Sistema de tratamento transforma lodo de esgoto em fertilizante

Servidores da Secima e da Saneago conheceram na sexta-feira, dia 19, um sistema de tratamento e disposição de lodo de esgoto ainda inédito em Goiás. As duas entidades estaduais são responsáveis pela operação de estações de tratamento de esgotos no estado.

A empresa responsável pelo sistema apresentou a tecnologia israelense de tratamento de lodo gerado em processos de tratamento de esgoto, a qual consiste na adição de reagentes oxidantes ao lodo de esgoto e mediante altas temperaturas, o líquido é evaporado, resultando em um pó seco, sem odores e rico em NPK, que pode ser utilizado como um fertilizante. Essa tecnologia apresentada é sustentável, uma vez que, além de trazer solução para a grande quantidade de lodo gerado no tratamento de esgoto, produz um fertilizante rico em nutrientes que pode ser usado em agricultura.

Técnicos da Secima e da Saneago ouviram e fizeram os questionamentos necessários para analisar a possibilidade de utilização dessa tecnologia nas estações de tratamento de esgoto na Saneago. Atualmente, a Saneago opera em torno de 90 sistemas e somente a ETE Dr. Hélio Seixo de Britto, em Goiânia, gera uma média 110 toneladas de lodo por dia. Após a reunião na Secima, os técnicos da empresa foram à ETE Hélio de Britto para conhecer de perto o processo de tratamento de esgoto e propor soluções sustentáveis para o problema.

Assessoria de Imprensa da Secima 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo