Servidoras são vice-campeãs brasileiras de vólei sentado
Duas funcionárias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) foram vice-campeãs brasileiras de vólei sentado. As atacantes Ozana Souza Góes Guimarães e Rosineide Lopes da Silva Borges atuam pela equipe goiana Adapt, que conquistaram o segundo lugar no Campeonato Brasileiro, realizado em São Paulo, de 19 a 21 de setembro. As atletas trabalham no Detran-GO por meio de convênio com a Associação Goiana de Acidentados (Aciteg).
Ozana trabalha na Comissão de Pontuação, da Gerência de Fiscalização do Detran, e pratica vólei há oito anos. Ela explica que a rotina é puxada. Além dos treinos, os profissionais precisam malhar três vezes por semana para prevenir lesões. Ozana é amputada do membro inferior direito. Apesar dos esforços, ela conta que o esporte é gratificante. “Foi ele que me ajudou a aceitar a amputação sem colocar limites”, afirma.
No Detran-GO, a atacante Rosineide atua no apoio do atendimento há cinco anos. Ela conta que após ser atropelada na calçada, teve que fazer dois enxertos ósseos e ficou com encurtamento de tendão. “O esporte me ajudou a não entrar em depressão. A mensagem que queremos passar a todos que tenham alguma deficiência é que não fiquem com vergonha, não se imponham limites. A vida continua. Isso é o que importa”, enfatiza.
Goiânia, 30 de setembro de 2019.
Comunicação Setorial – Detran-GO.