Detran leva ação do Maio Amarelo à PUC
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) promove, entre os dias 7 e 10 deste mês, uma série de atividades educativas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Goiânia. A comunidade acadêmica será convidada a refletir sobre o seu papel na construção de um trânsito mais humano por meio de abordagens educativas e vivências simulam sensações como a de dirigir embriagado. A ação faz parte da programação do movimento mundial Maio Amarelo, que neste ano traz o tema: “No trânsito, o sentido é a vida”.
Na Área 4 da instituição, será instalado um simulador de direção que permite ao usuário experimentar, em segurança, a sensação de dirigir em condições adversas como em pista molhada, com baixa visibilidade ou ainda sob o efeito o efeito de álcool. A experiência é orientada por educadores de trânsito do Detran-GO e visa sensibilizar os participantes para os riscos, especialmente, de dirigir embriagado.
Paralelamente, uma equipe de educadores percorrerá outras áreas da PUC realizando atividades com óculos especiais que simulam as consequências da ingestão de álcool e drogas nas atividades motoras dos usuários. Na ocasião, os participantes serão convidados e executarem tarefas simples, como andar em linha reta, usando os óculos. Os trabalhos ocorrerão das 8h às 12 e das 19h às 22h.
O movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a iniciativa privada para chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito. Assim, durante todo o mês, o Detran-GO com as Polícias Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Trânsito e Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura desenvolverão diversas atividades de cunho educativo e de fiscalização.
Goiânia, 6 de maio de 2019
Gerência de Comunicação do Detran-GO