Workshop capacita participantes do Programa de Compliance Municipal sobre adesão à Rede de Ouvidorias
Apresentações realizadas por especialistas da CGU demonstraram benefícios dos municípios que participam da Renouv e mecanismos de sua plataforma integrada
Cento e quatro servidores dos 44 municípios inscritos no Programa de Compliance Público Municipal (PCM) 2025 da CGE participaram do workshop de adesão à Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV), realizado no dia 15 de agosto, de forma virtual. O tema integra o eixo de Ouvidoria do PCM e contou com duas apresentações do corpo técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).
A Chefe de Serviço e Coordenadora-Geral de Articulação Institucional Substituta na Diretoria de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Ouvidorias da OGU/CGU, Débora Françolin Quintela, fez uma breve apresentação da Renouv e sua importância no intercâmbio de informações entre as instâncias.
“Além da integração das ouvidorias, oferecemos capacitações; disponibilizamos normas-modelo para apoiar a implementação e desenvolvimento das atividades de ouvidoria; treinamentos online; promovemos seminários, tudo com intuito de disseminar conhecimentos e boas práticas relacionadas às atividades de ouvidoria”, descreveu Débora.
Débora destacou ainda o crescimento da Renouv, que até julho deste ano já contava com 2.896 membros distribuídos em todo o país. A região Centro-Oeste, no entanto, apresenta o menor número de adesão, com apenas 11% deste total. “Um dos nossos objetivos com o workshop é justamente mudar esse quadro”, observou.
A segunda apresentação foi realizada pelo Chefe da Divisão de Sistemas e Dados da Diretoria de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Ouvidorias na CGU, Davi Edson Costa. Ele detalhou o funcionamento da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal, Fala.Br, e sua abrangência.
“Nossa plataforma registrou mais de 9 milhões de manifestações desde a implantação da Rede e seus sistemas (em 2018). Temos mais de 10 milhões de usuários cadastrados e mais de 4 mil órgãos ou entidades utilizando nossa base de dados”, afirmou, demonstrando a efetividade da iniciativa na rotina prática das ouvidorias e utilidade para o cidadão, que tem um ambiente integrado para registro e resposta de suas demandas.
Rede Nacional de Ouvidorias
A Renouv é um fórum de integração das ações desenvolvidas pelas ouvidorias públicas de todos os Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, que façam a adesão voluntária, na condição de membros plenos, além dos membros colaboradores, que são organizações da sociedade civil e conselhos profissionais que também fizerem a adesão voluntária.
Instituída em setembro de 2018, sob a coordenação da Ouvidoria-Geral da União (OGU/CGU), é um instrumento de intercâmbio de informações e procedimentos para a defesa do usuário de serviços públicos e de consolidação de uma agenda nacional de ouvidoria pública e participação social.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás




