional
A Gerência de Ensino Superior e Projetos Pedagógicos é a unidade da Diretoria-Executiva da Escola de Governo responsável por coordenar e articular os processos internos de avaliação e autoavaliação da instituição nos processos relacionados à oferta de cursos de pós-graduação.
A avaliação é composta por diversos instrumentos de coleta de informação junto a representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes e técnicos-administrativos.
A especialização é oferecida pelo Governo de Goiás de forma inédita, sendo conduzida integralmente pela Escola de Governo, após o credenciamento da unidade no Conselho Estadual de Educação. A seleção foi aberta aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado de Goiás: efetivo, comissionado e empregado público na ativa, que tenham como órgão de origem um dos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo.
O objetivo, ao ofertar o curso, é formar servidores públicos para atuarem em prol de melhorias na gestão pública, desenvolvendo e aprimorando competências e habilidades essenciais para articular, gerir e pensar a ação governamental de forma profissional, estratégica e inovadora.
O curso é oferecido na modalidade presencial, composto por 15 disciplinas obrigatórias, incluindo elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. A duração será de até 18 meses, com carga horária total de 400 horas. As aulas são presenciais e ministradas em Goiânia, com atividades realizadas na sede da Escola de Governo.
A especialização está sendo oferecida pelo Governo de Goiás de forma inédita, sendo conduzida integralmente pela Escola de Governo, após o credenciamento da unidade pelo Conselho Estadual de Educação.
O curso é presencial e sem custos para os participantes. Ele conta com 18 disciplinas obrigatórias, além da elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Com duração de até 20 meses e carga horária total de 460 horas, as aulas começaram em 19 de abril de 2024 e o curso tem previsão de término em novembro de 2025. As aulas acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h, na Escola de Governo de Goiás, conforme cronograma.
O Curso de Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (480h), realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), foi concluído. As aulas tiveram início no dia 12 de maio de 2021 e a formação foi finalizada em aproximadamente 24 meses.
Dos 80 candidatos inscritos no processo seletivo, realizado por meio de edital, 27 servidores desenvolveram seus estudos em duas linhas de pesquisa: "Economia do Setor Público" e "Gestão Econômica Pública". O curso teve 100% de aprovação pelos estudantes e não houve evasão.