Detran prepara servidores para atuar na Balada Responsável
O Detran-GO iniciou nesta quarta-feira (16/01) o treinamento dos servidores civis que vão atuar em parceria com a Polícia Militar na equipe de fiscalização do programa Balada Responsável. Cerca de 30 pessoas participaram pela manhã de palestra e treinamento sobre abordagem de condutores, uso e manuseio do etilômetro. No período vespertino, uma nova turma será reciclada. A capacitação busca aprimorar os serviços prestados à sociedade.
A qualificação dos servidores foi uma iniciativa do coordenador da Balada Responsável, tenente Hélio Alves Amado que aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para os cuidados com equipamentos e material de trabalho. Durante a palestra, proferida pelo sargento Reginaldo Moreira, o público pode manusear o bafômetro, testar a impressão de resultados e tirar dúvidas sobre o posicionamento do equipamento, programação e situações específicas que acontecem durante as abordagens.
O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool é multado no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência), tem a CNH recolhida e responderá a um processo, que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até a apresentação de um outro motorista, devidamente, habilitado. Se o bafômetro constatar valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de seis meses a três anos de detenção.
Goiânia, 16 de janeiro de 2019.
Gerência de Comunicação do Detran-GO.