Transparência e Gestão Pública de Goiás são destaques na Folha de S. Paulo
O superintendente da CGE-GO, Bruno Rolim, concedeu entrevista ao veículo nacional e ressaltou as principais medidas de acesso à informação
O impacto da transparência na vida dos cidadãos e na eficiência da gestão pública foi o tema central da matéria publicada, neste domingo (3/11), na Folha de S. Paulo. A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) foi representada pelo superintendente da Controladoria Especializada em Transparência, Bruno Rolim, que destacou como ações voltadas para a transparência e governança aberta têm repercussões diretas na qualidade de vida dos cidadãos.
Para Rolim, o apoio estratégico da organização Fiquem Sabendo à CGE ajudou a colocar o estado no cenário da transparência mundial. O superintendente ainda reforçou que a colaboração interna foi essencial, com apoio do controlador-geral, Henrique Ziller; do subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Diego Ramalho; da chefe do escritório de Projetos Setorial, Gabriela Pio; e da coordenadora de educação no RenovaBR, Marjorie Lynn.
Ao implementar medidas que garantem o acesso à informação e promovem a prestação de contas, como o Embaixadores da Cidadania por exemplo, a CGE contribui para que a população acompanhe a aplicação de recursos públicos e as ações do governo.
Henrique Ziller enfatizou que “a prestação de contas é um compromisso que temos com os goianos, e garantir o acesso à informação é o primeiro passo para uma governança que respeita e atende às necessidades dos cidadãos”.
A matéria também reforçou o retorno da Comissão Mista de Reavaliação de Informações, que com apoio da Fiquem Sabendo contribuiu para o aprimoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em Goiás, buscando proteger o anonimato dos solicitantes de dados públicos. “Hoje, quem brilha é o direito do cidadão de saber sobre as informações públicas independentemente de quem seja”, concluiu Rolim.
Comunicação Setorial da CGE – Governo de Goiás