Seinfra e CGE premiam participantes do projeto Construindo Juntos  

Representantes das pastas destacaram resultados do 1º semestre de 2025 e anunciaram ampliação da iniciativa 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizaram, na última quinta-feira (28/8), a premiação do primeiro semestre de 2025 do projeto Construindo Juntos. A iniciativa, que conta com apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e outras instituições de ensino, busca promover a participação ativa da sociedade – especialmente de estudantes universitários – na fiscalização e monitoramento de obras públicas estaduais. 

Segundo o secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, o programa consolida um trabalho conjunto entre a gestão pública, universidades e sociedade. “O nome ‘Construindo Juntos’ é bastante sugestivo e verdadeiro. O programa nos permite ter uma visão de quem está aprendendo, os estudantes; a participação das universidades com todo o suporte teórico; e a própria Controladoria, de modo que a gente de fato agrega valor de forma conjunta”, afirmou. 

Cláudio Casalini, subsecretário de Controle Interno e Compliance da Seinfra, destacou que o projeto nasceu em 2024, com a missão de abrir as portas da administração pública para a sociedade, e vem amadurecendo deste então. “Neste primeiro semestre, tivemos resultados expressivos: mais de 1,4 mil missões de auditoria, com 76 achados que trouxeram subsídios para melhorar a execução das obras públicas”, ressaltou. 

Ao todo, 133 estudantes participaram da edição, sendo 20 da Universidade Estadual de Goiás e 113 das instituições parceiras. Assumindo papel de auditores cívicos, eles visitaram 155 obras públicas da Agência Goiana de Habitação (Agehab), em 87 municípios. Para isso, eles receberam formação em temas como democracia e participação cidadã, obras públicas, papel do fiscal e do auditor e ainda sobre o funcionamento do Mapa de Obras do Estado. 

Alcance que foi possível pela assinatura de seis termos de cooperação com instituições de ensino superior: IPOG, Universidade Federal de Jataí (UFJ), UNIALFA, UNIGOIÁS, UniEVANGÉLICA e Evangélica de Goianésia. 

Experiência prática e cidadania 

Para os estudantes, a participação no projeto Construindo Juntos vai além da formação acadêmica. O universitário Rodrigo Paiva, do 4º semestre de Direito da Universidade Federal de Jataí (UFJ), descreveu a experiência. “É uma oportunidade única. A gente consegue aplicar na prática o que aprende na universidade, além de cumprir um papel cívico, ajudando a construir um governo mais ético e transparente. Saímos do projeto muito mais preparados”. 

Rodrigo foi um dos 25 acadêmicos reconhecidos pelo Contruindo Juntos, que distribuiu R$ 40 mil em prêmios. Foram contemplados 5 alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e 20 das demais instituições parceiras.  

Próxima edição incluirá obras da Goinfra 

De acordo com o secretário Marcos Tadeu, o segundo semestre do Construindo Juntos será ampliado, com inclusão de 174 obras da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em andamento. “São obras de grande volume orçamentário, em que a participação cidadã é fundamental. Trazer o estudante do ambiente acadêmico para a realidade prática e, ao mesmo tempo, contar com sua contribuição para melhorar as políticas públicas é algo muito valioso”, considerou.  

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo