Veículo regulado polui menos
Para evitar dores de cabeça e ajudar o meio ambiente, mantenha seu carro com a revisão em dia.
Os carros novos cada vez mais chegam cheios de tecnologia para melhorar as emissões de poluentes e o consumo de combustível. Mas não adianta ter um carro assim se você não se preocupar em manter o seu motor sempre regulado, afinal, a tendência é que ele polua mais com o passar do tempo.
Conforme um estudo da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 10% da frota – composta por carros antigos, sem manutenção adequada – é responsável por 50% das emissões totais de poluentes lançados na atmosfera.
Um carro regulado não polui, economiza combustível e tem a vida útil do motor prolongada. Para isso, basta manter o motor sempre em boas condições de uso, seguindo a orientação do fabricante. Um dos itens que mais ajudam a combater a poluição é o catalisador, que por seu preço elevado de reparo, muitas vezes é eliminado do veículo, contribuindo para uma maior poluição.
Peças como velas de ignição devem ser trocadas a cada quinze mil quilômetros, para que se garanta uma queima ideal do combustível e evite o lançamento de partículas na atmosfera.
Nos carros com injeção eletrônica, é possível fazer uma varredura no sistema através de um computador, que dedura tudo o que está errado com o carro. Dessa forma, o mecânico sabe onde mexer para melhorar a qualidade da queima do combustível.
Por isso, usar combustíveis de boa procedência, fazer as revisões programadas pela fábrica para cada modelo e não fazer modificações no motor do carro são orientações que contribuem para uma melhor qualidade do ar que todos respiram.