Servidora da Economia integra Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-04-15-at-16.35.38.jpeg

A servidora Ana Paula de Carvalho Ferreira Fernandes (Técnica em Gestão Pública da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação/Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento) participou na sexta-feira (12/4) e sábado (13/4), da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPD), representando, no ato, a Secretaria da Economia e como integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (CEDD/GO). Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e coordenação do CEDD/GO, o encontro foi realizado no Umuarama Plaza Hotel, setor Central, em Goiânia.

O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência construindo um Brasil mais inclusivo foi o tema central da conferência. Na ocasião, foram abordadas as principais propostas apresentadas pelos municípios goianos com objetivo de construir novos debates que serão levados para a conferência nacional em julho deste ano em Brasília.

“Participar da 5ª CEDPD, foi uma experiência única! Acredito que juntos, temos plena capacidade de construir um estado mais digno, igualitário e inclusivo. Discutimos políticas públicas para que todas as pessoas possam viver e construir suas histórias individuais e coletivas livres das barreiras impostas pela sociedade. Me senti orgulhosa em representar a Secretaria da Economia por meio do CEDD/GO, como delegada, colaborando na elaboração de iniciativas que colaboram para a plena participação e exercício da cidadania das pessoas com deficiência”, sublinhou a servidora Ana Paula Fernandes.

A conferência teve como foco primordial a elaboração de propostas que ajudem na solução dos problemas enfrentados pelos diversos segmentos das pessoas com deficiência, a partir de um debate coletivo, articulado e democrático em que governo e sociedade civil organizada se reúnem para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas para os próximos anos. Quatro eixos temáticos detalharam o cenário atual e futuro na execução de políticas públicas em benefício dos direitos da pessoa com deficiência.

Saiba mais
Em Goiás, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – censo de 2022 – divulgado este ano, 8,5% da população goiana possui algum tipo de deficiência, representando 606 mil habitantes no Estado, na faixa etária de dois ou mais. No Brasil, ainda conforme o último Censo do Instituto, 8,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência na faixa etária com dois anos ou acima. O que representa 19 milhões de pessoas, no país, nestas condições.

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo