Trabalhos sobre o primeiro eixo do PCM se aproximam de reta final
A Gestão de Riscos é o principal eixo trabalhado pelo programa do compliance municipal. Os demais – Ética e Transparência e Ouvidoria – serão concluídos até outubro
A equipe de consultores da Gerência de Educação Cidadã da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) já visitou 17 dos 35 municípios participantes do Programa de Compliance Público Municipal (PCM). O objetivo é capacitar os gestores locais para a aplicação dos três eixos do programa, sendo o primeiro deles a Gestão de Riscos.
“As consultorias sobre este eixo nos municípios seguem até 15 de setembro, mas temos a expectativa de conseguir visitar todos até agosto. Na semana passada estivemos em Alexânia e nesta segunda-feira (10), em Padre Bernardo. Outros dois municípios serão visitados ainda esta semana”, informou a gerente de Educação Cidadã da CGE, Gabriella Pio.
Atualmente, 430 servidores municipais estão realizando o curso de capacitação no eixo Gestão de Riscos, com consultorias também de forma on-line. A partir das consultorias, eles devem realizar a “Construção do Documento Contexto, Escopo, Critérios” nas gestões. Quatro municípios já finalizaram esse documento, que é uma atividade mais complexa, e por isso conta com as visitas dos consultores.
Adesão às etapas
O eixo Gestão de Riscos previa a publicação de um Decreto para estabelecer a Política de Gestão de Riscos no município, o que foi realizado por todos os participantes. A segunda etapa foi a avaliação do nível de maturidade de cada um em Gestão de Riscos, completada por 32 municípios. Apenas Águas Lindas, Catalão e Pires do Rio ainda não concluíram esta atividade, que teve participação de 257 servidores municipais.
A “Construção do Documento Contexto, Escopo” é a fase atual do projeto, em que o município decide se vai trabalhar os riscos em Licitações, Convênios ou Contratos. Por fim, a “Construção da Matriz de Riscos e Planos de Ação” é a última etapa e grande entrega do eixo, e também tem o suporte presencial dos consultores.
VISITAS – Os 17 municípios que já receberam as consultorias presenciais foram: Abadia de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso, Chapadão do Céu, Goianira, Iporá, Itapirapuã, Jandaia, Jussara, Matrinchã, Nerópolis, Padre Bernardo, Palestina de Goiás, Pirenópolis, Porteirão, Quirinópolis e Senador Canedo.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás