Detran-GO zera déficit de vagas em bancas examinadoras em Anápolis
Autarquia disponibilizará mais de 3,5 mil vagas para provas práticas e teóricas no município durante o mês de agosto. Presidente alerta que 9 mil processos de habilitação no município podem vencer no final do ano
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) alcançará um feito inédito e irá zerar o déficit de vagas em bancas examinadoras em Anápolis no próximo mês. Só em agosto, serão disponibilizadas 2.580 vagas em provas práticas de direção veicular e outras mil vagas para exames teóricos para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação do município.
Em julho, o Detran-GO realizou 1.290 provas práticas e cerca de mil exames teóricos em Anápolis. Segundo o presidente da autarquia, Delegado Waldir, havia uma demanda dos Centros de Formação de Condutores para que o número de exames de direção veicular fosse aumentado. “Tínhamos uma demanda reprimida de três mil vagas. E vamos zerar isso agora em agosto, atendendo ao pedido dos proprietários de CFCs da região”, pontua.
Durante o mês de julho, foram realizadas duas bancas práticas em Anápolis com 1.290 vagas. Para agosto, estão abertas seis bancas: duas na pista Jamil Miguel e quatro na pista do Centro. “Nosso objetivo é aumentar a oferta de vagas, facilitando o trabalho dos empresários e instrutores e agilizando o processo de habilitação para os candidatos”, destaca Delegado Waldir. A prova prática de direção veicular é a última etapa do processo de habilitação.
O presidente do Detran-GO esclarece que as bancas de Legislação de Trânsito (provas teóricas) estão normalizadas. São realizadas no município duas vezes por semana, totalizando 280 vagas semanais. “Caso precise, temos capacidade para aumentar. Estamos fazendo o credenciamento e novos examinadores estão sendo inseridos nos nossos quadros”, afirma.
Quase 9 mil candidatos podem perder processo em dezembro
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, alerta que aproximadamente nove mil candidatos à CNH podem perder o processo em dezembro. Levantamento atual mostra que 136 mil processos remanescentes da época da pandemia encontram-se sem conclusão até o momento. Desses, 9.175 são de Anápolis. O prazo final, estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), após várias prorrogações, vence em dezembro de 2024.
A orientação do Detran-GO é para que candidatos e CFCs deem andamento aos processos para evitar a perda do prazo. Muitos processos foram abertos e paralisados nas primeiras etapas. Após iniciar o processo com a abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), o candidato deve fazer exame psicológico, médico, curso teórico, prova teórica, curso prático e prova prática de direção veicular.
“O cidadão deve ficar atento para evitar prejuízo. Se deixar para dar andamento no processo em cima da hora, pode ser que não consiga concluir”, adverte Delegado Waldir. Se o processo vencer, é necessário reiniciá-lo todo novamente.
De acordo com a Resolução 789/2020 do Contran, o processo de habilitação, adição ou mudança de categoria tem a validade de 12 meses. Porém, devido à pandemia várias deliberações foram sendo publicadas prorrogando os prazos.
A Deliberação 271/2023 estendeu até 31 de dezembro de 2024 todos os processos ativos nos Detrans até 31 de dezembro de 2023. “Para não perder o processo, o candidato deve estar com a carteira emitida até 31 de dezembro”, ressalta Delegado Waldir.