Janeiro Branco: servidores recebem apoio da Corregedoria Fiscal e Gestão de Pessoas da Economia


A chefe da Corregedoria Fiscal, Lilian Fagundes, e a assistente social da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Jaqueline Gondim, ambas da Secretaria da Economia, participaram nesta quinta-feira (21/01) de palestra ministrada pelo psicólogo Leonardo Ferreira Faria. O evento foi promovido pelo Governo de Goiás em alusão à Campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização da promoção e proteção da saúde mental. 

O tema da palestra do mestre em Ciências Criminológico-Forense e especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica foi: “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, assunto que ganhou ainda mais destaque devido à pandemia pela Covid-19 e distanciamento social. Situações que podem levar ao adoecimento psicológico da pessoa. 

Para a titular da COF, Lilian Fagundes, foi enriquecedor ouvir o profissional. Na Economia, a Corregedoria Fiscal atua em parceria com a Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. “Há casos que chegam à COF – por denúncias, manifestações ou que identificamos por monitoramento das atividades dos servidores, como suposta transgressão disciplinar, e quando procedemos à apuração dos fatos, verificamos que aquele servidor passa por algum problema psicológico ou psiquiátrico que o torna, muitas vezes, incapaz de compreender a ilicitude de sua conduta”, revela a chefe da Corregedoria Fiscal, Lilian Fagundes. 

Segundo ela, há problemas de baixa produtividade, ausência reiterada do servidor no seu local de trabalho (quando presencial), conflitos entre colegas ou entre o servidor e sua chefia, que estão ligados à depressão, ansiedade, estresse e crise do pânico, além do alcoolismo e uso de drogas.

A assistente social da GGDP, Jaqueline Gondim, explica que esse servidor recebe apoio para que sejam feitos o encaminhamento e amparo necessários. “Tanto o servidor, quanto seu chefe ou seu colega de trabalho podem nos contatar caso perceba que há ali na sala alguém precisando de nossa ajuda, presencialmente ou pelo telefone 3269-21-70”, afirma Jaqueline. 

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo