Criação da Escola Pública de Trânsito marca lançamento do Maio Amarelo em Goiás
O governador Ronaldo Caiado instituiu, por meio de decreto, assinado nesta terça-feira (30/04), a Escola Pública de Trânsito de Goiás (EPT-GO), que passa a integrar a estrutura do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. A unidade oferecerá cursos e atividades de conscientização visando a preservação da vida. O lançamento ocorreu durante a abertura dos trabalhos do movimento mundial Maio Amarelo, na sede da autarquia.
Ronaldo Caiado destacou que a EPT-GO estimulará a humanização do trânsito ao capacitar condutores e profissionais com foco na redução de conflitos e no compartilhamento seguro das vias públicas. “Não há espaço para o jeitinho no trânsito. É necessário cumprir a legislação e respeitar a sua vida e a dos outros”, ponderou o governador.
A EPT-GO tem a coordenação da Diretoria Técnica e de Atendimento e a prestação de serviços da Gerência de Formação de Condutores de Veículos e Educação para o Trânsito. De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, a unidade oferecerá cursos, além de promover a produção de conhecimento sobre o tema.
Com a escola, aponta Marcos Roberto, autarquia assume a função de promover cursos e palestras para instrutores e examinadores de trânsito, capacitação para Centros de Formação de Condutores (CFCs), atualização para médicos, psicólogos e despachantes, formação e atualização para condutores, cursos especializados para condutor profissional e noções de manutenção e mecânica.
A estrutura física da EPT será instalada no Centro de Atendimento ao Candidato (CAD), localizado no autódromo de Goiânia, com serviços descentralizados em outras unidades.
Ação pioneira
A primeira atividade programada pela EPT-GO é a promoção do Simpósio de Atualização para Profissionais de Trânsito de Goiás. A ação deve atender cerca de quatro mil instrutores e examinadores de trânsito. O evento será ministrado em dez cidades com encontros regionalizados.
A matriz curricular será dividida em quatro módulos; Evolução Tecnológica, Relação Interpessoal e Ética no Trabalho, Padronização e Caracterização das Normas e Estudo de Caso Ilustrado. O simpósio terá carga horária de 20 horas, dividida em três dias de aulas, sendo sexta-feira, das 17h às 21h, sábado e domingo das 8h às 17h.
Maio Amarelo
Conforme o presidente do Detran-GO, rotineiramente, a autarquia desenvolve atividades de fiscalização e educação para o trânsito, porém, no mês de maio, elas serão intensificadas e envolverão parcerias da iniciativa privada. “O Maio Amarelo não é uma ação do Detran, mas um movimento mundial, uma forma da sociedade dizer um basta ao número absurdo de acidentes de trânsito”, pontua. Por ano, cerca de 44 mil pessoas
morrem vítimas de acidentes automobilísticos no Brasil.
Durante todo mês, serão realizadas ações com o intuito de conscientizar condutores e pedestres. As atividades do Detran-GO terão a parceria da Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, Comando Rodoviário, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e iniciativa privada. O Maio Amarelo tem como objetivo evidenciar o debate sobre a segurança viária, por meio da ação coordenada.
Goiânia, 30 de abril de 2019
Gerência de Comunicação do Detran-GO