Detran-GO mobiliza autoridades de trânsito para o Maio Amarelo

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) sediou, nesta sexta-feira (16/04), a reunião de mobilização em prol do movimento Maio Amarelo 2021. Na pauta, as ações a serem desenvolvidas no próximo mês visando colocar em debate o papel de cada cidadão no compartilhamento seguro das vias. O encontro contou com a participação da diretoria do Detran-GO, do secretário de Governo Ernesto Roller, prefeitos, representantes de prefeituras da Região Metropolitana e do secretário municipal de Trânsito e Mobilidade de Goiânia, Horácio Mello.
Segundo o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, a proposta é integrar as ações dos municípios com as do Governo do Estado para efetivar o resultado, construindo um trânsito mais seguro para todos os goianos. Ele adiantou que a abertura do movimento deve ocorrer no dia 3 de maio com o lançamento do programa de sinalização no Estado.
O secretário Ernesto Roller lembrou que todos as 246 cidades goianas serão atendidas. “A determinação é levar qualidade de vida a todos os municípios e cidadãos, independente de quem governa”, destaca o secretário.
A prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly, o prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro, o prefeito de Hidrolândia, José Délio Alves, e o vice-prefeito de Goianira, Cleyton Bento, participaram da reunião. O encontro contou ainda com representes da diretoria do Detran-GO, de onze municípios da Região Metropolitana e da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Maio Amarelo
Neste ano, o movimento mundial Maio Amarelo tem como tema o papel de cada um na construção do trânsito: “No trânsito, a sua responsabilidade salva vidas”. Durante o próximo mês, os envolvidos atuarão em conjuntos, por meio de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, para estimular a reflexão sobre a necessidade da adoção de comportamentos seguros. Haverá uma programação extensa com blitzen educativas, fiscalização, palestras e ações específicas para motociclistas, pedestres e motoristas em diversos municípios.
O movimento surgiu em consonância com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela Organização das Nações Unidas(ONU) e Organização Mundial da Saúde(OMS) em 2009, e que chamava a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. Na Conferência Mundial de Segurança Viária, em fevereiro de 2020, realizada na Suécia, a ONU e a OMS propuseram uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo anterior: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos. Isso porque o objetivo não foi alcançado na última década.
Goiânia, 16 de abril de 2021.
Comunicação Setorial do Detran-GO

Banner Mobile

💬 Atendimento

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo