CNH Social: 2ª chamada deve ser divulgada em dezembro
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) deve divulgar em meados de dezembro a segunda chamada para o programa CNH Social. Na semana passada as matrículas online se encerraram. Dos 4.014 classificados, 2374 fizeram a matrícula e terão até o dia 4 de dezembro para entregar a documentação e abrir o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). As 1640 vagas não preenchidas por descumprimento de prazo e outras que vierem a ser abertas por falta de documentação serão remanejadas para candidatos já inscritos.
A lista com os selecionados na primeira chamada foi divulgada no dia 29 de outubro. Os classificados tiveram até a última quarta-feira (18) para efetivar a matrícula online, feita exclusivamente pelo site www.detran.go.gov.br. Para garantir a vaga, ainda terão que entregar a documentação e iniciar o processo em um posto de atendimento presencial do Detran-GO, o que deve ser feito nos próximos 15 dias. Em alguns municípios, como Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Aparecida de Goiânia é necessário marcar horário para o atendimento. O agendamento também é feito via site.
A orientação, segundo a coordenadora do programa CNH Social, Ednalva Garcia, é que o candidato procure o atendimento presencial o quanto antes para evitar contratempos. “Não haverá prorrogação de prazo. Quem não cumprir o cronograma ou deixar de apresentar os documentos previstos em edital será desclassificado. As vagas ociosas irão compor uma lista de segunda chamada”, pontua ela.
O programa CNH Social foi implantado pelo Governo de Goiás, em novembro do ano passado, com o objetivo de formar, qualificar e habilitar cidadãos de baixa renda. As pessoas selecionadas ganham isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático). Também não pagam pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, a autarquia oferece ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
Goiânia, 25 de novembro de 2020.
Comunicação Setorial do Detran-GO.