Secretaria da Educação lança o Enem Express​

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) lançou hoje o Enem Express. O programa inédito faz revisão de conteúdo e visa motivar ainda mais os alunos da rede inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aulão inaugural foi realizado no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com a presença da secretária Raquel Teixeira. A ação inovadora reúne experiências que já deram certo na rede, porém com formato diferente e cheio de novidades. A dinâmica elaborada para 2015 é mais ampla e deve alcançar, de forma direta, pelo menos 45 mil concluintes do Ensino Médio.

O Enem Express é itinerante, ou seja, uma equipe multiprofissional montada pela Seduce Goiás percorrerá todo o Estado levando para a sala de aula conteúdo de qualidade. Para tanto, foi elaborado um caderno de atividades, que será distribuído de forma gratuita entre todos os participantes. O material evitará que os alunos necessitem anotar o conteúdo ministrado pelos professores. A estratégia reduz o risco de dispersão durante a aula e otimiza o tempo investido.

Critérios

Cada aulão contará com cerca de 4 horas de duração. Podem participar os alunos da rede estadual que estejam inscritos no Enem. Também é necessário que a escola esteja incluída no programa. Cada estudante interessado receberá um ingresso de acesso ao local do aulão. Além do bilhete, é preciso que ele apresente sua documentação pessoal.

Depois de três dias em Goiânia, o Enem Express vai para Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade e Inhumas. As atividades continuam em outubro, até as vésperas da prova, nos seguintes municípios: Jataí, Rio Verde, Mineiros, Quirinópolis, Itumbiara, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Goianésia, Ceres, Uruaçu, Catalão, Palmeiras e entorno do Distrito Federal.

Com a intenção de aproveitar ainda mais o conteúdo ministrado durante o Enem Express, a Seduce Goiás também elaborou uma série de exercícios, que compõe a apostila do programa. As questões foram inspiradas no Enem e o gabarito estará disponível em cada escola participante. A proposta é que a correção do conteúdo seja feita em sala de aula, para tirar dúvidas. A iniciativa também oferece ao aluno que não participou do aulão a oportunidade de ter acesso ao conteúdo.

Apresentada pelo Ministério da Educação, a nova proposta do Enem utiliza as notas como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. Este ano, as provas serão realizadas entre os dias 24 e 25 de outubro. Além do Enem Express, a Seduce Goiás também ofereceu aos alunos da rede estadual de educação o Goiás Enem, que é uma preparação mais reforçada visando o sucesso na prova. O projeto começou em março e atendeu a quase mil alunos de três subsecretarias de ensino.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo