Projeto Cultivar reforça o envolvimento do servidor com o meio ambiente

Criado com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida dos 2,7 mil servidores da Secretaria da Economia, o Projeto Cultivar foi lançado nesta quinta-feira (24/09) na sede da Pasta, por meio do plantio de hortas comunitária, medicinal e ornamental, bem como o pomar com árvores frutíferas e recomposição da flora do Cerrado dentro do Complexo Fazendário. A iniciativa visa estimular hábitos alimentares saudáveis, o cultivo de hortas com produtos orgânicos, além do envolvimento com temas relacionados a práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais descartáveis, a separação do lixo e outros.

A secretária Cristiane Schmidt (Economia) avalia que o Projeto Cultivar prova que com poucos recursos “é possível fazer mais”, e destaca o fato da Economia ser a primeira entre as secretarias do Governo de Goiás a implantar tal projeto. “Essa é uma sinalização de que a nossa Pasta não pensa só em caixa, mas no meio ambiente e na qualidade de vida do colaborador. Eu quero fazer uma gestão para dentro, para que fique um legado, porque a Secretaria não existe sem os servidores, para os quais eu quero trazer bem-estar, pois nunca seremos desenvolvidos se não pensarmos em coisas importantes como o meio ambiente”, diz.

A diretora de Gestão Ambiental da AMMA, Flaviana de Oliveira Lima, parabenizou o fato dos servidores da Secretaria da Economia estarem preocupados com o meio ambiente. “Esse é o nosso objetivo. É excepcional trabalhar com pessoas que amam o que fazem. Que esse seja o início de muitos outros projetos e que vocês possam levar sustentabilidade para casa. Esse tipo de ação vai impactar as nossas vidas, os nossos lares, mas também a vida em sociedade”, ressalta, ao colocar sua equipe à disposição da Economia para projetos futuros.

Cerca de 50 árvores foram plantadas na sede da Secretaria da Economia: ipê rosa e branco, acerola, manga, tamarindo, goiaba e jambo. A expectativa é de que dentro de no máximo dois anos as plantas comecem a dar frutos. Tem ainda ervas medicinais, como erva-cidreira, penicilina, sete-dores, boldo chileno, bálsamo; e também hortaliças: alface roxa e crespa, cebolinha, salsinha e couve. “Nós estamos sonhando com outros projetos. Eu quero destacar ainda que o Projeto Cultivar será levado para as delegacias do interior”, salienta o superintendente de Gestão Integrada, Thalles Paulino de Ávila.

O Projeto Cultivar é coordenado pela Gerência de Gestão de Pessoas e Gerência de Apoio Logístico e Administrativo, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, e faz parte do EconoVida – Programa de Qualidade de Vida da Economia. “Todos se uniram, isso foi muito gratificante. Nós fizemos isso pensando em cada um dos 2,7 mil servidores da Economia”, comemora a servidora Renata Pacheco, que faz parte do projeto e está lotada na Supervisão de Desenvolvimento de Pessoas. 

Comunicação Setorial – Economia

Fotos: Denis Marlon

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo