Startup focada no empreendedorismo vence Hackatona Let’s GO

Uma startup focada no empreendedorismo, a Empreende GO, foi a grande vencedora da Hackatona Let’s GO, realizada neste fim de semana na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Como prêmio, eles receberam seis meses de incubação, em parceria com a Rede Goiana de Incubação, uma visita ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, além de bolsas de estudo Empretec, que, promovido pelo Sebrae, é considerado uma das principais soluções para contribuir com o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor.

A segunda colocação ficou com a startup Li Cidadão, que tem como objetivo principal tornar as licitações do governo mais transparentes, permitindo o cidadão a fazer comparação com o preço de mercado. Assim, a sociedade pode cobrar e o governo se justificar. Na terceira posição, ficou a startup Med GO, que quer otimizar o acesso à saúde pública, equilibrando a demanda dos postos de saúde ao encaminhar o cidadão à unidade de atendimento com o menor tempo de espera mais próxima.

Todos os ganhadores, com os prêmios recebidos, poderão desenvolver suas propostas no mercado. Ao todo, sete grupos apresentaram ideias inovadoras que podem aproximar governo e sociedade, contribuindo também para tornar o Estado ainda mais transparente. O secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, vê no evento uma forma do governo buscar soluções na sociedade. “É muito bom quando o poder público assume suas dificuldades e chama a sociedade para buscar soluções”, destacou.

Diversidade

Escolhidos por um júri de entidades do terceiro setor e empreendedores, os vencedores serão submetidos a uma “mentoria criativa” e, com os prêmios recebidos, poderão desenvolver suas propostas no mercado. Entre as ideias apresentadas, estão portais e aplicativos que facilitam o acesso do cidadão a dados de licitações, de saúde e educação.

O júri foi composto com os seguintes nomes: Carlos Willian Leite, editor da Revista Bula, Juliana Sakai, coordenadora de pesquisa da ONG Transparência Brasil, Rodrigo Fernandes, executivo de negócios da Microsoft Brasil, Fabiana Pulcineli, repórter do jornal O Popular, Adauto Barbosa, secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, e João Unes, jornalista e diretor-presidente do jornal A Redação.

O superintendente executivo de planejamento da Segplan,, Thiago Camargo, agradeceu, em nome do Governo de Goiás, o emprenho dos participantes da Hackatona. “É impressionante ver o quanto tem gente disposta a contribuir com o governo de forma voluntária. Alguns dos produtos surgidos aqui têm ótimo potencial”, declarou. Um dos jurados do evento, João Unes, também se disse surpreso com a atitude dos envolvidos na maratona. “O pessoal se mostrou bastante interessado e dedicado. Algumas ideias têm futuro, mas ainda precisam ser aprimoradas, já que foram executadas num curto espaço de tempo”, afirmou.

O primeiro lugar da maratona hacker ganhará 40 dias de incubação para a startup criada durante a Hackatona, além de bolsas de estudo Empretec, que, promovido pelo Sebrae, é considerado uma das principais soluções para contribuir com o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor. O segundo lugar irá ganhar 30 dias de incubação e o terceiro, 20. Durante esse período, os vencedores terão total suporte e treinamento de empreendedores para que eles desenvolvam ideias e as transformem em empreendimentos com potencial de sucesso.

Além de estimular o cidadão a propor soluções em desafios públicos que envolvam transparência na contratação de produtos e serviços e mecanismos mais intuitivos para acesso facilitado às despesas do Estado, o evento também abriu para os participantes todos os dados de arrecadação e despesas na gestão pública estadual. Realizado pela Segplan, com apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), por meio do Inova Goiás, o evento Let’s GO segue até terça-feira (15/12), com painéis e palestras sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e transparência pública.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo